Tragédia em shopping

Ambiente de sala de cinema que pegou fogo em São Luís foi alterado, aponta perícia do ICRIM

Mudança no cenário foi identificada durante recolhimento de materiais nesta segunda-feira (13).

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 13/03/2023 às 21h00
Incêndio ocorreu nas salas de cinema do Rio Anil Shopping na última terça-feira (7).
Incêndio ocorreu nas salas de cinema do Rio Anil Shopping na última terça-feira (7). (Divulgação / CBMMA)

SÃO LUÍS - Os peritos do Instituto de Criminalística (ICRIM) continuam com o processo de coleta de dados para esclarecimento das causas do incêndio nas salas de cinema do Rio Anil Shopping, que ocorreu na última terça-feira (7) e matou duas jovens, além de deixar 21 pessoas feridas. Após um trabalho minucioso na área externa, os peritos recolheram, nesta segunda-feira (13), os primeiros materiais de dentro do cinema, como a espuma acústica, o forro e os restos do estofado das cadeiras, que serão submetidos a análise. Durante o processo, entretanto, a perícia do ICRIM identificou um grave problema: de acordo com informações da perita Érica Brito, o ambiente das salas de cinema foi alterado.

Leia também:

Polícia confirma que shopping contratou empresa para reparar goteiras

Laudo do IML confirma morte de Yasmin Gomes em tragédia

Responsabilidade técnica para manutenção não consta no Crea-MA

MP abre inquérito para investigar as causas de incêndio em shopping

"A gente não encontrou o local como a gente deixou, dia 8, porque a gente começou pela parte externa, tendo o garantismo que a parte interna estaria preservada, mas não foi como a gente encontrou hoje. Isso é fraude processual, isso vai estar bem especificado no nosso laudo pericial", afirmou Érica, em entrevista à TV Mirante.

Por causa dos trabalhos da perícia do ICRIM, ainda não há previsão para a reabertura do shopping, o que só deve ocorrer após uma avaliação técnica. A intenção é de isolar somente a área atingida pelo fogo e liberar os demais espaços do centro comercial, mas, enquanto isso, apenas alguns funcionários têm acesso ao shopping.

Em nota, o Rio Anil Shopping disse que aguarda que as autoridades possam esclarecer eventuais alterações na cena pós-incêndio, caso tenham ocorrido, e informou que está procurando seguir, estritamente, as orientações das autoridades policiais desde que a tragédia ocorreu.

Bombeiros concluíram perícia

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) disse que finalizou, no último sábado (11), o trabalho de colhimento de provas no Rio Anil Shopping após cinco dias de perícia, porém, não deu um prazo para o estabelecimento voltar a funcionar. Os Bombeiros informam que é necessário um laudo da perícia, que vai avaliar as condições de comprometimento da estrutura do shopping, principalmente do forro, que ficou encharcado pela água usada para apagar as chamas do incêndio.

A orientação dos Bombeiros é de que o forro do teto do Rio Anil Shopping seja trocado, a fim de não oferecer perigo aos frequentadores do local no futuro.

Tragédia

O incêndio no Rio Anil Shopping teve início por volta das 16h da última terça-feira (7), nas salas do cinema Cinesystem, que ficam no terceiro pavimento do centro comercial. Duas jovens morreram, e 21 pessoas ficaram feridas, sendo que duas delas ainda estão internadas em hospitais particulares de São Luís.

A primeira morte confirmada na tragédia foi a de Evellyn Gusmão Gomes Silva, de 16 anos, cujo corpo foi encontrado nos escombros das salas de cinema por volta das 22h30 de terça-feira. Apesar do corpo da jovem ter sofrido queimaduras de 2º grau, os legistas do Instituto Médico Legal (IML) afirmam que a causa da morte foi asfixia por gás carbônico, substância presente na fumaça causada pelo incêndio. Evelyn foi velada e enterrada na quarta-feira (8), em São Luís.

A outra vítima do incêndio no Rio Anil Shopping foi Yasmin Gomes Campos, de 21 anos. O corpo de Yasmin, localizado por volta de 1h30 de quarta-feira (8), só foi identificado após um exame de DNA feito a partir de uma amostra do fêmur, devido ao estágio avançado de carbonização.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.