(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Belas Artes à La Carte

E mais: Novo arcabouço fiscal

PH

“Mar Adentro”: a “cabeça sem corpo” de Ramón Sampedro como símbolo da morte “com dignidade”
“Mar Adentro”: a “cabeça sem corpo” de Ramón Sampedro como símbolo da morte “com dignidade”

 Belas Artes à La Carte

Recém adicionado ao menu do Belas Artes à La Carte, Mar Adentro (2004) imortalizou a figura de Ramón Sampedro, que durante mais da metade de sua vida desejou estar morto.

Na verdade, durante mais da metade de sua vida o marinheiro galego sentiu-se morto – ficou preso em uma cama após um mergulho que o deixou tetraplégico.

No cinema, ele foi encarnado por Javier Bardem, que, com sua extraordinária atuação, recebeu a Copa Volpi de melhor ator no Festival de Veneza, onde Mar Adentro também levou o Prêmio Especial do Júri, e contribuiu para as conquistas dos troféus de filme internacional no Oscar e no Globo de Ouro. No Goya, a premiação da Academia Espanhola, foi um arraso: o longa-metragem venceu em 14 categorias.

Belas Artes à La Carte…2

Quem dirige o filme e também é coautor do roteiro e compositor da trilha é o chileno radicado na Espanha Alejandro Amenábar, que à época gozava de muito prestígio por causa de títulos como Morte ao Vivo (1996), Preso na Escuridão (1997) e Os Outros (2001) – depois, só conseguiu algum destaque com Alexandria (2009) e Enquanto a Guerra Durar (2019).

O cineasta deixou de lado o suspense e o terror para voltar sua câmera a um subgênero que é um convite à pieguice: o dos “filmes de doença”, o dos filmes de superação.

Belas Artes à La Carte…3

Mas Mar Adentro emerge da praia do simples melodrama, ancorado em um inusitado senso de humor e na férrea interpretação de Bardem – que pouco tempo depois ganharia o Oscar de ator coadjuvante por Onde os Fracos Não Têm Vez (2006).

Indicado à estatueta de melhor ator por Antes do Anoitecer (2001), Biútiful (2011) e Apresentando os Ricardos (2021), Bardem já havia vivido personagens em cadeira de rodas em Ovos de Ouro (1993) e Carne Trêmula (1997). Em Mar Adentro, para parecer mais velho, submetia-se a cinco horas de maquiagem (que concorreu ao Oscar). Grandalhão, pôs uma armadura nas costas para arqueá-las, encolhendo os ombros, e manteve as mãos e os dedos retorcidos – fora isso, não podia esquecer o sotaque galego.

Belas Artes à La Carte…4

O filme se concentra no desejo de Ramón de liquidar sua vida “dignamente”. Encerrado na casa do irmão mais velho, onde recebe o carinho da cunhada, Manuela (Mabel Rivera), e a ajuda do sobrinho para escrever seus poemas (leia um deles logo abaixo), Ramón é inabalável em sua determinação.

Duas mulheres entrarão nesse mundo: a advogada Julia (Belén Rueda), disposta a apoiar sua luta pela eutanásia, e a radialista amadora Rosa (Lola Dueñas), que tentará demovê-lo da ideia.

Aí se estabelece o diálogo entre vida e morte proposto por Alejandro Amenábar, que realizou pelo menos uma sequência sublime, tão bonita e tão pungente: com a ária Nessun Dorma, de Puccini, no toca-discos, Ramón se imagina capaz de voar, atravessando a janela, florestas e montanhas até chegar ao mar – o mar que lhe deu a vida e depois a tirou –, mirando ao longe a linha do infinito.

Belas Artes à La Carte… 5

Eis, portanto, “Mar Adentro”, o poema de Ramón Sampedro:

 Mar adentro, mar adentro

e nesse fundo onde não há mais peso,

onde se realizam os sonhos,

se juntam as vontades

para cumprir um desejo.

 

Um beijo acende a vida

com um relâmpago e um trovão,

e em uma metamorfose

meu corpo já não é mais meu corpo,

é como penetrar o centro do universo.

 

O abraço mais pueril

e o mais puro dos beijos,

até vermo-nos reduzidos

a um único desejo:

 

Seu olhar e meu olhar

como um eco se repetindo,

sem palavras:

mais adentro, mais adentro,

até mais além de todo o resto

pelo sangue e pelos ossos.

 

Mas me desperto sempre

e sempre quero estar morto

para seguir com minha boca

enredada em teus cabelos.

 Belas Artes à La Carte… 5

“Sou uma cabeça sem corpo”, afirmava Ramón Sampedro, que em 1968 ficou tetraplégico, na sequência de um mergulho na praia, ficando com uma imobilidade total do corpo, exceto da cabeça.

Ramón Sampedro tornou público o seu desejo de morrer no início de 1990, mas só oito anos depois conseguiu um suicídio assistido, através da ajuda de uma amiga, tendo gravado um vídeo da sua morte que foi divulgado nas televisões do mundo inteiro e voltou a despertar a sociedade para o debate sobre a despenalização da morte assistida.

Em tempo: quem está com essa mesma ideia fixa na cabeça, é o grande e belo ator francês Alain Delon.

Grupo de grande charme de nossa sociedade: Thatiana Bandeira, Rose Medeiros, Ligia Silva, Ana Elvira Buhatem, Cida Valadão, Flávia Ferraz e Ana Lúcia Albuquerque festejando a aniversariante do mês, Ligia Silva
Grupo de grande charme de nossa sociedade: Thatiana Bandeira, Rose Medeiros, Ligia Silva, Ana Elvira Buhatem, Cida Valadão, Flávia Ferraz e Ana Lúcia Albuquerque festejando a aniversariante do mês, Ligia Silva

 DE RELANCE

Novo arcabouço fiscal

O governo será estimulado a aumentar a carga tributária para cumprir a regra que vincula o crescimento dos gastos à evolução das receitas e alcançar as metas de resultado primário.

Essa é a avaliação de especialistas sobre a proposta de arcabouço fiscal que o Ministério da Fazenda enviou ao Congresso Nacional na última terça-feira (18).

A nova âncora fiscal estabelece que os gastos do governo serão limitados a 70% do crescimento da receita obtida nos 12 meses anteriores.

Para alguns especialistas, se as despesas dependem diretamente do quanto o governo arrecada, há um incentivo para que a administração pública busque aumentar o que entra no caixa do Tesouro Nacional por meio da criação de novos impostos ou elevação dos patamares atuais. 

Vacina bivalente

Mais de 10 milhões de doses da vacina bivalente foram aplicadas no Brasil.

São Paulo lidera a cobertura vacinal com 3.188.619 aplicações, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro, com 1.062.290 e 1.048.135, respectivamente.

Roraima, Acre e Amapá são os estados que possuem o menor número de doses aplicadas, com 8.095, 10.926 e 17.031, nessa ordem.

Convocado a depor

Ex-ministro do GSI de Lula foi “convidado” a se demitir nesta semana, após o vazamento de imagens mostrando que ele conversou tranquilamente com manifestantes que “invadiram” o interior dos prédios da Praça dos Três Poderes, em Brasília, no dia 8 de janeiro de 2023.

As imagens haviam sido colocadas em sigilo pelo atual governo, mas foram vazadas pela imprensa e abalaram o atual governo, que não conseguirá mais impedir a instalação de uma Comissão Parlamentar de inquérito (CPI) para investigar responsabilidades sobre os prejuízos causados ao patrimônio público com as manifestações.

Dias vai depor por ordem do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Feriadão de Tiradentes

Segundo a Infraero, durante este feriadão de Tiradentes, os 21 aeroportos da rede (entre os quais o Aeroporto de São Luís) devem receber por volta de 650 mil passageiros entre os dias de 20 a 24 de abril.

O número de passageiros é 46% maior em relação ao movimento do ano passado, quando 446 mil pessoas embarcaram e desembarcaram nos terminais da Companhia no período de 21 a 25 de abril.

Multas de trânsito

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou medida que permite o pagamento de infrações de trânsito emitidas por órgãos autuadores da União, por meio de cartões de crédito e PIX, utilizando a plataforma digital PagTesouro, da Secretaria de Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda.

Antes do PagTesouro, a única opção era emitir guia de recolhimento da União (GRU).

Delegação maranhense na Hannover Messe, em Berlim, com o embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe Gomes de Mattos
Delegação maranhense na Hannover Messe, em Berlim, com o embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe Gomes de Mattos

Maranhenses na Alemanha

Na última quarta-feira, a delegação maranhense presente no principal evento de tecnologia para a indústria, a Hannover Messe, participou de reunião e almoço com o embaixador do Brasil na Alemanha, Roberto Jaguaribe Gomes de Mattos, na sede da Embaixada, em Berlim.  

Participaram o presidente da Fiema, Edilson Baldez; o vice-presidente da instituição, Luiz Fernando Renner; o secretário da Sedepe, José Reinaldo Tavares, e Cassiano Pereira Júnior, presidente do Mapa Maranhão Parcerias.

A comitiva ainda visitou as instalações da Deutsche Bahn, na estação central de Berlim.

O grupo permanece na Alemanha até esta sexta-feira, quando realiza visitas técnicas a indústrias locais. 

Plateias vazias

Nos tempos da pandemia, a interrupção das atividades musicais com público foi um dos fenômenos dramáticos.

Agora que as coisas parecem ter voltado para o lugar, não se quer nem lembrar o que passou, mas no livro do pianista russo-alemão Igor Levit, Concerto em Casa, há várias páginas sobre o desaparecimento, de um dia para o outro, de temporadas, concertos, compromissos.

No caso de Levit, pianista de Beethoven, mas também de repertórios bizarros, a inviabilidade de ficar parado fez com que ele, também de um dia para o outro, inventasse uma maneira de compartilhar música feita em casa.

À sua maneira, ele inventou a live de música de concerto, a necessidade psicológica e profissional fez com que a continuidade da música tivesse de ser garantida, mesmo com público invisível e aplauso inaudível.

Plateias vazias…2

O livro de Igor Levit é uma memória dos tempos de crise vistos pelo lado do intérprete.

Plateias vazias, salas de concerto sem música... Foi o que bastou para me lembrar outras épocas, talvez mesmo no século passado, em que as salas de concerto daqui também ficavam quase vazias, embora sem pandemias à vista.

Havia dificuldade para levar ouvintes para as salas, só isso. Um curto-circuito entre palco e plateia.

Síndrome do intestino irritado

A doença de crohn é uma inflamação crônica que pode afetar todo o trato gastrointestinal, como boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e a região do ânus. Ela pode se iniciar em qualquer idade mas, normalmente, afeta pessoas a partir de 18 anos.

Infelizmente, a causa é desconhecida, mas alguns estudos sugerem que os motivos do desenvolvimento da doença estão associados ao local onde o paciente mora, estresse, poluição, uso indiscriminado de antibióticos na infância, pouco tempo de amamentação e tabagismo.

Síndrome do intestino irritado…2

Quais são os sintomas? Aumento do número de evacuações; Sangue nas fezes; Muco; Febre; Emagrecimento; Dor na barriga; Anemia, Desidratação; Dores nas articulações.

Nem sempre é fácil fazer o diagnóstico da doença de crohn. Isso porque o médico precisará avaliar a histórica clínica do paciente, além de solicitar exames de sangue e de fezes. Mas, em muitos casos, o especialista solicita dois exames: Colonoscopia: para avaliar o ânus, reto e intestino grosso; Endoscopia: para avaliar esôfago, estômago, boca e duodeno.

É importante saber que a doença de crohn não tem cura e o foco do tratamento é desinflamar o intestino para aumentar o período de remissão dos sintomas.

Para escrever na pedra:

“Há uma exuberância na bondade que parece ser maldade". De Friedrich Nietzsche. 

TRIVIAL VARIADO

O ministro do STJ, Reynaldo Soares da Fonseca, foi uma das presenças mais festejadas na solenidade de posse de José Jorge Leite Soares, na Academia Maranhense de Letras.

Félix Alberto Lima e Adriana embarcam neste fim de semana para a Itália. Vão conhecer uma das regiões mais bonitas do país – a Toscana, incluindo aí a emocionente Florença.

Telegram pode sair do ar. O aplicativo tem 24h para repassar dados de grupos e de pessoas suspeitas de planejar ataques a escolas, sob pena de ser suspenso.

Uma comissão da Federação Médica Brasileira (FMB) se reuniu ontem com deputados federais e senadores, em Brasília. O programa Mais Médicos e o Revalida (para profissionais formados em outros países) foram os temas centrais das conversas.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.