Melhor amiga 🐶

Estudante chega acompanhada da cadelinha para fazer Enem mais tranquila

A entrada de pets não é permitida nos locais de prova, mas estar com a cadela minutos antes deixou Mirella mais calma.

Imirante.com

Atualizada em 13/11/2022 às 11h37
Mirella e sua cadelinha Jully antes do início das provas do Enem.
Mirella e sua cadelinha Jully antes do início das provas do Enem. (Foto: Alessandra Rodrigues/Mirante AM)

SÃO LUÍS – Uma estudante maranhense teve uma companhia especial ao se dirigir até o local de prova do Enem neste domingo (13). Mirella Pereira Souza, de 16 anos, que sonha em ingressar no curso de Direito, chegou ao campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) acompanhada da cadelinha Jully. 

A companheira de quatro patas deixou a estudante mais tranquila. “Eu já até perguntei se ela quer fazer a prova comigo”, brincou Mirella, que saiu de casa com a cadelinha e seus avós às 8h. Tudo para não se atrasar, nem perder este momento importante para ela após tanto preparo.

Ela contou que estudou a vida inteira em escola pública. Aluna do Centro de Ensino Integral Almirante Tamandaré, Mirella, seguindo a recomendação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), abasteceu a bolsa com frutas e água para encarar nesta tarde as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação. 

Leia mais:

Prova do Enem: veja o que pode e o que não pode levar no dia

Enem será aplicado em mais de 1,7 mil municípios neste domingo (13)

A jovem arriscou um palpite no tema da redação deste ano. Para ela, a prova do Enem deverá solicitar uma dissertação relacionada ao meio ambiente. “Estou sempre fazendo redações e treinado para me dar bem”, disse.

A entrada de pets não é permitida nos locais de prova. Por isso, enquanto Mirella entra para fazer a prova, a cadelinha Jully fica com os avós da estudante, que estão vibrantes e torcendo para que a neta se saia bem no exame.

No Maranhão, 130.942 candidatos estão aptos a participar do exame. Os portões abrem às 12h e fecham às 13h. Não é permitido entrar após o fechamento dos portões. As provas começam a ser aplicadas às 13h30 e terminam às 19h. O horário é o de Brasília.

No próximo domingo (21), os participantes fazem as provas de matemática e ciências da natureza.

O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sisu, para bolsas em instituições privadas, pelo Prouni, e serve de parâmetro para o Fies. Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.