Após vistoria

Corpo de Bombeiros do Maranhão libera reabertura de shopping 16 dias após tragédia

Uma vistoria foi realizada pelo CBMMA no Rio Anil Shopping; cinema deve permanecer fechado.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 23/03/2023 às 10h23
Corpo de Bombeiros havia interditado shopping logo após a tragédia. (Foto: Nice Ribeiro/TV Mirante)
Corpo de Bombeiros havia interditado shopping logo após a tragédia. (Foto: Nice Ribeiro/TV Mirante)

SÃO LUÍS – Após uma vistoria realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) na terça-feira (21), o Rio Anil Shopping foi liberado para reabrir as portas a partir desta quinta-feira (23).

Segundo a corporação, a inspeção foi efetuada com o objetivo de analisar as condições para a desinterdição do local. A administração do shopping apresentou a documentação exigida e cumpriu os requisitos para a reabertura ao público.

Dessa forma, foi feita a desinterdição do Rio Anil Shopping, porém o cinema permanece isolado. Apesar desta informação do Corpo de Bombeiros, o estabelecimento ainda não se manifestou sobre a reabertura. Leia a íntegra da nota do CBMMA:

“O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) informa que realizou vistoria técnica, nesta terça-feira (21), nas instalações do Rio Anil Shopping, com objetivo de analisar as condições para a desinterdição do local.

A administração do shopping tambem apresentou a documentação exigida, assim como as ART’s e laudos técnicos referentes aos sistemas de hidrantes, chuveiros automáticos contra incêndios, sistema de distribuição de gás e outros itens de segurança.

Após os requisitos cumpridos, a desinterdição do shopping foi efetuada e o estabelecimento poderá funcionar a partir desta quinta-feira (23). O cinema segue isolado bem como a área de acesso às salas".

Em nota, o Shopping Rio Anil confirmou que reabre hoje ao público. O estabelecimento disse também que “mantém o compromisso de cuidar integralmente das vítimas e de suas famílias”. Leia a nota na íntegra:

“O Rio Anil Shopping reabre hoje suas portas ao público. Somos um espaço voltado para prestação de serviços, entretenimento e consumo, mas seremos sempre movidos por valores como solidariedade, humanidade e acolhimento. 

No momento em que voltamos a receber a população de São Luís, queremos reiterar o sentimento de profundo pesar e consternação pelo que se passou no Cinesystem. Desde o primeiro momento, oferecemos assistência às famílias por meio do telefone que continua disponível: 0800 300 4591. 

As razões do que se passou ainda não estão claras. Há investigações em curso, inclusive internas, e permanecemos colaborando, à disposição das autoridades. Independentemente das causas, o shopping mantém o compromisso de cuidar integralmente das vítimas e de suas famílias”.

Leia também:

Famílias de vítimas de incêndio cobram respostas em reunião com representantes do shopping e cinema

Polícia confirma que shopping contratou empresa para reparar goteiras no dia do incêndio

Laudo do IML confirma morte de Yasmin Gomes em tragédia em shopping de São Luís

Responsabilidade técnica para manutenção no teto de shopping não consta no Crea-MA, diz superintendente

MP abre inquérito para investigar as causas de incêndio em shopping

Corpo de Bombeiros encontra manta térmica e luvas durante perícia no shopping, em São Luís

A tragédia no Rio Anil Shopping aconteceu no dia 7 de março, quando um incêndio se alastrou por salas do cinema Cinesystem, causando duas mortes: Evellyn Gusmão Gomes Silva, de 16 anos, e Yasmin Gomes Campos, de 21 anos. Mais de 20 pessoas ficaram feridas.

Incêndio em cinema de shopping aconteceu no dia 7 de março. (Foto: Divulgação/CBMMA)
Incêndio em cinema de shopping aconteceu no dia 7 de março. (Foto: Divulgação/CBMMA)

Investigações

O laudo da perícia do Instituto de Criminalística (Icrim), que consiste em um trabalho minucioso, ainda não foi divulgado. A principal hipótese para o início do incêndio que matou duas garotas continua sendo a colocação de uma manta asfáltica no teto do shopping. Imagens de monitoramento mostram o momento em que homens trabalhavam na cobertura.

De acordo com os investigadores da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), o que já se sabe é que a rede de cinemas Cinesystem informou a presença de goteiras no teto e a administração do centro comercial contratou uma empresa para fazer os reparos.

Em nota, a Rede Cinesystem Cinemas informou, na semana passada, que encaminhou as autoridades competentes a cópia do e-mail enviado pelo Rio Anil Shopping informando que haveria uma manutenção no telhado, no trecho entre as salas 2 e 3 da rede de cinemas. Ainda de acordo com o Cinesystem, a comunicação dizia que a manutenção ocorreria a partir do dia 6 de março e que o serviço seria finalizado em quatro dias. Mas, conforme ressalta a nota, não foi especificado o dia e horário de realização dos trabalhos.

Veja a nota na íntegra:

A Rede Cinesystem Cinemas informa, por meio de sua assessoria de imprensa, que desde quando focos de incêndio atingiram as instalações do seu multiplex instalado do Rio Anil Shopping, em São Luís (MA), não mede esforços para que seja prestada assistência e solidariedade aos feridos, seus familiares e demais pessoas atingidas.

Desde a tarde do incidente, nossos gestores, advogado e uma psicóloga especializada foram aos hospitais locais à procura de vítimas com objetivo de auxiliar seus familiares em tudo que fosse preciso, incluindo idas, na madrugada do dia 8, ao IML e a funerária da cidade, em busca de informações sobre vítimas fatais e seus parentes.

Ainda no mesmo dia, o advogado da Cinesystem fez a primeira de várias tentativas de contato com os familiares das duas vítimas fatais para prestar assistência e oferecer suporte psicológico. Porém, não tivemos retorno de ambas.

Em continuidade a estes esforços, desde a última sexta-feira, 10, um representante da Cinesystem, acompanhado da psicóloga, vem promovendo visitas assistidas às famílias das vítimas do incêndio.

Manutenção – Informamos ainda que, já foi encaminhado às autoridades competentes cópia de e-mail enviado pelo Rio Anil Shopping informando que aconteceria uma manutenção no telhado do empreendimento, no trecho entre as salas 2 e 3 do cinema. A comunicação dizia que a tal manutenção aconteceria “a partir” daquele dia, 06 de março, e que o serviço seria finalizado em quatro dias.

Contudo, não há na mensagem enviada por e-mail à Cinesystem o dia ou hora exatos que os trabalhos seriam realizados. O e-mail também não explica a forma como seria executado. Não havia, ainda, nenhuma orientação sobre quaisquer riscos ou recomendação de necessidade de interrupção das operações nas salas de exibição.

A Cinesystem reforça que não há como mensurar a dor daqueles que perdem um ente querido ou são vitimados física ou psicologicamente. Reiteramos nosso pesar, profunda tristeza e eterno lamento pelas vítimas fatais e reforçamos que seguimos, incansavelmente, tentando amenizar o sofrimento dos envolvidos.

Seguimos colaborando com a investigação e esperamos ter, o mais rápido possível, as causas do incidente esclarecidas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.