Prisão

Suspeito de matar travesti é preso no Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+

A vítima foi morta a golpes de faca dentro de uma quitinete, no Jardim das Margaridas, na capital.

Imirante.com

Atualizada em 28/06/2022 às 15h24
O suspeito da morte do travesti Charlene foi levado para a SHPP, na Beira-Mar.
O suspeito da morte do travesti Charlene foi levado para a SHPP, na Beira-Mar. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS -  No Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, 28 de junho, a polícia conseguiu prender um homem, de 27 anos, suspeito de ter matado a travesti Charlene. O crime ocorreu no dia 20 de fevereiro deste ano em uma quitinete, no Jardim das Margaridas, área do Cohatrac, em São Luís.

Leia também em: 

Em um intervalo de quatro meses, quatro travestis mortas no Maranhão

Travesti é assassinada a golpes de faca na avenida dos Portugueses, no Itaqui-Bacanga, em São Luís

Esse caso está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio. A polícia informou que o suspeito foi preso por determinação judicial no bairro Maresia, na cidade de Raposa, Região Metropolitana de São Luís.

A Delegada Wanda Moura fala sobre o caso; Assista:

O detido foi apresentado na sede da Superintendência de Homicídio e Proteção a Pessoas (SHPP), na Beira-Mar, onde prestou esclarecimento sobre o caso para a delegada Wanda Moura, que é chefe do Departamento de Feminicídio, e, logo após, encaminhado para o presídio, em Pedrinhas, onde vai ficar à disposição do Poder Judiciário.

Ainda segundo a polícia, a vítima foi morta a golpes de faca no pescoço dentro da quitinete do suspeito, no Jardim das Margaridas. O corpo foi encontrado por populares que acionaram os policiais militares. 

Mais mortes

Dados do Observatório de Políticas Públicas LGBT revelam que o Maranhão é o 7º estado com maior registro de crime de homofobia do país. Segundo o levantamento, no ano de 2020, 10 homossexuais foram mortos de forma violenta no estado maranhense.

Neste ano, além do assassinato de Charlene, mais dois travestis foram mortos no Maranhão. De acordo com a polícia, um dos casos ocorreu no dia 23 de janeiro, em Timon e a vítima foi identificada como Paulinha, de 31 anos.

O crime ocorreu em plena praça dessa cidade. A polícia informou que a vítima foi morta a pauladas e pedradas. O corpo dela foi encontrado despido e havia um pedado de madeira dentro da boca como ainda havia marcas de violência na cabeça.

O outro assassinato ocorreu no 15 de maço, no bairro da Vila Maresia, na Raposa e a vítima foi Soraia, de 59 anos. Segundo a polícia, a vítima trabalhava como cabeleireira nessa cidade. No dia do crime, ela teve a casa invadida pelos criminosos e mota a golpes de faca. A Polícia Civil investiga o caso.

Orgulho LGBTQIA+

28 de junho é o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+ (lésbica, gay, bissexual, transgênero, queer, intersexo, assexuais e todos os membros da comunidade. A data rememora a Revolta de Stnonewall, nos Estados Unidos, no ano de 1969.

No contexto da revolta, frequentadores do bar Stonewall Inn, em Greenwich Village, resistiram a uma abordagem policial no estabelecimento. As operações policiais eram frequentes e motivadas pelo preconceito. 

Sem alternativas, os LGBTs haviam se acomodado a não lutar contra a opressão por parte da polícia, mas não naquele 28 de junho de 1969. A revolta de Stonewall deu origem a outras manifestações pelos Estados Unidos e pelo mundo, tornando - se um divisor de águas na luta por direitos.

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.