Evento

Weverton surge em agenda com Carlos Brandão após derrota em 2022

Senador e governador do Maranhão participaram juntos de evento na Featema.

Gilberto Léda/ipolítica

Weverton e Brandão participaram de ato na Fetaema
Weverton e Brandão participaram de ato na Fetaema (Divulgação)

SÃO LUÍS - A cerimônia de posse da nova diretoria da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Maranhão (Fetaema), ocorrida na sede da instituição, em São José de Ribamar, na sexta-feira (19), foi marcada por uma imagem inusitada.

O ato confirmou a recondução da agricultora Ângela Silva, sendo a primeira mulher eleita e reeleita presidente da federação em 52 anos de história da entidade. 

Juntos na mesa dos trabalhos estavam o governador do Maranhão, Carlos Brandão (PSB), e o senador Weverton Rocha (PDT). Os dois enfrentaram-se na campanha eleitoral de 2022, quando o pedetista saiu derrotado.

Depois disso, ele tentou cassar o mandato do socialista por meio de uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) protocolada no Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), mas já rejeitada pela Corte.

O encontro é a primeira aparição pública dos dois adversários após os fatos. Mas não há indícios de que signifique uma reaproximação.

Ambos foram procurados pelo Imirante para comentar o recente encontro, mas não haviam se manifestado até a publicação deste texto.

Nova diretoria Fetaema

A nova diretoria da Fetaema para a gestão 2024-2028 foi eleita durante o 10º Congresso Estadual da Federação, realizado nos dias 5 e 6 de junho de 2024. A chapa única “Unidade e Luta” foi escolhida com a missão de defender as pautas da Agricultura Familiar no Maranhão, como humanidade, igualdade e justiça.

A próxima diretoria da Fetaema continuará sendo chefiada pela agricultora Ângela Silva, primeira mulher eleita e reeleita presidente da federação, em 52 anos de história da entidade. 

Ângela Silva tem sua trajetória de vida entrelaçada à quebra do coco babaçu, e é reconhecida com uma voz ativa em defesa da classe trabalhadora, principalmente das mulheres, povos tradicionais e territórios rurais. Ao todo, 28 líderes sindicais de todo o Maranhão tomaram posse na Mesa Diretora, Conselho Fiscal e respectivos Suplementos da Fetaema. 

“Neste novo mandato nós queremos construir cada vez mais um movimento forte, que dialogue com a sociedade, fortaleça a agricultura familiar e valorize o trabalhador e trabalhadora do campo. Tudo isso aliado à defesa do meio ambiente, investimento em novas tecnologias, aumento da regularização fundiária e paz no campo, para que o trabalhador possa produzir sem medo. Para isso vai ser fundamental essa parceria com o Governo do Maranhão que tem sempre atendido às nossas demandas”, afirmou Ângela Silva.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.