Prêmio Camões para Chico Buarque
E mais: Jantar de Gala em Queluz
Prêmio Camões para Chico Buarque
Lembro ainda hoje: em 2019 eu estava visitando Portugal e vi a euforia dos portugueses com escolha do cantor, compositor e romancista brasileiro Chico Buarque para receber o Prêmio Camões daquele ano, cuja cerimônia de entrega foi adiada porque o então Presidente Jair Bolsonaro se recusou a assinar o documento que certifica a distinção, afirmando que assiná-lo não estava nas suas prioridades.
Agora, finalmente foi confirmado que Chico Buarque receberá o prêmio literário mais importante do universo da língua portuguesa, instituído pelos governos brasileiro e português, o Prêmio Camões 2019, no dia 24 de abril, numa cerimónia conjunta entre os Presidentes da República de Portugal e do Brasil.
A cerimónia, que acontecerá no Palácio Nacional de Queluz, por volta das 16h, está integrada na visita oficial de Lula da Silva a Portugal.
Prêmio Camões para Chico Buarque…2
O reconhecimento da “qualidade e transversalidade” da obra de Chico Buarque foi então realçado pelo júri da 31ª edição do Prêmio Camões e constituído por Manuel Frias Martins e Clara Rowland (Portugal), Antonio Cícero e Antonio Hohlfeldt (Brasil), Ana Paula Tavares (Angola) e Nataniel Ngomane (Moçambique).
Logo após o anúncio, Manuel Frias Martins afirmava: “Não estamos a premiar o músico. Estamos a premiar o homem da literatura”.
O professor da Faculdade de Letras de Lisboa sublinhava ainda a unanimidade do júri na atribuição do Prêmio Camões “a um escritor de grande qualidade na poesia, um dramaturgo de grande qualidade e, sobretudo, um romancista de grande qualidade”.
Chico Buarque é autor dos romances Estorvo (1991), Benjamim (1995), Budapeste (2003), Leite Derramado (2009) e O Irmão Alemão (2014) e roteirista e co-roteirista de cinco filmes.
Lançado em 1988, o Prêmio Camões foi pensado para destacar autores da língua portuguesa e tem valor de 100 mil euros, custeado pelas duas nações.
Jantar de Gala em Queluz
Minha memória registra: em maio de 1986, tive a honra de participar de um encontro de dois presidentes, do Brasil e de Portugal, no famoso Palácio de Queluz que muitos afirmam ser parecido com o Palácio dos Leões.
Foi durante o jantar de gala que o então presidente José Sarney ofereceu em homenagem ao então presidente Mário Soares, com a presença do então primeiro-ministro Cavaco Silva.
Nessa noite vesti pela primeira vez – e talvez a única – uma casaca para participar de uma cerimônia de gala.
Tive como companheiros de mesa, entre outros, os escritores Josué Montello e Marcos Vinicius Vilaça, a princesa Dona Theresa de Orleans e Bragança e o jornalista Fernando César Mesquita, que nessa noite foi convidado pelo então presidente Sarney para ser governador da Ilha de Fernando de Noronha.
Jantar de Gala em Queluz...2
A propósito da elegante princesa Dona Thereza de Orleans e Bragança, que faleceu em 2011, vale lembrar que alguns anos depois do meu encontro com ela em Portugal, fui apresentado à sua irmã, Dona Isabel, a Condessa de Paris (1911-2013), no lançamento da edição francesa do romance “Saraminda”, de José Sarney, na Casa de Las Americas, em Paris.
Sobre a Condessa, Josué Montello contava um fato pitoresco ocorrido durante uma visita que ela fez ao Rio de Janeiro para testemunhar o casamento de uma sobrinha da Família Real Brasileira.
Quando desembarcou no Rio a imprensa só falava na crise gerada no Brasil pelo famoso Caso Para-Sar, um plano terrorista arquitetado em 1968 pelo brigadeiro João Paulo Burnier para desacreditar e reprimir os oposicionistas da ditadura militar que então governava o Brasil.
No Aeroporto do Galeão os repórteres perguntaram à Condessa como estava sendo a repercussão do Caso Para-Sar na capital francesa?
De forma diplomática, ela respondeu: “Em Paris só se fala no casamento da minha sobrinha”.
Reflexão a Deus
Certa vez, ainda adolescente, perguntei ao Frei Dionísio, pároco da Igreja de São Sebastião, em Presidente Dutra, por que a Sexta-feira Santa era o único dia do ano sem missas na Igreja Católica?
O frade capuchinho italiano explicou que a ata é marcada pelo silêncio da morte de Cristo e reservada para a reflexão dos católicos.
A partir daí fiquei sabendo que a Sexta-feira Santa é o único dia do ano em que a Igreja Católica não celebra nenhuma missa – em todos os outros dias, inclusive da própria Semana Santa, as celebrações acontecem normalmente.
De acordo com a tradição cristã, a data religiosa que relembra a crucificação de Jesus Cristo deve ser marcada pelo silêncio, justamente pela morte de Jesus.
Na minha cidade natal, até hoje o dia é reservado para a reflexão dos católicos, que aproveitam a oportunidade para agradecer a Jesus Cristo enquanto se aguarda a celebração da ressureição na Páscoa.
Ou seja, para os católicos, o dia é marcado pelo silêncio da morte de Cristo, um dia reservado para a reflexão a Deus.
Um gigante enlatado
Um dos símbolos das águas doces da Amazônia, o pirarucu pode ultrapassar os três metros de comprimento e pesar mais de 300 quilos.
Mas, se depender da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), muito em breve ele estará disponível em uma versão bem mais compacta e nas prateleiras dos supermercados.
A instituição desenvolveu o filé de pirarucu em conserva, que já está em fase final de testes.
Um gigante enlatado…2
A Embrapa avaliou tanto os peixes de cativeiro quanto os de manejo comunitário. Foram usados filés de diferentes partes do corpo do animal com o objetivo de investigar se todas eles respondem de maneira positiva e equânime ao processo de conserva ou se adaptações seriam necessárias.
Os peixes filetados foram colocados em uma solução de salmoura a 3%, uma água saturada de sal utilizada para preservar e intensificar o sabor.
Também foram feitos processos de esterilização e retirada do oxigênio, que elimina o excesso de vapor de ar e evita problemas sanitários.
A conserva de pirarucu foi submetida a testes de análise sensorial e de aceitação da carne, realizados com voluntários vendados.
A conserva elaborada com o pirarucu da piscicultura foi a preferida em comparação à elaborada com o peixe oriundo da pesca. Os peixes de criação se sobressaíram nos atributos textura, sabor e impressão global.
Um gigante enlatado…3
Foi durante as guerras napoleônicas e a crescente necessidade da França de estocar comida de maneira mais duradoura e higiênica que o então imperador Napoleão Bonaparte ofereceu 12 mil francos para quem criasse um novo processo de conservação de comidas.
A tecnologia de enlatar alimentos foi desenvolvida em 1795 pelo cozinheiro francês Nicolas Appert, que inicialmente usava garrafas para o processo.
O nome dele está eternizado no método, que é conhecido como apertização. Ele não morreu rico, apesar do sucesso dos produtos, que logo ganharam o mundo.
Em 1810, o comerciante britânico Peter Durand patenteou um método próprio focado somente em latas, criando assim o processo moderno de enlatamento de alimentos.
DE RELANCE
Abandono e prisão
Passageiros que embarcavam em um voo internacional partindo de Belém, no fim de semana, foram surpreendidos por uma ação da Polícia Federal para cumprimento de mandado de prisão por abandono material, que ocorre quando a pessoa tem a obrigação de ajudar parentes (cônjuge, filhos menores e pais idosos) financeiramente, mas deixa de fazê-lo sem motivo razoável.
O homem alvo da ação vinha de Minas Gerais e foi preso durante a escala na capital paraense.
Canabidiol
Em alguns estados, tramitam nas assembleias legislativas projeto de lei que tem como objetivo instituir a política estadual de fornecimento gratuito de medicamentos formulados de derivado vegetal à base de canabidiol (CBD), em associação com outras substâncias canabinoides, incluindo o tetrahidrocanabinol (THC), pelo Poder Executivo, em caráter de excepcionalidade, nas unidades de saúde públicas estaduais e nas privadas conveniadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Considerado pela medicina como alternativa para o tratamento de casos severos de várias doenças neurológicas, o canabidiol ainda não tem distribuição gratuita por meio do SUS no país, exceto pelo estado de São Paulo.
Atualmente, nos casos não cobertos por lei nos Estados é necessária autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para importação desses medicamentos do exterior.
Outono em pele e osso
Outono chega, mesmo que o verão, irmão mais moço espiche a estação do sufoco e torne tardio entre nós aqui dos trópicos, o clima doce, o frio que nos liberta do calorão em pele e osso, como poetou Bandeira Tribuzi.
Outono é o coração do ano, sua pulsação, seu abandono, encontro que vira adeus, janela de trem em cais do porto .
É quando vens, no colo do sonho, braço de mim, saída de banho, a dormir comigo, depois do tombo da fruta que cai ao desistir da planta que a sustenta, E se aninha em fogo brando.
100 dias de Lula
Símbolo do fim da primeira etapa do mandato, data chega nesta segunda-feira, sob expectativas em relação à divulgação do projeto de lei do arcabouço fiscal.
A proposta e a reforma tributária são as duas prioridades do governo para gerar crescimento.
Enquanto tenta desatar o nó das finanças, o Planalto também relançou políticas que se sobressaíram em gestões passadas.
Novo marco fiscal
“Eu me lembro do Grande Sertão: Veredas, em que Riobaldo tenta vender a alma ao diabo e o diabo nem responde. É mais ou menos o que está acontecendo com o arcabouço”.
A frase é de Lindbergh Farias, Deputado federal (PT-RJ), em um episódio de “fogo amigo”, usando obra de Guimarães Rosa para criticar a proposta do novo marco fiscal.
Falta de informação
Uma pesquisa realizada no Brasil revelou que cerca de 30% dos responsáveis por crianças já pensaram em não vacinar seus filhos, o que tem sido causado principalmente pela falta de informação sobre imunização e pela desinformação por meio de notícias falsas.
O estudo, conduzido pelo NetLab, do Laboratório de Pesquisas da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, contou com mais de 1,5 milhão de notícias falsas sobre vacinas publicadas e compartilhadas em redes sociais entre fevereiro e março deste ano.
A campanha “Mais que um palpite”, promovida pela Sociedade Brasileira de Pediatria, busca reverter esses números e elucidar conhecimentos populares equivocados sobre saúde infantil, como “leite é tudo igual” e “se ficar no sereno vai pegar pneumonia”.
A iniciativa procura informar os pais de maneira correta e incentivá-los a não seguir conselhos médicos de não especialistas, mas sim buscar atendimento com médicos pediatras.
Falta de informação...2
A falta de informação e a disseminação de notícias falsas sobre vacinas têm sido um dos principais fatores que influenciam na hesitação de pais em vacinar seus filhos.
Muitas das publicações falsas são emitidas com o intuito de desacreditar a eficácia das vacinas, contando com narrativas a respeito da imunização natural, efeitos colaterais e falsos estudos internacionais.
Teorias de conspiração de controle populacional também são veiculadas.
As redes sociais, como o Whatsapp, Telegram, Instagram, Facebook, Twitter e Tik Tok, são os principais veículos de compartilhamento dessas notícias falsas.
Conselho apóia
O Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), órgão ligado ao Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, divulgou nota pública apoiando a decisão das organizações e associações de jornalistas de mudar a política de divulgação de ataques, como o que ocorreu na creche em Blumenau.
Uma das principais medidas foi evitar divulgar o nome e a imagem dos responsáveis pelos ataques.
Para escrever na pedra:
“Há mais coisas entre o céu e a terra, Horácio, do que sonha a tua vã filosofia”. De William Shakespeare.
TRIVIAL VARIADO
A Páscoa crista, celebrada ontem, tem origem na Pessach judaica, que simboliza a libertação de 400 anos de escravidão no Egito e a travessia do Rio Vermelho rumo à Terra Prometida. As datas quase coincidem, tal qual agora.
No cristianismo, a Páscoa significa a ressurreição de Cristo, ainda que muitos pensem que é só empanturrar-se de chocolate. No judaísmo, é o ressurgir da liberdade para o povo de Israel.
Não é só isso, porém, que aproxima as duas datas. A última ceia de Cristo com os apóstolos foi um jantar de Pessach e aí está a fonte teológica dos católicos e luteranos.
Leonardo da Vinci imortalizou a cena numa pintura cuja reprodução adorna a maioria dos lares no Ocidente.
Em suma: no fundo, trata-se de uma só data que, de forma diferente mas próxima, festeja a ressurreição, pois libertar-se da escravidão é, também, uma forma de ressuscitar.
É assim que, no rito católico, o papa lava os pés de pessoas do povo numa demonstração da humildade que deve pautar nossas vidas. Nos últimos anos, com o papa Francisco, o lava-pés deixou de ser apenas um ritual a esmo e se transformou num exemplo concreto de serviço à vida.
A bela Gabi Sobral vai vai reunir amigos no seu Bistrot Grand Cru, na Ponta d´Areia, para comemorar os seus 45 anos de idade, no próximo domingo, dia 16, a partir das 13h.
Massacres em escolas: o Ministério da Justiça anunciou sexta-feira a criação de um canal de denúncia para combater ataques nas escolas.
De Luis Felipe Salomão, corregedor do Conselho Nacional de Justiça, ao criticar magistrados que se comportam como paladinos: 'Juiz não é vingador'. Ele afirma que a democracia foi preservada graças à ação enérgica do Judiciário.
Desmatamento na Amazônia: o número de multas por desmatamento e outras infrações na região amazônica, no 1º trimestre de 2023, aumentou 219%.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.