(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Adeus ao "Rei do Futebol"

Mais: Réveillon no Rio Poty

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Na Casa Branca, em Washington, um encontro emblemático dos presidentes José Sarney (do Brasil) e Ronald Reagan (dos EUA) com Pelé, o maior atleta de todos os tempos
Na Casa Branca, em Washington, um encontro emblemático dos presidentes José Sarney (do Brasil) e Ronald Reagan (dos EUA) com Pelé, o maior atleta de todos os tempos

O Brasil morreu

Para o poeta Carpinejar, Pelé é sinônimo de Brasil. E anda poetou, afirmando que o Brasil morreu.

Realmente, nunca imaginamos viver tal enterro, tal comoção, tal velório. 2022 será o ano em que Pelé se despediu da humanidade. É como perder a nossa explicação de país, de onde moramos, de quem somos.

Para os estrangeiros, Brasil é Pelé. Ele era o nosso visto no passaporte, nossos antecedentes, nossos pré-requisitos, nossas recomendações.

Mais do que o Carnaval ou o café, mais do que o samba ou a alegria.

Era o rei eleito pelo povo, a nossa única unanimidade, o sorriso brejeiro de quem chegou no auge e não perdeu a majestade com o desenrolar da vida.

Sua carreira foi perfeita. Não existe flagrante de um tropeço, uma pisada, um descuido, um escorregão, um carrinho de Pelé.

Seus olhos proféticos enxergavam o lance antes de sua consumação. Ele sabia sempre aonde a bola iria cair. Ele bailava com a bola, sua parceira de dança, até que ela pousasse no fundo das redes. Ninguém cuidou de uma bola com igual capricho e atração.

O Brasil morreu…2

Continua Carpinejar: “Há quem beije a bola, mas só com Pelé a bola retribuía e beijava de volta. Jamais existirá um outro Pelé – gênio vem, gênio se despede dos gramados e não há concorrente”.

Pelé elevou o patamar de excelência a um nível impossível de ser superado. A um patamar insuportável. Ele era um alienígena perto de qualquer mortal. O melhor do mundo não é capaz de ser o melhor de todos os tempos como ele.

Em apenas um time, o Santos, ele marcou 1.091 dos seus 1.283 gols ao longo da trajetória, levando o clube santista a conquistar duas Copas Libertadores da América e dois Mundiais Interclubes.

E ele era tão fora da curva que alcançou a marca do milésimo gol em 1969, muito antes de sua aposentadoria, em 1977.

O Brasil morreu…3

Pelé acumulou recordes, façanhas, milagres. As torcidas adversárias frequentavam as arquibancadas para saudá-lo mais do que para torcer pelos seus times. Ele parou uma guerra civil na Nigéria, em 1969, em inédito cessar-fogo na cidade de Benin, para que situacionistas e separatistas pudessem acompanhar o ídolo em campo.

Aos 17 anos, na Suécia, já brilhava numa Copa do Mundo, com dois gols na final, um deles com direito a chapeuzinho no defensor.

Pelé popularizou o esporte nos Estados Unidos, jogando pelo Cosmos e atraindo público de 60 mil pessoas aos estádios, algo que nunca tinha acontecido para o futebol em solo americano.

Ficou famoso até pelos quase gols, como o do chute de meio de campo contra a Tchecoslováquia e a finta de corta-luz contra o Uruguai.

O tricampeão do mundo (1958, 1962 e 1970) aprendeu a se desvencilhar dos goleiros sendo goleiro na infância. Seu apelido é uma derivação oral do Bilé, como era chamado nas peladas em Bauru pelos colegas quando atuava debaixo das traves.

Talvez tenha sido um goleiro disfarçado de atacante. Talvez esse tenha sido o segredo da sua altura, transferindo aos pés a exatidão e a ciência das mãos.

O Brasil morreu…4

Pelé tornou-se um assombro de agilidade, elasticidade, velocidade, drible. Suas cabeçadas tinham um impulso de um arqueiro matador. Suas bicicletas tinham a coreografia de um arqueiro que trocou de lado. Ele construía pontes, viadutos, passarelas da beleza na pequena área.

Se você não viu o Pelé jogar, tudo o que você vê de sublime no futebol veio de Pelé.

Quis o destino que o atleta do século partisse logo depois de uma Copa do Mundo, a maior festa do futebol. Para lembrar que esse palco sempre será dele.

Se Thomas Edison inventou a lâmpada, o mineiro Edson Arantes do Nascimento inventou a luz própria. Sua camisa 10 virou luz.

Obrigado ao Carpinejar pelo texto preciso e pela carona que peguei nesse exercício de Beleza literária

 

Do álbum de boas recordações de Fernando Sarney e Teresa, este registro de um encontro com Pelé nos anos 1970.
Do álbum de boas recordações de Fernando Sarney e Teresa, este registro de um encontro com Pelé nos anos 1970.

Luto pelo “Rei”

O presidente Jair Bolsonaro decretou luto oficial de três dias pela morte de Pelé, o ‘Rei do Futebol”. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Edson Arantes do Nascimento, que ficou mundialmente conhecido como Pelé, morreu na quinta-feira (29), aos 82 anos, no Hospital Albert Einstein, na zona sul da capital paulista.

Ele teve falência múltipla de órgãos em decorrência de um câncer de cólon.

 DE RELANCE

 Réveillon no Rio Poty

Tudo praticamente pronto para o Réveillon do Rio Poty Hotel & Resort: a mais elegante festa da virada em São Luís. Em três agradáveis espaços, o público vai saudar 2023 em grande estilo e em clima de alto astral com uma seleção criteriosa de atrações musicais, com destaque para os ritmos joviais da atualidade.

No palco principal, estarão os cantores Samyra Show e Pedro Guerra e o DJ Edy. A festa terá, ainda, um segundo palco, com mais atrações.

Réveillon no Rio Poty…2

Os espaços Ocean, Onda e Pérola by PH estão todos incrementados e desenhados seguindo a temática do evento, tal seja, “Ilha Poty”, com ênfase para as paisagens tropicais e praianas da costa maranhense, com suas águas, ondas e pérolas encontradas no fundo do oceano, como um segredo a ser revelado a todos aqueles que se farão presentes.

Em especial, o elegante Espaço Pérola by PH, assinado por este Repórter PH, estará deslumbrante.

Quem optou por romper 2023 no Rio Poty terá uma grata surpresa, a começar pelo layout dos dois salões conectados entre si e parcialmente circundados por uma cortina de vidro transparente.

Réveillon no Rio Poty…3

Nesse espaço, a vista será estratégica para o palco principal e, claro, para a encantadora Baía de São Marcos, que à meia-noite será energizada pelos fogos de artifício. É quando todos poderão fazer seus pedidos para o próximo ano.

Os dois salões ganharam uma ambientação magnífica com projeto idealizado e executado pela equipe da designer Cíntia Kamt Motta, que nos surpreende a todo momento com sua criatividade e bom gosto.

Haverá, ainda, um palco independente para as apresentações de artistas e bandas, além de um grupo de mulatas com muito samba no pé que darão as boas-vindas ao Carnaval 2023.

 

Quem muda de idade hoje é Nilson Frazão Ferraz, que às 12h30, juntamente com a esposa Flávia, recebe amigos para festejar a data com almoço no Bistrô Alameda Trinta
Quem muda de idade hoje é Nilson Frazão Ferraz, que às 12h30, juntamente com a esposa Flávia, recebe amigos para festejar a data com almoço no Bistrô Alameda Trinta

 Ocupação no fim de ano

Uma pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo do Maranhão no dia 13 de dezembro de 2022 em parceria com o Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação do Maranhão e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Maranhão nos sites Booking e TripAdvisor trouxe dados de ocupação.

A pesquisa apurou que nas cidades de São Luís e Barreirinhas a ocupação hoteleira para o período de 30 de dezembro a 2 de janeiro de 2023 será positiva.

Segundo o Booking, São Luís terá 81% de ocupação e Barreirinhas 80%. Conforme o TripAdvisor, São Luís fechará com 95% e Barreirinhas com 90%.

Força Nacional

O ano começa com a posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva. E a Força Nacional atuará na segurança, por ocasião da Operação Posse Presidencial, neste domingo, 1º de janeiro de 2023.

Os militares participarão das atividades de escolta em apoio à Polícia Rodoviária Federal, em caráter episódico e planejado, no período de 27 de dezembro de 2022 a 2 de janeiro de 2023.

O contingente de militares a ser disponibilizado obedecerá ao planejamento definido pela diretoria da Força Nacional, da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Lula e Futebol

Como de costume, Lula utilizou metáfora futebolística para explicar o que espera dos ministros anunciados ontem. 

Comparou a escolha dos nomes à escalação da Seleção Brasileira, que não agrada a todos. Por fim, destacou a qualidade do argentino Messi, escolhido o craque da Copa no Catar.

– Quero que vocês ganhem essa Copa e o título de melhor governo do mundo – afirmou, antes de encerrar com uma provocação:

– Quem perdeu as eleições que fique quietinho. Porque temos o direito de fazer uma grande festa popular.

Mundo com ansiedade

A Organização Mundial da Saúde (OMS) comprovou que 18,6 milhões de pessoas, apenas no Brasil, sofrem de ansiedade.

Insônia, medo irracional, tensão muscular, crises de pânico, problemas digestivos, taquicardia, mãos frias, sudorese são alguns dos sinais que indicam um possível quadro com esse transtorno. Saber controlar os primeiros impulsos é primordial para que o indivíduo consiga manter qualidade de vida e bem-estar.

Há alguns mecanismos que podem ser colocados em pauta para acalentar os sintomas da ansiedade. A meditação é uma delas. Concentrar o pensamento e controlar a respiração pode trazer melhora.

Mundo com ansiedade…2

Além disso, pintar desenhos com lápis de cor, ter uma rotina de exercícios físicos, tomar chá calmante antes de dormir são outras opções.

Em casos mais graves, pode passar uma pedrinha de gelo na nuca, focando na sensação, pode apertar ou colocar o gelo na testa.

Quando colocamos nossa atenção nessa sensação, os sintomas começam a se dissipar.

Pré-Réveillon no “Quintal”

A festa de virada de ano começa mais cedo, no Quintal Lagoa. É que, mais uma vez, a casa antecipa o tradicional Samba de Quintal para esta sexta-feira.

E como tudo que é bom pede bis, voltam ao palco do Quintal Lagoa para animar o público com o melhor do samba de raiz e pagode das antigas os grupos CDC e Samba de Reis.

 

Cleuba Verri Pinheiro e seu filho Heckel, passam o Réveillon a bor do navio Sea View da MSC, na baía da Guanabara, em frente ao bairro de Copacabana, no Rio
Cleuba Verri Pinheiro e seu filho Heckel, passam o Réveillon a bor do navio Sea View da MSC, na baía da Guanabara, em frente ao bairro de Copacabana, no Rio

Poll Party do FEF

Depois do show que farão no Réveillon do Rio Poty, na virada mais animada de São Luís, a dupla sertaneja Fernando e Franco não descansará a voz.

É que os irmãos também comandarão a Pool Party do FEF, a ser realizada no domingo, a partir das 16h, na Casa Terra, no Olho d’Água.

No total, serão dez horas de show, várias atrações, feijoada liberada e, claro, piscina também liberada.

Além dos anfitriões, participarão Mesa de Bar, Janainna Santos, Daysa, Dois é Bom e o DJ Rogério Mix.

Lei Orçamentária Anual

A Câmara Municipal de São Luís realiza, nesta sexta-feira, no Plenário Simão Estácio da Silveira, uma sessão extraordinária para apreciação do Projeto de Lei 204/2022, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a Lei Orçamentária Anual.

A sessão convocada pelo presidente da Casa Legislativa, Osmar Filho, terá todo o seu tempo destinado à apreciação da matéria e contará com o Sistema de Deliberação Remota por Videoconferência.

A transmissão ocorrerá ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube.

Para escrever na pedra:

“A vida é como um jogo de futebol, cada lance pode definir sua trajetória. Futebol é muito simples: quem tem a bola ataca; quem não tem defende. O futebol é o ópio do povo e o narcotráfico da mídia”.

TRIVIAL VARIADO

Hoje é dia de festejar Rosimar Guimarães Salgueiro e Nilson Frazão Ferraz. Aniversariantes de 30 de dezembro, ela passa a data com a família em Santa Catarina; ele, em encontro com amigos no Bistrô Alameda Trinta.

Ontem, um grupo animado movimentou o jantar do Bistrô Grand Cru. A juiza Alice Rocha, o empresário Carlos Gaspar, Teresa e Miguel Mohana Pinheiro, Goretti e José Ribamar Oliveira. Em outra mesa, Ana Lúcia Albuquerque e Amaro Santana Leite.

Também foram vistos no Grand Cru, o ex-deputado Carlos Filho com a filha Fernanda.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.