Entrevista

Justiça eleitoral alerta para uso de celulares na cabine de votação

Corregedor eleitoral do Maranhão, José Luiz Almeida, ressalta a proibição do celular nas cabines, sob o risco de anulação do voto e cometimento de crime eleitoral.

Clóvis Cabalau/Ipolítica

Atualizada em 05/09/2022 às 11h25

A menos de um mês para o dia da votação, a Justiça Eleitoral espera concluir no prazo - 12 de setembro - o julgamento de todos os pedidos de candidaturas no Maranhão. Até o momento, 58% dos pedidos foram julgados, informou o corregedor eleitoral José Luz Almeida, em conversa com o Imirante. “À Justiça Eleitoral não resta alternativa a não ser a de cumprir o prazo. Com a celeridade que estamos imprimindo aos registros de candidaturas, tenho convicção que no dia 12 de setembro termos encerrados os julgamentos”, afirmou o corregedor. 

Veja também: Mais de 19 mil urnas já foram distribuídas às 105 zonas eleitorais do MA

Na entrevista, José Luiz Almeida ressaltou a importância do voto e alertou os eleitores sobre a proibição de aparelhos celulares na cabine de votação. “Quem se recusar a deixar o aparelho (sob guarda da equipe de mesários), simplesmente não poderá votar”, frisou. Contudo, o eleitor poderá utilizar o aparelho para apresentar à mesa o e-Título (via digital do título de eleitor). O que está proibido é portar o aparelho na cabine de votação.

José Luiz Almeida destacou também a realização, este mês, das audiências pública de mídia, carda e lacre das urnas eletrônicas, que acontecerão nas zonas eleitorais do Maranhão. Além de agentes de fiscalização, partidos e técnicos da Justiça Eleitoral, todo eleitor pode presenciar a audiência, para conferir a segurança das urnas eletrônicas.

Assista acima às íntegra da entrevista.

Leia também:

Aplicativo e-Título, a versão digital do título de eleitor, deve ser ativado com antecedência

Reveja o debate do Imirante com os candidatos ao governo do Maranhão

Josimar de Maranhãozinho sofre acidente após ato de campanha

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.