(Divulgação)
COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Prgentino Holanda

Posse de José Jorge na AML

Mais: Indústria e comportamento negativo

PH

José Jorge em visita à Casa de Cultura Josué Montello buscando mais inspiração para a sua obra literária
José Jorge em visita à Casa de Cultura Josué Montello buscando mais inspiração para a sua obra literária

 Posse de José Jorge na AML

É nesta quinta-feira, às 19h, a solenidade de posse do escritor José Jorge Leite Soares na Cadeira 23 da Academia Maranhense de Letras, para a qual o convite é assinado pelo presidente da Casa, Lourival de Jesus Serejo Sousa.

Ele será recebido pelo acadêmico Alberto Tavares da Silva, que vai saudá-lo em nome da Casa de Antônio Lobo.

José Jorge foi eleito em setembro do ano passado para a cadeira que foi ocupada pelo escritor e engenheiro Luiz Phelipe Andrés e que tem como patrono o escritor Graça Aranha.

Após a solenidade, o novo imortal vai oferecer um coquetel aos convidados na própria Academia, assinado pelo buffet de Célia Rossetti.

Sobe a estrela de Cappelli

Quem conheceu no Maranhão, durante o Governo Flávio Dino, o então secretário de Comunicação do Estado, jornalista Ricardo Cappelli, não poderia nem de longe imaginar que sua estrela iria subir tanto e tão rapidamente.

No Governo Lula, ele chegou a secretário executivo do Ministério da Justiça, assumiu a intervenção na segurança pública do Distrito Federal logo após os atos de 8 de janeiro. Antes, no Governo Dilma Rousseff, ocupou o cargo de secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social.

Agora o nome do jornalista está sendo anunciado como chefe interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), para substituir o general Gonçalves Dias, que pediu afastamento do cargo no mesmo dia em que vídeos que estavam sob sigilo por fazerem parte de inquérito policial foram divulgados pela CNN.

Jornalista Ricardo Cappelli
Jornalista Ricardo Cappelli

Sobe a estrela de Cappelli...2

As imagens mostram o general Gonçalves Dias e outros funcionários da pasta dentro do Palácio do Planalto, no dia 8 de janeiro, quando vândalos invadiram as sedes dos Três Poderes.

Em nota, o GSI esclareceu que as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança para evacuar o quarto e o terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar, onde, após a chegada de reforços do pelotão de choque da Polícia Militar do Distrito Federal, foram presos.

STF e revisão do FGTS

Está previsto para hoje o julgamento no Supremo Tribunal Federal (STF) que trata da correção de depósitos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O julgamento da revisão do FGTS é aguardado há nove anos, e as possíveis mudanças podem atingir milhões de trabalhadores.

Em linhas gerais, o caso analisa se a Taxa Referencial (TR) que corrige o fundo de garantia representou correção adequada (ou seja, superior ou igual à inflação) no período entre 1999 e 2013 (quando foi proposta ação contestando a indexação).

Atualmente, o fundo é corrigido por 3% ao ano mais a TR. Acontece que a taxa tem ficado praticamente zerada em razão de sua fórmula de cálculo, corroendo o poder de compra do saldo do FGTS.

STF e revisão do FGTS...2

O julgamento pode decidir que seja determinada a indenização pelas perdas do período em questão. Isso beneficiaria cerca de 70 milhões de brasileiros, segundo estimativas.

Os estudos apontam que os depósitos ficaram 88% depreciados somente de 1999 a 2013.

O impacto da decisão da Corte será bilionário aos cofres públicos. Segundo advogados tributaristas, projeta-se passivo de R$ 400 bilhões, com base em cálculo de economistas.

Outros estudos chegam a estimar algo em torno de R$ 700 bilhões. O valor representa as diferenças nas contas vinculada de trabalhadores desde que foi instituída a TR como indexador do FGTS.

STF e revisão do FGTS...3

Há uma corrente que entende que o rombo não é restrito às contas públicas e recai também sobre os empregadores.

A revisão abre espaço, por exemplo, para eventuais ações de trabalhadores que foram dispensados pedirem pagamento da diferença da multa do FGTS.

Pelas regras atuais, todos os empregadores são obrigados a depositar 8% do salário de seus funcionários no fundo.

Especialistas acrescentam que qualquer ministro pode fazer pedido de vista, adiando mais uma vez o julgamento do caso.

Há, também, a possibilidade de que o prejuízo aos trabalhadores seja reconhecido e o rombo ao Estado seja minorado, com alteração da regra de indexação apenas a partir de agora.

DE RELANCE

Indústria e comportamento negativo

O setor industrial manteve em fevereiro de 2023 o comportamento negativo que mostrou nos dois meses anteriores.

As dificuldades enfrentadas pela indústria estão ligadas à demanda doméstica, mas também a problemas de acesso a insumos e matérias-primas.

Segundo dados divulgados ontem pelo IBGE, a produção industrial encolheu 0,2% em fevereiro ante janeiro, a mais acentuada para o mês desde 2021, quando diminuiu 1,7%.

O setor já vinha de quedas em janeiro (-0,3%) e dezembro (-0,1%). Nos três meses seguidos de retração, a produção acumulou perda de 0,6%. A última vez que a indústria tinha recuado por três meses consecutivos foi entre fevereiro e abril de 2021.

As explicações para os segmentos em queda passam por fatores conjunturais, mas também pontuais. A taxa de juros em patamar elevado agrava o endividamento das famílias e encarece o crédito, prejudicando a demanda doméstica. A inflação e o contingente ainda elevado de pessoas desempregadas também desestimulam o consumo das famílias.

 

O Coordenador do Comitê Gestor de Justiça Restaurativa do Conselho Nacional de Justiça, Ministro Luiz Philippe Vieira de Melo Filho participa, hoje, de ato solene do TJMA e UNDB
O Coordenador do Comitê Gestor de Justiça Restaurativa do Conselho Nacional de Justiça, Ministro Luiz Philippe Vieira de Melo Filho participa, hoje, de ato solene do TJMA e UNDB

Centro de Justiça Restaurativa na UNDB

O Ministro Luiz Philippe Vieira de Melo Filho é o Coordenador do Comitê Gestor de Justiça Restaurativa do Conselho Nacional de Justiça.

Hoje, ele estará em São Luís para a inauguração, às 14h, de um Centro de Justiça Restaurativa na sede da UNDB (Centro Universitário no Renascença II).

O evento contará também com as presenças do Pres. do TJMA, Des. Paulo Sérgio Velten Pereira; da Des. Sônia Amaral Ribeiro, Pres. da Coordenadoria da Infância e Juventude, e da Reitora da UNDB, Profa. Dra. Ceres Murad, além de docentes e alunos da instituição.

O novo Centro é fruto de um convênio entre a UNDB e o TJMA e vai funcionar na sede do Escritório de Práticas Jurídicas da Universidade, no anexo ao campus, na Av. Colares Moreira, N. 443.

Centro de Justiça Restaurativa…2

Professores e alunos da instituição foram treinados para atuarem na unidade, cujo objetivo maior é construir uma cultura de paz e a busca da solução de conflitos, por meio do diálogo e da negociação, com a participação ativa da vítima e do seu ofensor.

A Justiça Restaurativa é um modelo de solução de conflitos amplamente usado desde a década de 1970 por países como Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Argentina, Colômbia e Brasil, entre outros.

Vale destacar que, em tempos de caos social e polarizações, a Justiça Restaurativa torna-se ainda mais relevante.

Esse programa pode ser aplicado em qualquer fase do processo criminal, podendo anteceder a acusação, ocorrer antes ou após a sentença ou ainda, no curso da própria execução penal.

Vale lembrar que seu papel não é o de estabelecer penalidades, mas sim oferecer ideias e sugerir recursos em prol da solução do problema em questão.

Novo arcabouço fiscal

Sobre o novo arcabouço fiscal proposto pelo governo federal, a postura de economistas e analistas de mercado tem sido, em geral, de que é melhor ter um do que não ter. E ter um que seja cumprido, ao contrário do teto de gastos, que é a regra atual.

Isso já deve ser suficiente para melhorar o cenário para o Banco Central reduzir a taxa de juro Selic.

O presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto, já se manifestou positivamente sobre a proposta e elogiou o esforço do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em criá-la e implementá-la.

O projeto enviado ao Congresso não trouxe grandes novidades e algum detalhamento de métricas ainda é esperado.

Novo arcabouço fiscal...2

A ideia de arrecadação segue ousada, considerando que o governo quer zerar o déficit já em 2024 e ter superávit em 2025.

O arcabouço tem bastante foco em receita, o que nem sempre o governo consegue controlar, ao contrário dos gastos.

Vide a dificuldade que o Ministério da Fazenda e a Receita Federal estão tendo para implementar as chamadas medidas saneadoras, como evitar dribles e cobrar o imposto das compras em sites estrangeiros.

Ao mesmo tempo, sempre haverá um aumento mínimo de gastos, prevê o texto.

 

O cantor e compositor PP Junior na bonita e concorrida festa da antiga Genesis, comemorando os 40 anos de DJ de Alvaro Carneiro
O cantor e compositor PP Junior na bonita e concorrida festa da antiga Genesis, comemorando os 40 anos de DJ de Alvaro Carneiro

 Combate ao ódio

Faz muito tempo que, estarrecidos, ouvimos falar de massacres em escolas.

Normalmente, esses atentados isolados e solitários aconteciam, principalmente, nos Estados Unidos, quando jovens, em geral desequilibrados e sofrendo bullying, nutriam durante muito tempo uma raiva imensurável, que acabava culminando na invasão de alguma escola ou universidade e resultando em mortos e feridos.

Por aqui, no Brasil, todos nós – ou, pelo jeito, quase todos – ficávamos estarrecidos e amedrontados. O que se comentava era que isso era coisa de americano, e nunca ninguém parou para pensar nos reais motivos pelos quais aconteciam tamanhas barbáries.

Julgávamos serem apenas fatos aleatórios protagonizados por jovens com problemas psíquicos e vontade de serem notados por seus colegas e pela sociedade.

Isso jamais chegaria por aqui. Somos um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza.

Combate ao ódio...2

Ao ser descoberto no Brasil um considerável grupo de neonazistas, cuja intenção não só era difundir suas teses como também causar o caos e o terror, veríamos que a comunicação global era, sim, capaz de ser a gênese dessa prática odiosa.

Agora, estamos parecidos com os Estados Unidos, com a diferença de que as pessoas que estão perpetrando esses massacres não são necessariamente estudantes das escolas atacadas e muito menos sofrem bullying.

Os atos decorrem simplesmente do prazer de difundir ideias de ultradireita e propagandear seus pensamentos doentes.

Ao investigar a fundo, a Polícia Federal se deu conta de que esses ataques eram orquestrados e manipulados por jovens e pessoas de diversos Estados brasileiros. Tudo feito pela internet e com planejamento muito bem engendrado.

 Combate ao ódio...3

É verdade o fato de que a grande maioria da população e do poder público esteja imbuída no sentido de extirpar este tipo de prática. Os Estados Unidos, neste quesito, jamais poderiam ter sido nosso paradigma.

Espera-se, sinceramente, que isto seja apenas uma coisa passageira e que a violência e o neonazismo sejam combatidos com muito rigor, conforme dita a Constituição da República brasileira.

Podemos imitar os Estados Unidos em muitas coisas, mas nunca erigindo fábricas de tragédia. Sejamos, pois, patriotas de verdade e, juntos, digamos não à covardia e ao tresloucado ato de se impor pela violência.

 Acossado voltou

Tome nota: está disponível, na plataforma de streaming MUBI, o filme Acossado (1960), clássico de Jean-Luc Godard, morto em setembro do ano passado, aos 91 anos, que marcou a geração deste Repórter PH.

Primeiro longa do cineasta francês, Acossado segue o itinerário de um ladrão (Jean-Paul Belmondo) que acaba de roubar um carro e matar um policial. Perseguido pela polícia, ele tenta convencer sua namorada americana (Jean Seberg) a ir para a Itália.

Com referências culturais, montagem agitada e improvisação, o filme se tornou a bandeira nouvelle vague. Também estão no MUBI outros títulos de Godard: O Desprezo, Masculino-Feminino e Duas ou Três Coisas que Eu Sei Dela.

 Para escrever na pedra:

“Ter um filho ingrato é mais doloroso do que a mordida de uma serpente!” De William Shakespeare.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.