Entrevista

Eleições mais transparentes da história e apuração recorde, prevê TRE

Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-MA, Gualter Gonçalves, disse que reforço da auditoria do sistema e unificação de horário da votação marcam nova postura sobre as eleições no país.

Clóvis Cabalau/Ipolítica

Atualizada em 06/09/2022 às 12h04

Eleições mais seguras, transparentes e ágeis da história do Brasil. É o que prevê o secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), Gualter Gonçalves, ao detalhar as etapas do processo tecnológico do sistema eleitoral.

Em conversa com Imirante, o secretário ressaltou que este ano cinco entidades – incluindo um partido eleitoral, o PTB – apresentaram programas próprios para auditagem do processo eletrônico de votação. “Há 10 anos isso não acontecia no Brasil. É uma mudança de postura que favorece a transparência do sistema eleitoral”, pontuou.

Com a unificação do horário de votação - alinhando os diferentes fusos horários no país -, a apuração começará às 17h em todo o Brasil. As eleições no Acre, por exemplo, começarão mais cedo, para terminar às 15h, eliminando a necessidade de espera pela finalização do pleito em estados com diferença de fuso em relação ao horário oficial de Brasília. “Até às 20h, no máximo, já saberemos em quais estados haverá ou não segundo turno e também o resultado da eleição para presidente da República”, salientou o secretário.

Assista acima à íntegra da entrevista com Gualter Gonçalves.

Veja também:

Justiça Eleitoral alerta para uso de celulares na cabine de votação

Centro de divulgação das Eleições 2022 será inaugurado nesta terça-feira

Mais de 19 mil urnas já foram distribuídas às 105 zonas eleitorais do MA

Votos nulos e brancos não contribuem em nada, diz especialista

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.