Greve dos professores

Professores apresentarão contraproposta de 17,62% de reajuste para a categoria

SindEducação se reuniu em assembleia na segunda-feira, 2, e - após estudos técnicos - chegou ao percentual que será apresentado em audiência de conciliação no Ministério Público

Carla Lima/Ipolítica

Atualizada em 03/05/2022 às 09h29
Professores da rede municipal de ensino de São Luís permanecem em greve, mas apresentará proposta de reajuste para encerrar a paralisação
Professores da rede municipal de ensino de São Luís permanecem em greve, mas apresentará proposta de reajuste para encerrar a paralisação (Divulgação)

SÃO LUÍS - Os professores da rede municipal de ensino, que estão em greve, definiram na segunda-feira, 2, uma contraproposta a apresentada na primeira audiência de conciliação feita pelo Ministério Público Estadual (MP). Os docentes querem um reajuste de 17,62% e mais a negociação de meios para recuperar as perdas dos últimos cinco anos.

A contraproposta dos professores será apresentada na segunda reunião de conciliação que ocorre no MP agora na manhã desta terça-feira, 3.

“A categoria, após estudos técnicos encomendados pelo SindEducação, chegou ao percentual de reajuste de 17,62%. Isto é uma demonstração clara de que os professores estão abertos ao diálogo”, disse a diretora do Sindicato dos Professores da Rede Municipal de Ensino de São Luís (SindEducação).

Na primeira audiência, o Ministério Público apresentou uma proposta a ser aceita pelos professores e pela Prefeitura de São Luís de 14,57%. Tanto a categoria quanto o município deveriam apresentar uma contraproposta.

A primeira proposta da Prefeitura de São Luís foi um reajuste de 5%. Os professores não aceitaram e decidiram paralisar as atividades. Já em greve - que continua e está em seu 16º dia - a gestão de Eduardo Braide apresentou outra proposta de 10,06%. Este percentual foi rejeitado pelos docentes.

Como a greve continua, a Prefeitura segue cortando o ponto dos professores após aviso da Secretaria Municipal de Educação de que quem não retornasse ao trabalho teria falta colocada para descontos já na folha salarial de maio.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.