No interior do Maranhão

Seis pessoas são presas suspeitas de participar de esquema de fraude em concurso público no MA

Os indivíduos foram presos nos municípios de Vargem Grande e Nina Rodrigues.

Imirante.com

Atualizada em 15/04/2024 às 18h03
A equipe policial esteve em um dos locais de prova na cidade de Vargem Grande, onde conseguiu abordar um dos investigados na saída.
A equipe policial esteve em um dos locais de prova na cidade de Vargem Grande, onde conseguiu abordar um dos investigados na saída. (Arte: Imirante.com)

MARANHÃO - Seis pessoas foram presas, nesse domingo (14), por suspeita de tentativa de fraude em um concurso público realizado nos municípios de Vargem Grande e Nina Rodrigues. A operação foi deflagrada por policiais civis da Delegacias de Polícia das cidades de Vargem Grande e Itapecuru-Mirim, com apoio do Ministério Público do Maranhão.

De acordo com a polícia, a investigação foi iniciada após denúncias sobre o caso. A partir de alguns levantamentos, foi possível chegar na identificação de um homem suspeito de ser o líder do grupo criminoso e o local onde ele iria realizar a prova do concurso. O suspeito, que não teve identidade divulgada, é natural Estado do Piauí, mas realizaria a prova no Maranhão.

A equipe policial esteve em um dos locais de prova na cidade de Vargem Grande, onde conseguiu abordar o investigado na saída. Com base nas evidências inicialmente obtidas, os policiais efetuaram a prisão em flagrante, encaminhando-o para a delegacia de polícia para os procedimentos legais.

Segundo as apurações policiais, o investigado tem como “modus operandi” realizar pessoalmente a prova e fornecer suas respostas (gabarito) para outros candidatos inscritos no concurso, através de mensagens SMS, mediante um prévio “contrato” no valor de R$ 5.000,00, que deveria ser pago após os candidatos assumirem o cargo público.

Com base nas investigações, foram identificados quatro candidatos inscritos no concurso que teriam “contratado” o mentor do esquema, todos identificados, presos e levados para a Delegacia de Polícia da cidade de Vargem Grande.

Segundo o delegado Tiago Castro, chefe da Delegacia de Polícia de Vargem Grande, o suspeito de ser o líder do grupo, já havia sido preso em flagrante pela prática do mesmo crime, na cidade de Buriticupu, no dia 15 de maio de 2022.

Já na cidade de Nina Rodrigues, um quinto indivíduo também foi identificado por utilizar o mesmo “modus operandi”, razão pela qual esse indivíduo também foi preso em flagrante e conduzido para a delegacia. Em seus depoimentos, todos os investigados confessaram a prática do crime. As investigações prosseguem para apurar o envolvimento de outras pessoas no delito em questão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.