Pergentino Holanda

Lindo sorriso de Teresa Travassos eternizado

Mais: Congresso sobre Gestáltica

PH

O sorriso da bela Teresa Travassos ficou eternizado nesta foto de Herbert Alves, no lindo Réveillon do Rio Poty Hotel & Resort. Desde ontem o registro passou a ser apenas um retrato na parede... E como dói!...
O sorriso da bela Teresa Travassos ficou eternizado nesta foto de Herbert Alves, no lindo Réveillon do Rio Poty Hotel & Resort. Desde ontem o registro passou a ser apenas um retrato na parede... E como dói!...

---------------------------------------------------

Recorde do Terminal Portuário

O Terminal Portuário São Luís (TPSL), administrado pela VLI – companhia de soluções logísticas que opera ferrovias, portos e terminais – registrou recorde na movimentação de cargas em 2022.

Foram 5,4 milhões de toneladas de carga geral transportadas, representando o maior volume desde 2015, um ano após a companhia ter iniciado a operação do ativo, quando movimentou 4,9 milhões de toneladas.

A marca histórica é reflexo do crescimento do Corredor Norte que, por meio da Ferrovia Norte-Sul (FNS), opera o escoamento da produção de grãos do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), Mato Grosso, Pará e Goiás, pelo Terminal Portuário São Luís.

Recorde do Terminal...2

O mix de cargas movimentadas no TPSL inclui insumos minerais e cargas do agronegócio, com destaque para os grãos – mais precisamente soja e milho.

Na comparação com 2021, o fluxo desse tipo de carga cresceu 900 mil toneladas.

O avanço da produção de grãos aliado a operações logísticas integradas e uma gestão voltada excelência na experiência do cliente são fatores decisivos para o desempenho recorde do terminal.

Além disso, boas taxas operacionais, menor tempo de espera e embarque e previsibilidade de line-up estão entre os fatores que também contribuem para o crescimento do TPSL.

Festival nesta sexta

O I Festival Ayó de Música Negra do Maranhão acontece nesta sexta-feira, a partir das 18h, no Convento das Mercês.

A primeira edição é uma amostra do que o terceiro estado brasileiro de maior população negra herdou e atualiza cotidianamente com seus mestres e mestras da cultura.

O festival busca valorizar música negra produzida no estado e é mais uma oportunidade de visibilidade e confraternização de artistas maranhenses.

Metodologias Ativas

Novos caminhos para aprendizagem, uso de metodologias ativas, tecnologias aplicadas à educação, postura e prática em sala de aula e avaliação de desempenho são temas a serem abordados no ‘Curso de Metodologias Ativas: Prática e Inovação’, a ser ministrado na Faculdade de Negócios Faene de 25 a 28 de janeiro.

O curso, com carga horária de 40 horas, será ministrado on-line e presencialmente pela professora Elaine Sousa, mestra em Educação e com mais de 15 anos de experiência nessa área. As matrículas estão abertas.

Escolas comunitárias

A Prefeitura de São Luís promove no Teatro da Cidade o I Encontro de Formação da Rede de Escolas Comunitárias com o tema “Gestão escolar, caminhos compartilhados”.

A ação, voltada para gestores, diretores, professores e merendeiras, reforça o compromisso do prefeito Eduardo Braide com a melhoria contínua da educação municipal e com a valorização de todos os profissionais que fazem parte das 148 escolas comunitárias conveniadas à rede municipal de ensino.

Congresso sobre Gestáltica

Abertas as inscrições para o XVIII Encontro Nacional de Gestalt-Terapia e XV Congresso Brasileiro da Abordagem Gestáltica, com tema central “Pensando uma ética decolonial”.

Os eventos serão realizados no período de 6 a 8 de setembro, no Centro Pedagógico Paulo Freire, na Universidade Federal do Maranhão.

A iniciativa permitirá a discussão de temas de grande interesse para acadêmicos e profissionais que atuam no campo da psicologia, possibilitando debates e interlocuções que favoreçam a construção e ampliação do conhecimento na perspectiva gestáltica.

Gestão escolar

No Teatro da Cidade, está em andamento o I Encontro de Formação da Rede de Escolas Comunitárias, com o tema “Gestão escolar, caminhos compartilhados, uma iniciativa da Prefeitura de São Luís.

A ação, voltada para gestores, diretores, professores e merendeiras, reforça o compromisso do prefeito Eduardo Braide com a melhoria contínua da educação municipal e com a valorização de todos os profissionais que fazem parte das 148 escolas comunitárias conveniadas à rede municipal de ensino.

Expansão de voos

O governador Carlos Brandão recebeu o gerente de Relações Institucionais da Gol, Ciro Camargo, para tratar das operações da companhia aérea no Maranhão e da expansão dos voos. A reunião resultou no anúncio da retomada dos voos diretos São Luís/Galeão (RJ) e São Luís/Imperatriz, além do novo voo da Gol São Paulo/Barreirinhas.

O governo estadual e a Gol firmarão termo de cooperação técnica para concessão de benefício fiscal na redução dos impostos no querosene de aviação para a ampliação das operações no estado, principalmente na expansão da malha aeroviária de cidades como Barreirinhas e Imperatriz.

DE RELANCE

O desembargador Froz Sobrinho em foto de arquivo
O desembargador Froz Sobrinho em foto de arquivo

Novo presidente do Fórum Fundiário

O corregedor-geral da Justiça do Maranhão, desembargador Froz Sobrinho, foi empossado, na manhã de ontem, na presidência do Fórum Fundiário Nacional de Corregedores-Gerais da Justiça para o anuênio 2023.

A posse foi realizada em formato híbrido, com solenidade presencial no Salão Nobre do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), transmitida via plataforma virtual para participantes de todo o Brasil.

No ato de transmissão do cargo, o presidente do fórum, corregedor José Edivaldo Rocha Rotondano (TJBA), fez agradecimentos, destacou a atuação do fórum no último período e os esforços para firmar a instituição por meio do diálogo, em especial com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), FAO - Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, Secretaria de Patrimônio da União (SPU), governos estaduais e municipais em todo o país.

Novo presidente do Fórum...2

Novo presidente do fórum, o desembargador Froz Sobrinho afirmou que vai fortalecer as ações em prol da governança responsável da terra e de projetos para cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (Agenda 2030) sobre as diretrizes voluntárias, dos recursos pesqueiros e florestais no contexto da segurança alimentar nacional, da moradia digna, dentre outras.

“Essas ações servirão de farol para a nossa gestão, que buscará também, em diálogo e parceria com a FUNAI e o ITERMA, identificar e registrar nos cartórios de imóveis todas as terras indígenas demarcadas, com o objetivo de evitar sobreposições e invasões irregulares, bem como o cometimento de crimes ambientais resultantes desse desrespeito aos nossos povos originários”, pontuou o corregedor Froz Sobrinho.

O magistrado também afirmou que vai celebrar termos de cooperação, com mais 140 municípios, por meio de parceria com a Federação dos Municípios do Maranhão (FAMEM), com foco especial para a regularização do bairro da Liberdade situado em São Luís, maior quilombo urbano do Brasil.

Novo presidente do Fórum...3

O presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão e ex-presidente do Fórum Fundiário Nacional, desembargador Paulo Velten, ressaltou que o fórum é sem dúvida nenhuma o resultado de um laboratório que se desenvolveu no âmbito do MATOPIBA, e hoje discute suas ações em todo o país a partir das experiências desenvolvidas e da vontade de colegas em desenvolver uma política centralizada na ideia de federalismo de cooperação.

“Se examinarmos o processo de Regularização Fundiária, verificamos que ele perpassa por todos os poderes, desde o marco regulatório no âmbito do Poder Legislativo, do gestor do Poder Executivo, pelo Judiciário, e consequentemente pelo cartório de Registro de Imóveis, o que nos traz a constatação que as instituições do país são fundamentais para que a gente possa continuar se desenvolvendo como Nação e como Estado organizado”, frisou.

Novo presidente do Fórum...4

Em ato contínuo à posse como presidente do Fórum Fundiário, o desembargador Froz Sobrinho empossou os membros do Conselho Consultivo, desembargadores: Luiz Tadeu Barbosa Silva (CGJ-MS); José Antonio Robles (CGJ-RO); Ricardo de Oliveira Paes Barreto (CGJ-PE); JJ Costa Carvalho (CGJ-DF); Fernando Antonio Torres Garcia (CGJ-SP); Caetano Levi Pontes (TJMG), membro honorário; e a desembargadora Denise Volpato (CGJ-SC).

 

Nas alegres festas da virada de ano em São Luís, Lindalva e Ednei Viégas, que estão seguindo para uma temporada em Las Vegas, ao lado da colunista Maria Leônia, de Imperatriz
Nas alegres festas da virada de ano em São Luís, Lindalva e Ednei Viégas, que estão seguindo para uma temporada em Las Vegas, ao lado da colunista Maria Leônia, de Imperatriz

Para escrever na pedra:

Me ame quando eu menos merecer, pois é quando eu mais preciso”. Provérbio chinês.

 TRIVIAL VARIADO

 O primeiro suplente de deputado federal Clayton Noleto poderá ser indicado pela base aliada ao governo Carlos Brandão para comandar a Superintendência Estadual do DNIT no Maranhão. Pelo menos é o que corre nos bastidores.

Tem mais: é que o acerto teria sido feito durante uma reunião de lideranças de PT, PCdoB e PSB com o chefe do Executivo, na última segunda-feira.

O presidente Lula afirmou que a instalação de uma CPI pode criar uma confusão tremenda na apuração dos ataques golpistas ocorridos em Brasília recentemente.

No assunto: ele deu a declaração em uma entrevista exclusiva a Natuza Nery, na GloboNews.

A abertura de uma CPI começou a ser articulada por parlamentares no dia seguinte à invasão de radicais ao Palácio do Planalto, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal.

Hoje é dia de celebrar os 74 anos do jornalista e meu amigo de infância, José Cirilo Filho, o famoso apresentador de TV Zé Cirilo.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.