PH Revista: Khamille Hernandez sorri para a vida
E mais: Brandão na China
CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA
Candidato dos sonhos
Não é segredo para ninguém que o deputado estadual Neto Evangelista sonha em ser o candidato a prefeito de São Luís ungido pelo Palácio dos Leões.
O próprio parlamentar tem dito em roda de amigos que goza de muito prestígio na família do governador Carlos Brandão.
O que pesa contra Evangelista, porém, são as alianças das quais participou nas últimas eleições e o fiasco como candidato na eleição municipal de 2020.
Candidato viável
O governador Carlos Brandão já disse que não tem pressa em assumir defesa de candidatos a prefeito da capital maranhense.
A quem tem lhe perguntado sobre apoio, Brandão tem dado uma resposta um tanto lacônica: “Viabilize-se!”.
Com isso, o chefe do poder executivo estadual vai ganhando tempo para montar a sua estratégia de 2024, já de olho em 2026.
De olho na ruptura
Nesse cenário de costuras políticas para as eleições de 2024 e 2026, há quem opte pelo silêncio agora para ser lembrado lá na frente.
O prefeito Eduardo Braide, por exemplo, está convicto de que não terá dificuldades para a reeleição na prefeitura de São Luís no ano que vem.
E já faz planos para ser o candidato ao governo estadual em 2026 com o apoio de Brandão, em caso de uma eventual ruptura entre o atual governador e o ministro Flávio Dino.
Bueiro no nível?
Por falar em Eduardo Braide, vale a pena lembrar que ele divulgou com um certo alarde, no início do mandato, um programa de asfaltamento que visava eliminar os buracos provocados pelas tampas de galerias.
A ideia da prefeitura, batizada de “Bueiro no nível”, fez um certo sucesso em vias movimentadas da cidade, como a avenida dos Holandeses.
Acontece que, depois de dois anos, os desníveis dos bueiros estão voltando, para desespero dos motoristas.
Brandão na China
O governador Carlos Brandão voltou a arrumar as malas para integrar a comitiva presidencial que irá à China.
Ele é um dos convidados do presidente Lula para participar dessa viagem que irá sacramentar importantes negócios para o Brasil.
Para Brandão, viajar à China não é nenhuma novidade. Como vice-governador, ele fez pelo menos três viagens àquele país divulgando as potencialidades econômicas do Maranhão.
Assis Chateaubriand?
O advogado Willer Tomaz decidiu fincar bandeira em definitivo no Maranhão.
Depois de adquirir as ações do grupo Difusora de Comunicação, ele acaba de comprar também a Rádio Nova FM e o sinal da TV Band.
Além disso, ele trabalha silenciosamente, junto ao Ministério das Comunicações, para conseguir concessões de emissoras de rádio e TV no interior do Maranhão.
Ainda não se sabe ao certo o que tem motivado o advogado a expandir seus domínios pelo Maranhão.
Vagas no Senado
Nas eleições de 2026, com o fim dos mandatos de Eliziane Gama e Weverton Rocha, os maranhenses poderão votar em dois nomes para compor o Senado.
É claro que os dois há muito já andam se mexendo para renovar os seus mandatos.
O problema é que vem gente forte aí de olho nas vagas, alguns com grande capital político; outros, com muito capital propriamente dito.
-------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------
DE RELANCE
Prevenção à barbárie
Há não muitos anos os brasileiros observavam a onda de massacres em escolas nos Estados Unidos com um misto de estupefação e alívio. O espanto se devia à barbárie em si.
O consolo, ao fato de não existirem atrocidades semelhantes a atingir estudantes e professores por aqui, a despeito das altas taxas nacionais de incidência dos demais diversos tipos de crimes.
Esse conforto não existe mais. Ainda antes do brutal ataque de quarta-feira a uma creche de Blumenau (SC), que deixou quatro crianças mortas, noticiou-se um estudo da Unicamp mostrando que, de 2002 até a última semana, o país teve 22 episódios do gênero.
Mas foi notado um inquietante aumento de ocorrências a partir do segundo semestre do ano passado. Em apenas oito meses, de agosto a março, foram nove ataques, sem contar o mais recente, em Santa Catarina.
Prevenção à barbárie…2
A escalada da brutalidade acende o sinal de alerta na sociedade. Não há como deixar de adotar ações imediatas de precaução para evitar novos casos e pensar em um conjunto de medidas transversais, desde a área de segurança até a saúde pública, para a prevenção no longo prazo.
Junto a isso, é necessário buscar compreender as raízes da revolta que leva à selvageria, um ponto de partida para construir iniciativas mais eficazes à frente.
As ações mais urgentes se devem, entre outras razões, à consciência de que estes episódios, infelizmente, funcionam como uma espécie de gatilho a encorajar outros indivíduos a cometer atos parecidos.
Prevenção à barbárie…3
Diante disso, o governo federal anunciou ainda na quarta-feira a disposição de liberar até R $150 milhões para Estados e municípios ampliarem as patrulhas escolares em todo o país feitas por policiais militares e guardas civis.
Espera-se que, de fato, seja uma medida implementada com a devida celeridade.
Soma-se a iniciativas como essa a intenção manifestada por vários veículos de comunicação de não mais publicar nomes, imagens e detalhes pessoais dos assassinos, além de minúcias dos ataques.
Pesquisas sobre o tema mostram que a busca por notoriedade é outro fator a estimular ações violentas semelhantes. É o chamado efeito contágio.
-------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------
Licitações e Contratos
Já estão praticamente esgotadas as inscrições para o 2º Seminário Norte/Nordeste de Licitações e Contratos que será realizado em São Luís, nos dias 26 a 28 deste abril, no hotel Blue Tree Towers, no Calhau, sob a coordenação do parceiro comercial da Elo Consultoria, Antonio Holanda Sobrinho.
O evento reunirá três grandes nomes na área de licitações e contratos, para abordar todos os principais temas da Nova Lei de Licitações, já em vigor, preparando os agentes envolvidos para essa impactante e relevante mudança legislativa.
Os palestrantes são Ronny Charles (Coordenador científico), Renato Fenili (Presidente da Comissão Especial de Transição da Nova Lei de Licitações e Contratos no Estado de São Paulo) e André Maia (Ex-Presidente da Comissão Permanente de Licitação da Assembleia Legislativa do Maranhão).
Licitações e Contratos...2
A Nova Lei de Licitações (de nº 14.133/2021) passou a reger todo o universo das contratações públicas, substituindo a Lei nº 8.666/93, a Lei nº 10.520/2002 (Lei do pregão) e o Regime Diferenciado de Contratações (RDC), sendo de aplicação obrigatória para todos os agentes públicos e privados que atuam com licitações e contratos.
A Nova Lei trouxe diversas inovações, admite certa margem de discricionariedade na modelagem da licitação e traz novos institutos, incluindo inovações, ferramentas, novos direitos para os fornecedores, novas competências para os agentes públicos e disposições outras, há muito tempo reclamadas no ambiente licitatório, representando, sem dúvida, avanços em relação ao regime geral de licitações e contratações públicas.
É um novo marco legal, com impactantes mudanças no regime das licitações e contratos celebrados no âmbito das Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, que impõe o conhecimento de suas regras para uma atuação eficiente e segura.
-------------------------------------------------------
-------------------------------------------------------
Moda masculina
Rafael Saldanha, que esteve há poucos dias revendo Nova York, conta que, na moderna metrópole, os homens podem se sentir em casa na hora de fazer suas compras.
É que a tradicional marca francesa Hermès dispõe agora de um espaço dedicado completamente à moda masculina, a Hermès Man on Madison, na balada Madison Avenue, número 690.
São aproximadamente 230 metros quadrados, divididos em quatro andares, voltados para ready-to-wear, acessórios e lifestyle masculino, para que o homem moderno e sofisticado possa comprar muito mais do que as elegantes gravatas de seda da marca.
O último andar é dedicado inteiramente a produtos feitos sob medida.
O Jogo dos Peões
Uma vez a cada século, os deuses de Hosa realizam uma competição para escolher quem governará o Trono de Jade. Cada deus escolhe um campeão, e o destino do céu e da terra depende do vencedor.
Mais do que ser o soberano sobre Tianmen, quem sentar no Trono de Jade também pode ter o poder de acabar com a guerra, e a deusa criança das coisas Perdidas e nunca Recuperadas, Natsuko, quer que finalmente a paz reine sobre os humanos.
Ela tem uma única chance, e escolhe a decadente estrategista Yuu para ser sua heroína. Mas como contar com a vitória que depende de uma comandante fracassada?
O Jogo dos Peões...2
A Faro Editorial lança este mês um novo livro do autor de literatura fantástica, Rob J. Hayes, “O Jogo dos Peões”.
Ambientado no leste asiático e trazendo as lendas orientais de samurais, shinigamis, espíritos, magia, mitos, demônios e muita ação, o livro faz uma homenagem ao estilo wuxia, e vai agradar aos fãs de clássicos do cinema como “O Tigre e o Dragão” e “O Clã das adagas voadoras”.
-------------------------------------------------------
Para escrever na pedra:
“Opinião pública é quando um interesse poderoso contrariado se manifesta. O resto é ruído da plebe. Nós, não conta”. De William Shakespeare.
TRIVIAL VARIADO
A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão - FAEMA, realiza no próximo dia 17, cerimônia de posse do Conselho Jurídico da entidade. O evento ocorrerá no auditório Reginaldo Oscar de Castro, na sede da OAB - Ordem dos Advogados do Brasil - Conselho Seccional do Maranhão.
O Conselho Jurídico é composto por advogados indicados pelas mais diversas entidades do setor produtivo rural do Maranhão e conta com o apoio da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA e da Comissão de Direito do Agronegócio da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Maranhão.
O agronegócio tem se destacado no Brasil, Maranhão e no mundo, e as suas cadeias produtivas têm colaborado para economia do país e do estado melhorando os índices sociais, agrícola, fundiário e desenvolvimento sustentável.
O evento terá como convidado o diretor jurídico da CNA, Dr. Rudy Ferraz, que proferirá a palestra “Temas relevantes para o Agronegócio em pauta no Supremo Tribunal Federal - STF”.
Ontem, 7 de abril, transcorreu o Dia do Jornalista. A data celebra os profissionais responsáveis por apurar, buscar, checar e transmitir as notícias para levar informação às pessoas. É um trabalho fundamental que exige ética e compromisso com a verdade.
No entanto, nos últimos anos, o crescente aumento de fake news, que desinformam a população, coloca em risco a credibilidade dos jornalistas. Como consequência, a violência enfrentada no exercício do ofício é um dos grandes desafios da profissão hoje em dia.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.