(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Cirurgião plástico Fernando Coutinho é um dos mais solicitados

Mais: Carreta da Mulher tem amplo alcance

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
O cirurgião plástico Fernando Coutinho e Thais Macedo – ele é um dos destaques do momento como um dos cirurgiões plásticos mais solicitados de São Luís
O cirurgião plástico Fernando Coutinho e Thais Macedo – ele é um dos destaques do momento como um dos cirurgiões plásticos mais solicitados de São Luís

Inauguração de biblioteca

Mais um espaço de conhecimento será entregue pelo Projeto ‘Cidadania e Leitura’ na área Itaqui-Bacanga.

A Biblioteca Comunitária Elisângela Cardoso será inaugurada neste sábado, às 16h, na Vila Embratel.

A programação de entrega, mesclando saber e diversão, faz parte das celebrações do projeto ao Mês das Crianças.

Inauguração de biblioteca...2

O roteiro de inauguração destacará Exposição de livros, Carro Biblioteca da SAB, com seu rico acervo, Concurso de adivinhação, brincadeiras populares, apresentação do Palhaço Mixaria Show e do espetáculo “Caravana de Bonecos”, com a atriz e bonequeira Silvana Cartágenes.

Para fechar a tarde de diversão e aprendizado, será servido um lanche produzido por pequeno empreendedor da área.

Familiares e amigos da homenageada e representantes das instituições parceiras da iniciativa estarão presentes ao evento.

Jazz e Blues

O mês de outubro está sendo marcado pela décima quarta edição do Lençóis Jazz & Blues Festival, evento que já faz parte do calendário cultural do Maranhão.

No fim de semana passado, aconteceu o Circuito Barreirinhas e neste será a vez do Circuito São Luís, que acontece nesta sexta-feira e sábado, na Concha da Lagoa.

Carreta da Mulher

Atendimentos de saúde, informação sobre direitos e prevenção à violência são o foco das ações da Carreta da Mulher, iniciativa do governo estadual coordenada pela Secretaria de Estado da Mulher.

Nesta etapa, o serviço itinerante percorrerá oito cidades, incluindo a capital. A atuação da carreta tem um amplo alcance do público-alvo.

De janeiro a setembro deste ano, já foram cerca de 60 mil atendimentos ofertados a mais de 10 mil mulheres maranhenses em mais de 30 municípios.

As atividades desta etapa prosseguem até o dia 27 deste mês, sempre das 8h às 16h.

 

Um foco de luz na beleza e simpatia de Waléria Walquíria Viégas Reis, filha dos donos das Óticas Veja, Lindalva e Ednei Viégas Reis
Um foco de luz na beleza e simpatia de Waléria Walquíria Viégas Reis, filha dos donos das Óticas Veja, Lindalva e Ednei Viégas Reis

DE RELANCE

O fenômeno do ‘cocooning’

Está cada vez mais forte mundialmente o fenômeno do ‘cocooning’, termo em inglês, que pode ser traduzido como ‘encasulamento’ e retrata o efeito de as pessoas ficarem cada vez mais em casa, o que vale para os jogos da Copa do Mundo no Qatar que vêm aí...

Cunhado em 1981, por Faith Popcorn, o ‘cocooning’ buscava explicar o comportamento dos consumidores nos Estados Unidos diante dos receios da Guerra Fria. Mais tarde, um movimento bastante similar foi visto durante a recessão na década de 1990. Atualmente, esse comportamento ganhou força por conta da pandemia do Covid-19, e mesmo agora, devido a questões de conforto, segurança e comodidade, mostra que veio pra ficar.

Sendo assim, a casa passa a ser vista cada vez mais como um múltiplo espaço, onde além de habitar e dormir, se recebe amigos, se estuda e se socializa com a máxima segurança e maior conforto.

O fenômeno do ‘cocooning’...2

Sempre antenada às tendências, as lojas Potiguar não perdem tempo e já lançaram a campanha “Na Torcida Potiguar”, para incentivar aquela transformação na casa, seja reformando, equipando ou decorando o lar para receber amigos e familiares e curtir os jogos da Copa do Mundo com mais conforto.

A campanha, que é válida até o próximo dia 13 de novembro, oferece diversos itens com descontos variados em todas as lojas da Potiguar em São Luís, Imperatriz e Bacabal. De materiais de construção a itens de cozinha, móveis, decoração e lazer, tem um pouco de tudo com grandes descontos para incrementar o lar para a Copa e fim de ano.

As ofertas podem ser encontradas nas lojas, e valem também para compras nos canais digitais.

Jornada ao Brasil profundo

De Bento Gonçalves, na Serra gaúcha, um casal de jornalistas, João Paulo Mileski e Carina Furlanetto, partiu para uma expedição ao Brasil profundo – aquele que a maioria de nós só conhece de longe e, em muitos casos, mal. Pois os dois jornalistas estão dando uma aula sobre o país e seus contrastes.

A bordo de um Sandero 1.0 e acompanhados de 155 mil seguidores no Facebook e no Instagram (veja o perfil @cronicasnabagagem), João e Carina acumulam um ano e cinco meses de estrada.

Desde maio de 2021, cruzaram 20 Estados – incluindo o Maranhão – e seguem no Norte, depois de concluir uma das etapas mais difíceis e emblemáticas do roteiro: a Transamazônica.

Jornada ao Brasil profundo...2

Com mais de quatro mil quilômetros, a BR-230 (sigla oficial da rodovia) foi construída na ditadura militar para levar desenvolvimento à Amazônia e integrá-la ao resto do país. Nunca chegou a ser concluída e virou sinônimo de devastação ambiental.

Embora existam produtores sérios, regularizados e preocupados com a exploração sustentável dos recursos naturais, o volume de queimadas e derrubadas às margens da via chamou a atenção dos viajantes.

- Ficamos em choque com o que vimos. Em parte do trajeto, principalmente entre o Pará e o Amazonas, choviam cinzas. Era difícil respirar. Muita gente nos criticou por relatar isso, dizendo que é algo normal em épocas de seca.

As cenas que eles registraram seguem vivas nas retinas da dupla. Agora, o casal está em Roraima. A jornada continua.

USP em primeiro lugar

A Universidade de São Paulo (USP) se manteve pelo terceiro ano consecutivo como a melhor colocada em toda a América Latina entre as instituições brasileiras no ranking anual das melhores universidades do mundo, divulgado nesta semana pela consultoria britânica Times Higher Education (THE).

A listagem é feita com base em indicadores de ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e reputação internacional.

 

Nos salões de São Luís, um dos casais de maior charme de nossa sociedade: Carlos Adler e Vanda
Nos salões de São Luís, um dos casais de maior charme de nossa sociedade: Carlos Adler e Vanda

Para escrever na pedra:

“A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes”. De Oscar Wilde.

 TRIVIAL VARIADO

Neste mesmo dia, em 1873, nasceu o francês Jules Rimet, terceiro presidente da FIFA. Sob sua iniciativa, em 1930, foi realizada, no Uruguai, a primeira Copa do Mundo.

Também em 14 de outubro de 1964, o ativista norte-americano Martin Luther King recebeu o Prêmio Nobel da Paz por lutar contra a desigualdade racial.

Medicamentos continuam em falta nas farmácias de São Luís. O problema atinge principalmente antigripais, antialérgicos e antibióticos. Em alguns casos, pacientes estão tendo que retornar aos médicos com pedido de substituições.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.