(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Homenagem com a Medalha Sousândrade

Mais: Exposição sobre Frida Kahlo

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h37
Diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa recebeu ontem a Medalha Sousândrade
Diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa recebeu ontem a Medalha Sousândrade

A Universidade Federal do Maranhão realizou, ontem, no Palácio Cristo Rei, a entrega da Medalha Sousândrade ao diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa.

Graduado em Engenharia Elétrica pela UFMA (2002), Sandoval é mestre em Engenharia Elétrica – Regulação Técnica e Econômica de Transmissão de Energia Elétrica – pela Universidade de Brasília; pós-graduado em Administração de Empresas, com ênfase em Estratégia, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Ele é servidor de carreira da Aneel desde 2005, foi Especialista em Regulação de Serviços Públicos (2005-2014), Assessor da Diretoria (2014-2015), Superintendente de Regulação dos Serviços de Transmissão (2015-2017) e Superintendente de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade (2017-2018). Em maio de 2018, Sandoval assumiu uma das diretorias da Aneel. Também exerceu a função de diretor da Associação Brasileira de Agências de Regulação (Abar) de 2018 a 2020 e, antes da Aneel, teve passagens pela Chesf e Cemar (atual Equatorial Maranhão).

Homenagem…2

Por sua contribuição para o estado e ser egresso da UFMA, o reitor Natalino Salgado outorgou a Sandoval de Araújo Feitosa a Medalha Sousândrade, que foi instituída pelo Conselho Universitário (Consun), em 22 de setembro de 1981, a fim de homenagear pessoas que contribuem ou contribuíram de forma significativa na estruturação, no funcionamento e na projeção da Universidade e também concedida a personalidades que trabalham em prol do desenvolvimento da educação, da cultura e para o engrandecimento do Maranhão.

A Medalha tem esse nome em homenagem a Joaquim de Sousa Andrade, publicamente conhecido por Sousândrade, um dos maiores poetas do Brasil.

Ele foi presidente do primeiro Conselho Municipal de São Luís, construiu escolas municipais mistas e noturnas na cidade, idealizou a bandeira do estado e foi um dos primeiros intelectuais que tentou construir uma universidade no estado.

Composição do Senado

Com posse dos novos senadores, na tarde de ontem, o PSD passa a ser a maior bancada do Senado no início da legislatura, com 15 senadores.

A segunda bancada será o PL, com 12 membros, e a terceira, o MDB, com 10.

Completam a composição do Senado o PT (9), o União Brasil (9), o PP (6), o Podemos (5), o PSB (4), o Republicanos (4), o PDT (3), o PSDB (3) e a Rede (1).  

Maranhão de fora

Nenhum parlamentar maranhense foi eleito para compor a Mesa Diretora do Senado Federal.

Já se foi o tempo do Maranhão ter peso naquela Casa.

Eleição na Câmara

O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), foi reeleito ontem para mais dois anos no cargo com a maior vantagem de votos na história da Casa desde a promulgação da Constituição. Foram 464 votos.

Lira assume a condição de principal força política no Congresso com quem o governo do presidente Lula terá que manter diálogo.

Empoderado, o político alagoano deu ao centrão os principais postos de comando da Casa.

Antes do alagoano, só tiveram maior votação na Casa, João Paulo Cunha (PT), em 2003, e Ibsen Pinheiro (PMDB), em 1991. Ambos obtiveram 434 votos.

DE RELANCE

Exposição sobre Frida Kahlo

Aberta ontem em São Paulo a Exposição Imersiva sobre Frida Kahlo, a grande artista mexicana que é homenageada do Almoço de aniversário do PH Revista, próximo dia 11 de fevereiro, por meio da concepção cenográfica da designer e decoradora Cintia Klamt Motta

A mostra, no estacionamento do Shopping Eldorado, na zona oeste da cidade, é a maior exposição imersiva sobre a vida e a obra da mexicana Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón, a Frida Kahlo (1907-1954).

A exibição é uma biografia imersiva, com coleções de fotografias históricas, filmes originais, ambientes digitais, instalações artísticas e itens de colecionador.

O público passa por dez ambientes, em uma área de 2.000 metros quadrados, que narram a vida e exibem a obra da pintora sem a necessidade de apresentar fisicamente as obras originais dela.

Frida Kahlo em exposição imersiva em São Paulo
Frida Kahlo em exposição imersiva em São Paulo

Camiseta do PH Revista

No próximo sábado, dia 4, faremos a segunda etapa da entrega das camisetas-fantasias aos convidados para o Almoço de comemoração dos 44 anos de circulação do caderno PH Revista.

No mesmo espaço do Rio Poty Hotel em que ocorreu a primeira etapa de entrega das camisetas aos convidados, no último fim de semana, Teresa Martins e este Repórter PH estarão a postos no próximo sábado, a partir das 10h.

As t-shirts (ou camisetas-fantasias), como se sabe, são de uso obrigatório para acesso à tarde/noite de muita alegria e fantasia, em clima de pré-Carnaval, que estaremos realizando no dia 11 de fevereiro, a partir das 14h, na mais bela casa de festas do Maranhão: o Palazzo Eventos, no Araçagi.

Camiseta do PH Revista...2

A volta do tradicional almoço de aniversário do PH Revista marcará a 31ª edição do evento, após ser cancelado durante dois anos por causa da pandemia.

A camiseta, como se sabe, é o passaporte para acesso ao Almoço, mas os convidados precisam também de ter o seu nome conferido na lista de convidados que ficará na entrada da festa e a conferência, como sempre, será muito rigorosa para evitar fraude.

Muitos convidados estão transformando as camisetas em lindas fantasias inspiradas na cultura Mexicana, nossa grande homenageada deste ano.

Críticos literários indicam

Um livro que está dando o que falar e que ganhou a simpatia da crítica literária mais antenada do país, é Um Defeito de Cor (editora Record);

Trata-se de um caso raro na historiografia da literatura brasileira. A história da personagem Kehinde é a história do Brasil. Ana Maria Gonçalves ergue uma narração pungente sobre a fundação de um país cujas estruturas escravagistas são mantidas até hoje.

A infância, a adolescência, a vida adulta e a velhice de Kehinde nos revelam uma experiência negra nunca antes vista do ponto de vista ficcional.

Uma das grandes obras literárias do século 21.

 

Os ex-prefeitos de Caxias Paulo e Márcia Marinho, ao lado dos filhos Paulo Marinho Junior, Larissa e João Victor
Os ex-prefeitos de Caxias Paulo e Márcia Marinho, ao lado dos filhos Paulo Marinho Junior, Larissa e João Victor

Os Marinho em festa

Em São Paulo, na Vila dos Ipês, os ex-prefeitos de Caxias Paulo e Márcia Marinho, ao lado dos filhos Paulo Marinho Junior, Larissa e João Victor, comemoraram a formatura de João Victor, o filho caçula, no curso de arquitetura da Faculdade de Belas Artes.

 

A ex-prefeita de Caxias, Márcia Marinho, toda feliz, ao lado do filho recém formado em arquitetura
A ex-prefeita de Caxias, Márcia Marinho, toda feliz, ao lado do filho recém formado em arquitetura

A frase de Haddad

Li um comentário do jornalista Tulio Milman e faço coro com ele quando dá eco a uma frase do ministro da Fazenda, Fernando Haddad ao falar sobre a reforma tributária: “a ideia é copiar o que deu certo no mundo”.

Milman diz: tomara que os seus 36 colegas de ministério e o presidente escutem. E repitam o mesmo mantra.

O benchmarking, processo de estudo e adoção das melhores práticas em um mercado, poderia começar por aqui: se o o atual governo olhasse para o que deu certo no mundo, jamais teria 37 ministérios.

Os Estados Unidos, por exemplo, têm 15. A Alemanha, 16.

Uma ideia inspiradora

Se eu tivesse a missão de entrevistar o presidente, faria uma proposta: “O senhor ganha um doce se disser, de cor, os nomes e as pastas de todos os seus ministros”.

Imagine uma empresa com 37 vice-presidências. O mês termina antes que o CEO converse individualmente com todos os seus principais executivos.

De fato, a ideia inspiradora de Haddad, se implementada no governo todo, causaria um tsunami. Milhares de cargos de confiança seriam cortados, as nomeações seriam mais técnicas e menos políticas.

Se, na reforma tributária, Haddad realmente copiar o que deu certo no mundo, já será um grande passo.

Para escrever na pedra:

“Todas as minhas sensações podem estar me enganando, como me engano quando sonho e acredito que o sonho é realidade”. De René Descartes.

TRIVIAL VARIADO

O Flamengo embarca hoje à noite para o Marrocos para disputer o Campeonato Mundial de Clubes. O primeiro jogo será em Tanger, e a final acontece em Rabat, capital do país. As duas cidades estão a 250 quilômetros de distância.

Há ainda uma possibilidade, que os rubro-negros nem cogitam, de o segundo jogo ser pela disputa do terceiro lugar, caso o Flamengo perca a semifinal. Esta partida está marcada para sábado (11), às 11h30 (horário de Brasília), também em Rabat.

Além de Fernando Sarney, na condição de vice-presidente da CBF e Conselheiro Mundial da FIFA, sabe-se de muitos outros nomes que estarão em Marrocos. Um deles é o empresário Glauber Gentil, diretor da Gentil Negócios, que esta semana embarca para a Europa.

Aliás, a família Gentil tem encontro marcado para esta semana em Portugal. 


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.