No Maranhão

Chuva de granizo é registrada por moradores em Timon

O caso ocorreu nessa segunda-feira (14), na região leste do estado.

Imirante.com

Atualizada em 17/04/2023 às 08h55
Casos têm se tornado frequentes após mudanças abruptas no clima.
Casos têm se tornado frequentes após mudanças abruptas no clima. (Foto: divulgação)

MARANHÃO - Os moradores de uma comunidade rural de Timon, cidade localizada na região Leste do Maranhão, registraram uma chuva de granizo no local que tem sofrido com a instabilidade das condições climáticas. Os relatos apontam que há muito calor durante a manhã e, repentinamente, o tempo fecha trazendo muita chuva.

De acordo com o meteorologista Gunter Rescke, a mudança climática repentina contribui para o surgimento da chuva de granizo em Timon. "Chuva de granizo ocorre em uma condição específica de temperatura e umidade dentro de nuvens e elevado e de elevado crescimento vertical. Geralmente essas condições dentro das nuvens cumulus nimbus, que são de formação rápida, com grande movimento ascendente e descendente do vento. Essas condições, em altas altitudes, as temperaturas chegam a -60, -80 graus, congelando e formando o granizo", explica Rescke.

No Maranhão, outro caso de chuva de granizo ocorreu em Imperatriz no final do mês de outubro. Na ocasião, moradores dos bairros Bacuri, Parque do Buriti, Nova Imperatriz e Vila Vitório chegaram a filmar o fenômeno.


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.