(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Gastronomia e bolos

Mais: Evento médico da UNDB

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Ana Catarina Albuquerque faz sucesso neste Natal
Ana Catarina Albuquerque faz sucesso neste Natal

Formada em Gastronomia em 2020, Ana Catarina Albuquerque se especializou em bolos de alta gastronomia e neste Natal, seus produtos estão fazendo o maior sucesso, tanto pelo sabor extraordinário quanto pela apresentação.

Ana Catarina é filha do empresario Daniel Aragão Albuquerque Filho, que está apostando no projeto e dando todo o apoio para que ela conquiste uma fatia do mercado de gastronomia em São Luís.

Talento para conquistar uma grande clientele, ela tem bastante.

Balanço positivo

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Othelino Neto, fez um balanço positivo do ano legislativo ao término da sessão plenária de quinta-feira (22), no Parlamento Estadual.

O chefe do Legislativo maranhense disse que a Assembleia cumpriu plenamente com o seu papel constitucional de legislar e fiscalizar, bem como aprovou centenas de projetos em benefício do Maranhão e de seu povo.

‘Uma Estrelinha Apareceu’

Natal PIB 2022 traz a primeira montagem da cantata neoclássica “Uma Estrelinha Apareceu”, do cantor e compositor Gustavo Correia, uma das expressões de diversidade da cultura maranhense. 

O concerto será realizado pela Primeira Igreja Batista de São Luís, no dia 25, às 18h, com diversas modalidades artísticas.

Cantada pelos solistas Walber Caslob, Hadassa Correia e Séphora Valois, com os coros sob responsabilidade do Coral Laudamus PIB e Projeto Ópera Gospel, ‘Uma Estrelinha Apareceu’ terá a regência de seu autor, Gustavo Correia, com Willame Belfort ao piano e Diego Rocha na alfaia.

Bonecos de Natal

Um Natal encantado, com diversão para crianças de toda a Região Metropolitana de São Luís.

Essa é a aposta do projeto “Bonecos do Natal Maranhense” para a edição 2022.

Logo em seu primeiro dia de atividades no período natalino do Maranhão, encantou pequenos e adultos nos municípios de São Luís e São José de Ribamar.

O projeto iniciou a temporada 2022 com a distribuição de kits culturais na cidade de São José de Ribamar, com ação realizada na manhã de quarta-feira (21), para alunos da escola municipal José Gregorio Botão.

No total, mais de 180 crianças participaram da atividade, recebendo kits culturais, com brinquedos e revistas feitas especialmente para o período natalino.

Programação natalina

Nesta semana, diversas apresentações e atrações natalinas serão realizadas em São Luís. A programação poderá ser vista até o dia 6 de janeiro.

Na Praça Deodoro, até esta sexta-feira, serão realizadas apresentações de dança, de musicais e de teatralização no palco montado no local.

Também é possível visitar a casa do Papai Noel e assistir aos desfiles com ícones do Natal.

Programação natalina…2

A Cantata Natalina, envolvendo nove corais adultos, um coral infantil e dois solistas também deve garantir a trilha sonora na praça.

Na Praça Dom Pedro II, a programação natalina inclui danças, corais e musicais. Outra atração é o videomapping, técnica que consiste na projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares, tais como estruturas de grandes dimensões, fachadas de edifícios e estátuas.

A projeção ocorre na fachada do Palácio dos Leões, diariamente até o dia 29, reiniciando no dia 2 de janeiro e seguindo até o dia 6.

Recuo na posição

O deputado Yglésio Moyses (PSB), um dos mais fervorosos apoiadores do projeto de reeleição do deputado Othelino Neto (PCdoB) para presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, anunciou um recuo na posição.

Em entrevista ao quadro Bastidores, da TV Mirante, com Clóvis Cabalau, o parlamentar disse que, agora, seguirá com a candidata Iracema Vale (PSB).

Segundo ele, a colega de partido tem “suporte” do governador Carlos Brandão (PSB) e, por isso, ele seguirá em sintonia com a base aliada.

Na Câmara Municipal

Na sessão ordinária da última quarta-feira, o vereador Dr. Gutemberg falou sobre a aproximação do Natal e desejou à população de São Luís um ano mais próspero e feliz.

Ao iniciar o discurso, o parlamentar dirigiu seus cumprimentos ao vereador Manoel Filho, destacando sua boa atuação durante o tempo de permanência na Câmara e desejando que o parlamentar volte como titular.

O vereador frisou a discussão de diversos projetos de educação na Ordem do Dia da sessão ordinária, destacando que a proposição de novas políticas de desenvolvimento da educação é a única forma de reverter a desigualdade e déficit educacional no Brasil.

Evento na UNDB
Evento na UNDB

Isabella Caracas, a reitora da UNDB Profa. Dra. Ceres Murad, o médico e coordenador da Faculdade de Medicina do Albert Einstein (SP) Dr. Júlio César Martins Monte, a Pres. do Conselho Adm. do Grupo Dom Bosco Elizabeth Rodrigues, Rebeca Murad e Graciana Cordeiro

 --------------------------------------------------------------------

Evento médico da UNDB

A UNDB realizou uma palestra com o coordenador da Faculdade de Medicina do renomado Hospital Albert Einstein (SP), Dr. Júlio César Martins Monte.

O evento contou com a ampla participação da comunidade médica maranhense, e também de professores e alunos do curso de Medicina da UNDB.

A reitora da UNDB, professora Dra. Ceres Murad, apresentou a proposta do Curso de Medicina da instituição, que foi inaugurado neste ano de 2022, após rigoroso processo de preparação.

A Reitora destacou que algumas premissas do curso são o ensino de alto nível acadêmico, com corpo docente extremamente qualificado, laboratórios com equipamentos de alta fidelidade e simulação realística, metodologias ativas como o PBL e TBL, e o fortalecimento da inserção dos alunos na realidade local, sob o viés da extensão ou nos ambientes de trabalho, exercendo a responsabilidade social.

Em seguida, o médico convidado, Dr. Júlio César Monte, doutor em nefrologia e nefrologista do Hospital Israelita Albert Einstein proferiu a palestra "As perspectivas do futuro da saúde e os desafios da formação” com uma rica troca entre os presentes.

DE RELANCE

Pedro Guerra na virada

O público maranhense que passará a virada na grandiosa festa do Rio Poty Hotel no dia 31 de dezembro está ansioso, também, para assistir ao show do paraibano Pedro Guerra, artista que desponta entre as novas vozes do forró.

Ele levará uma batida moderna para o Réveillon à beira-mar e vai se apresentar no mesmo palco da cantora Samyra Show, outra atração confirmada.

Guerra é uma das revelações do gênero no Brasil e já dividiu palco com ícones como Wesley Safadão e Eric Land. Ele é natural do Junco do Seridó, na Paraíba.

Espaço Kids no Rio Poty

Um dos atrativos do Réveillon do Rio Poty Hotel & Resort (na Ponta d’Areia), dia 31 de dezembro, será o Espaço Kids, que receberá crianças de 6 a 12 anos para que os pais possam desfrutar do evento com tranquilidade e cientes de que os pequenos também aproveitarão a festa.

A área terá brinquedoteca, coordenadores, Espaço Soneca e buffet infantil. As vendas estão sendo operacionalizadas pelo número (98) 98408-1610, bem como pela Bilheteria Digital e recepção do Rio Poty.

Ministro de Indústria e Comércio

O futuro vice-presidente Geraldo Alckmin será também ministro de Indústria e Comércio.

O anúncio foi feito pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que decidiu chamar Alckmin após empresários de renome recusarem o convite.

Estudioso de assuntos como reforma tributária, Alckmin tem bom trânsito no setor produtivo e, na avaliação de Lula, pode atuar como um facilitador do diálogo do governo com o mundo industrial.

Rosimar e José Carlos Salgueiro
Rosimar e José Carlos Salgueiro

Rosimar e José Carlos Salgueiro estão seguindo, com toda a família, para passar as festas de fim de ano ao lado de parentes (dela) que lá reside e aproveitam para comemorar os 75 anos da ex-Miss Maranhão

 “Marte Um” no Oscar

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou que o Brasil e seu representante, “Marte Um”, deixaram a disputa por uma indicação na categoria de melhor filme internacional no Oscar de 2023.

Por outro lado, “O Território”, coprodução de Estados Unidos, Dinamarca e Brasil, está no páreo em melhor documentário.

Já “Sideral”, feito em parceria com a França, está na corrida de melhor curta-metragem.

Nova atualização

O WhatsApp lançou uma nova atualização que aumenta o número máximo de pessoas que podem participar em uma videochamada em simultâneo.

Tal como acontece nas chamadas de voz, a partir de agora podem participar um total de 32 pessoas em videochamadas – quatro vezes mais do que era possível até agora.

Esse aumento também serviu para o WhatsApp lançar mais algumas novidades, como ferramentas que permitem silenciar participantes durante a chamada.

Projeto de Lei

A Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou projeto de lei de autoria do Poder Executivo com uma minirreforma tributária no Estado.

A proposta, que agora vai à sanção do governador Carlos Brandão (PSB), reajusta de 18% para 20% a alíquota do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) incidente sobre gasolina no Maranhão.

Painel sobre transporte

A Câmara de Vereadores de São Luís realizou um Painel sobre o Transporte Público para discutir parcerias e o fortalecimento de ações que sanem problemas antigos de infraestrutura e mobilidade do transporte público.

Foram convidados para o debate representantes do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Luís (SET), da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), da Agência Estadual de Mobilidade Urbana (MOB) e do Sindicato dos Usuários de Transporte Coletivo de São Luís, além dos vereadores da casa legislativa.

 

Ana Karin Andrade
Ana Karin Andrade

Ana Karin Andrade desembarca amanhã em São Luís para passar o Natal, comemorar sua nova idade, dia 26, participar do Réveillon do Rio Poty Hotel

 Piso da Enfermagem

O Congresso Nacional promulgou a PEC da Enfermagem. O texto garante recursos do superávit financeiro de fundos públicos e do Fundo Social para o pagamento do piso salarial da categoria.

Durante a sessão de promulgação, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco, destacou que a emenda à Constituição é um reconhecimento de deputados e senadores ao trabalho dos enfermeiros durante a pandemia.

Para escrever na pedra:

“Quando nada acontece há um grande milagre acontecendo que não estamos vendo”. De Guimarães Rosa.

TRIVIAL VARIADO

A Comissão Mista de Orçamento aprovou o texto-base do relatório final do Orçamento de 2023 com salário mínimo de R$ 1.320.

O Instituto Euvaldo Lodi-MA (IEL), entidade do Sistema Fiema, abriu as inscrições para o processo seletivo do Serviço Social da Indústria (Sesi) com salários que podem chegar até R$ 5.574,60.

Há 17 vagas imediatas para diversos cargos de nível médio e superior, distribuídos nos municípios de Bacabal, Caxias, Imperatriz e São Luís. 

“Bohemian Rhapsody”, música gravada pela banda Queen, de Freddie Mercury, chegou nesta semana à marca de 2 bilhões de streamings no Spotify.

 Tem mais: o número impressiona porque a faixa, que faz parte do disco “A Night at the Opera”, foi lançada há quase 50 anos.

Chris e Nelson Nagem Frota reunem amigos hoje à noite em seu apartamento no Two Towers para celebrar o Natal.

Roberto Albuquerque e Virgínia levam toda a família para as festas de fim de ano no balneário Luiz Correa, no Piauí.


 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.