Greve dos professores

Dissidentes solicitam audiência na Assembleia Legislativa

Possível reunião ocorrerá após deliberação do plenário do Poder Legislativo.

Ipolítica

Marcelo Pinto, representante da dissidência grevista, conversa com membros da CCJ
Marcelo Pinto, representante da dissidência grevista, conversa com membros da CCJ (Gilberto Léda/Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Maranhão encaminhará ao plenário da Casa um requerimento para que seja realizada uma audiência pública para tratar do movimento de professores estaduais por reajuste salarial de 14,95%, titulações, progressões e outras demandas.

A greve da categoria foi declarada ilegal de forma definitiva por decisão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Maranhão - que corresponde ao antigo Tribunal Pleno. Depois disso, o Sindicato dos Trabalhadores de Educação do Estado do Maranhão (Sinproesemma) decidiu suspender a paralisação e manter diálogos com o Governo do Estado.

Na manhã desta quinta-feira (30), contudo, dissidentes da entidade voltaram a se reunir em frente à sede do poder Legislativo estadual. Eles foram barrados na entrada do prédio, mas uma comissão foi recebida na CCJ - solicitando a liberação do bloqueio, para que os manifestantes usassem banheiros e se abrigassem do sol.

Como a determinação para o bloqueio decorre de uma resolução da Mesa Diretora, os membros da CCJ não puderam decidir sobre esse pleito.

Ficou acordado com os representantes dos professores, então, que a Casa deliberará sobre a realização de uma audiência, com a participação de parlamentares, membros da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), do Ministério Público e do sindicato dos trabalhadores da rede estadual de educação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.