Resumo

Provas do Enem, pintura furtada em Barreirinhas, granizo em Timon... veja os destaques da semana

A preparação dos estudantes para as provas do Enem foi um dos principais destaques da semana.

Imirante.com

Atualizada em 27/11/2022 às 09h09

SÃO LUÍS – Veja o resumo das principais notícias mostradas aqui no Imirante.com ao longo da última semana, de 13 a 19 de novembro.

Domingo (13)

Estudante chega acompanhada da cadelinha para fazer Enem mais tranquila. (Foto: reprodução)
Estudante chega acompanhada da cadelinha para fazer Enem mais tranquila. (Foto: reprodução)

Uma estudante maranhense teve uma companhia especial ao se dirigir até o local de prova do primeiro dia do Enem. Mirella Pereira Souza, de 16 anos, que sonha em ingressar no curso de Direito, chegou ao campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) acompanhada da cadelinha Jully. 

A companheira de quatro patas deixou a estudante mais tranquila. “Eu já até perguntei se ela quer fazer a prova comigo”, brincou Mirella, que saiu de casa com a cadelinha e seus avós às 8h. Tudo para não se atrasar, nem perder este momento importante para ela após tanto preparo.

Segunda-feira (14)

Uma pintura a óleo feita em 1922, denominada de "O Batismo", foi furtada da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, conhecida como Igreja Matriz, no município de Barreirinhas, a 252km de São Luís. "O Batismo" é uma obra da artista plástica Ruth Machado, integrante da Academia Brasileira de Belas Artes e filha do político Francisco da Cunha Machado, que foi deputado federal de 1904 a 1923 e senador pelo Maranhão entre 1923 a 1930.

Terça-feira (15)

Os moradores de uma comunidade rural de Timon, cidade localizada na região Leste do Maranhão, registraram uma chuva de granizo no local que tem sofrido com a instabilidade das condições climáticas. Os relatos apontam que há muito calor durante a manhã e, repentinamente, o tempo fecha trazendo muita chuva.

Casos têm se tornado frequentes após mudanças abruptas no clima. (Foto: reprodução)
Casos têm se tornado frequentes após mudanças abruptas no clima. (Foto: reprodução)

De acordo com o meteorologista Gunter Rescke, a mudança climática repentina contribui para o surgimento da chuva de granizo em Timon. "Chuva de granizo ocorre em uma condição específica de temperatura e umidade dentro de nuvens e elevado e de elevado crescimento vertical. Geralmente essas condições dentro das nuvens cumulus nimbus, que são de formação rápida, com grande movimento ascendente e descendente do vento. Essas condições, em altas altitudes, as temperaturas chegam a -60, -80 graus, congelando e formando o granizo", explica Rescke.

Quarta-feira (16)

A mãe da menina de apenas dois meses de idade que morreu após sofrer violência física e sexual no município de São Mateus do Maranhão, a 180km de São Luís, foi presa preventivamente pela Polícia Civil do Maranhão no início da noite desta quarta-feira (16). De acordo com informações policiais, a mulher foi identificada como Nayara da Conceição Monteiro, de 23 anos.

Após a polícia ser informada da morte do bebê, ocorrida na última segunda-feira (14), Nayara Monteiro foi detida e encaminhada à delegacia, onde prestou depoimento. De acordo com Nayara, o pai foi a última pessoa a ter contato com a criança e disse que ela morreu após sofrer um infarto. Depois disso, a mãe da menina foi liberada, já que não havia um mandado de prisão preventiva contra ela, o que só ocorreu nesta quarta-feira.

Quinta-feira (17)

Covid-19: Depois da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE) foi a vez do Ministério Público Estadual (MP) a determinar o uso obrigatório de máscara nas dependências do órgão. A medida foi oficializada pelo procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau, por meio de Ato Regulamentar.

O documento destaca que a adoção de medidas sanitárias e de controle de infecção para evitar a disseminação de doenças virais foi adotada devido ao número crescente de casos. O foco maior, claro, é a Covid-19.

Sexta-feira (18)

Principal jogador do Sampaio Corrêa na temporada de 2022, o atacante Gabriel Poveda utilizou os seus perfis nas redes sociais para se despedir oficialmente da Bolívia Querida. De acordo com a diretoria do Sampaio, Poveda teve proposta para renovar contrato, porém, o centroavante, que pertence ao Alverca, de Portugal, está valorizado após sagrar-se artilheiro do Campeonato Brasileiro Série B e tem seu nome cogitado em equipes da Série A para 2023, o que inviabilizou a permanência no Tricolor.

"É a despedida mais difícil da minha vida. Primeiro, queria agradecer a Deus pelo ano abençoado que vivi. Também quero agradecer a todo o elenco incrível que superou todas as dificuldades e mostrou o peso da camisa da Bolívia Querida, foi uma honra fazer parte desse grupo. Meu muito obrigado ao presidente Sergio Frota, por toda confiança depositada em mim. Muito obrigado a todo o staff do clube pelo apoio oferecido durante toda essa temporada. Por fim, não poderia deixar de agradecer a torcida boliviana por tudo o que fizeram por mim, o apoio de vocês foi fundamental! Obrigado, Sampaio Corrêa! Nos vemos em breve!", escreveu o camisa 9, que disputou 52 partidas pelo Sampaio e fez 26 gols.

Sábado (19)

Novos procuradores são empossados em São Luís. (Foto: reprodução / TV Mirante)
Novos procuradores são empossados em São Luís. (Foto: reprodução / TV Mirante)

O prefeito de São Luís, Eduardo Braide, e o procurador-geral, Bruno Duailibe, deram posse aos novos procuradores da capital maranhense. “Esse quadro de procuradores que vocês vão agora integrar é motivo de muito orgulho”, disse Bruno Duailibe enquanto saudava os recém-chegados.

Tomaram posse Isabel Ferreira, Jair Toledo, Luciano de Oliveira, Ítalo Dantas, e Renata Costa.

Durante a solenidade, o prefeito Eduardo Braide lembrou que o trabalho dos procuradores do município no acordo dos precatórios do Fundef. “Eles conseguiram cerca de R$ 400 milhões para serem investidos na educação de nossa cidade. Isso mostra a importância deles para nossa cidade”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.