Incêndio no shopping

Rede de cinemas diz que shopping não informou horário de manutenção em telhado

O incêndio provocou duas mortes na última terça-feira (7).

Imirante.com

Atualizada em 15/03/2023 às 18h48
O incêndio causou a morte de duas jovens e 21 pessoas ficaram feridas.
O incêndio causou a morte de duas jovens e 21 pessoas ficaram feridas.

SÃO LUÍS – O incêndio registrado no Rio Anil Shopping na última terça-feira (7), nas salas do cinema Cinesystem, causou a morte de duas jovens e 21 pessoas ficaram feridas. No início da semana, imagens de monitoramento, obtidas com exclusividade pelo JM2, da TV Mirante, mostraram o momento em que homens colocavam manta asfáltica no telhado do shopping

As imagens da câmera do shopping mostram que, às 15h30, quatro operários faziam o trabalho na área em direção ao parquinho, perto da Praça de Alimentação. O incêndio não se alastrou para estes espaços. As salas de cinema ficam do lado oposta ao que os homens trabalhavam. 

Leia mais:

Ambiente de sala de cinema que pegou fogo foi alterado, aponta perícia do Icrim

Polícia confirma que shopping contratou empresa para reparar goteiras

Laudo do IML confirma morte de Yasmin Gomes em tragédia

Responsabilidade técnica para manutenção não consta no Crea-MA

MP abre inquérito para investigar as causas de incêndio em shopping

Em nota, a Rede Cinesystem Cinemas declarou nesta quarta-feira (15),  que encaminhou as autoridades competentes a cópia do e-mail enviado pelo Rio Anil Shopping informando que aconteceria uma manutenção no telhado, no trecho entre as salas 2 e 3 da rede de cinemas. Ainda de acordo com o Cinesytem, a comunicação dizia que a manutenção aconteceria a partir do dia 6 de março, e que o serviço seria finalizado em quatro dias.

A nota relata, ainda, que não há na mensagem enviada por e-mail a Rede Cinesystem o dia ou hora exatos que os trabalhos seriam realizados no telhado. O e-mail também não explica a forma como seria executado. Não havia, ainda, nenhuma orientação sobre quaisquer riscos ou recomendação de necessidade de interrupção das operações nas salas de exibição.

Veja a nota na íntegra:

A Rede Cinesystem Cinemas informa, por meio de sua assessoria de imprensa, que desde quando focos de incêndio atingiram as instalações do seu multiplex instalado do Rio Anil Shopping, em São Luís (MA), não mede esforços para que seja prestada assistência e solidariedade aos feridos, seus familiares e demais pessoas atingidas.

Desde a tarde do incidente, nossos gestores, advogado e uma psicóloga especializada foram aos hospitais locais à procura de vítimas com objetivo de auxiliar seus familiares em tudo que fosse preciso, incluindo idas, na madrugada do dia 8, ao IML e a funerária da cidade, em busca de informações sobre vítimas fatais e seus parentes.

Ainda no mesmo dia, o advogado da Cinesystem fez a primeira de várias tentativas de contato com os familiares das duas vítimas fatais para prestar assistência e oferecer suporte psicológico. Porém, não tivemos retorno de ambas.

Em continuidade a estes esforços, desde a última sexta-feira, 10, um representante da Cinesystem, acompanhado da psicóloga, vem promovendo visitas assistidas às famílias das vítimas do incêndio.

Manutenção – Informamos ainda que, já foi encaminhado às autoridades competentes cópia de e-mail enviado pelo Rio Anil Shopping informando que aconteceria uma manutenção no telhado do empreendimento, no trecho entre as salas 2 e 3 do cinema. A comunicação dizia que a tal manutenção aconteceria “a partir” daquele dia, 06 de março, e que o serviço seria finalizado em quatro dias.

Contudo, não há na mensagem enviada por e-mail à Cinesystem o dia ou hora exatos que os trabalhos seriam realizados. O e-mail também não explica a forma como seria executado. Não havia, ainda, nenhuma orientação sobre quaisquer riscos ou recomendação de necessidade de interrupção das operações nas salas de exibição.

A Cinesystem reforça que não há como mensurar a dor daqueles que perdem um ente querido ou são vitimados física ou psicologicamente. Reiteramos nosso pesar, profunda tristeza e eterno lamento pelas vítimas fatais e reforçamos que seguimos, incansavelmente, tentando amenizar o sofrimento dos envolvidos.

Seguimos colaborando com a investigação e esperamos ter, o mais rápido possível, as causas do incidente esclarecidas.

Ambiente alterado

Os peritos do Instituto de Criminalística (Icrim) continuam com o processo de coleta de dados para esclarecimento das causas do incêndio. Eles recolheram, nessa segunda-feira (13), os primeiros materiais de dentro do cinema, como a espuma acústica, o forro e os restos do estofado das cadeiras, que serão submetidos a análise. Durante o processo, entretanto, a perícia do Icrim identificou um grave problema: de acordo com informações da perita Érica Brito, o ambiente das salas de cinema foi alterado.

"A gente não encontrou o local como a gente deixou, dia 8, porque a gente começou pela parte externa, tendo o garantismo que a parte interna estaria preservada, mas não foi como a gente encontrou hoje. Isso é fraude processual, isso vai estar bem especificado no nosso laudo pericial", afirmou Érica, em entrevista à TV Mirante.

Por causa dos trabalhos da perícia do ICRIM, ainda não há previsão para a reabertura do shopping, o que só deve ocorrer após uma avaliação técnica. A intenção é de isolar somente a área atingida pelo fogo e liberar os demais espaços do centro comercial, mas, enquanto isso, apenas alguns funcionários têm acesso ao shopping.

Em nota, o Rio Anil Shopping disse que aguarda que as autoridades possam esclarecer eventuais alterações na cena pós-incêndio, caso tenham ocorrido, e informou que está procurando seguir, estritamente, as orientações das autoridades policiais desde que a tragédia ocorreu.

Bombeiros concluíram perícia

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) disse que finalizou, no último sábado (11), o trabalho de colhimento de provas no Rio Anil Shopping após cinco dias de perícia, porém, não deu um prazo para o estabelecimento voltar a funcionar. Os Bombeiros informam que é necessário um laudo da perícia, que vai avaliar as condições de comprometimento da estrutura do shopping, principalmente do forro, que ficou encharcado pela água usada para apagar as chamas do incêndio.

A orientação dos Bombeiros é de que o forro do teto do Rio Anil Shopping seja trocado, a fim de não oferecer perigo aos frequentadores do local no futuro.

Tragédia

O incêndio no Rio Anil Shopping teve início por volta das 16h da última terça-feira (7), nas salas do cinema Cinesystem, que ficam no terceiro pavimento do centro comercial. Duas jovens morreram, e 21 pessoas ficaram feridas, sendo que duas delas ainda estão internadas em hospitais particulares de São Luís.

A primeira morte confirmada na tragédia foi a de Evellyn Gusmão Gomes Silva, de 16 anos, cujo corpo foi encontrado nos escombros das salas de cinema por volta das 22h30 de terça-feira. Apesar do corpo da jovem ter sofrido queimaduras de 2º grau, os legistas do Instituto Médico Legal (IML) afirmam que a causa da morte foi asfixia por gás carbônico, substância presente na fumaça causada pelo incêndio. Evelyn foi velada e enterrada na quarta-feira (8), em São Luís.

A outra vítima do incêndio no Rio Anil Shopping foi Yasmin Gomes Campos, de 21 anos. O corpo de Yasmin, localizado por volta de 1h30 de quarta-feira (8), só foi identificado após um exame de DNA feito a partir de uma amostra do fêmur, devido ao estágio avançado de carbonização.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.