Pergentino Holanda

XX Fórum da Mulher Empresária

Mais: Homenagens às mulheres

PH

- Atualizada em 15/09/2022 às 09h34
Gabriela Prioli, apresentadora da CNN, advogada, escritora e palestrante
Gabriela Prioli, apresentadora da CNN, advogada, escritora e palestrante

No dia 28 de setembro, quem aterrissa em São Luís para participar do 20° Fórum da Mulher Empresária é Gabriela Prioli, apresentadora da CNN, advogada, escritora e palestrante.

O evento da Associação Comercial do Maranhão (ACM), organizado pelo ACM Mulher, acontecerá no hotel Blue Tree Towers São Luís, a partir das 18h.

Consagrado como um dos maiores eventos do estado do Maranhão de promoção da liderança feminina no setor empresarial, o fórum tem, este ano, como tema principal “A mulher como protagonista do Futuro”.

De acordo com Jacira Haickel, presidente do ACM Mulher, a evolução da mulher no mercado de trabalho, o aumento de mulheres que abrem seu próprio negócio com o objetivo de ter uma atividade rentável e independente, bem como as lutas, os desafios e as conquistas de direitos, motivou a ACM a discutir este tema para celebrar mais este marco na trajetória da entidade.

Homenagens às mulheres

Além da palestra, o 20º Fórum da Mulher Empresária seguirá com homenagens às mulheres que são destaques em suas áreas de atuação com a entrega do Troféu Mulher Notável em três categorias:

Social: Drª Maria dos Remédios Freitas Branco, médica infectologista;

Empresarial: Drª Hildenê Bastos, médica e CEO da Clínica Personalitté, sócia da Clínica Check-up Mulher e  franqueada da marca Avatim em São Luís;

Poder Público: Drª  Elimar Figueiredo de Almeida Silva, Procuradora Geral da Justiça (entre os anos 1989 e 1994).

O Fórum da Mulher Empresária tem estimativa de público de 500 participantes, os ingressos estão sendo vendidos por meio da plataforma on-line Sympla.

Jacira Haickel, presidente do ACM Mulher
Jacira Haickel, presidente do ACM Mulher

Propaganda eleitoral

Faço coro com Rosane de Oliveira quando diz que, por dever de ofício, acompanha a propaganda eleitoral no rádio e na TV do primeiro ao último dia. Às vezes, até se diverte com as coisas bizarras que aparecem, as rimas pobres, as performances que parecem programas de humor. Mas em seguida se dá conta de que não estamos vendo Casseta & Planeta e lhe bate uma profunda tristeza por ver a baixa qualidade do cardápio oferecido aos eleitores.

Rosane compartilha uma frase de uma garota de 10 anos, filha de amigos bem-informados:

“Meu Deus, são as pessoas mais aleatórias que aparecem aí! Eles não têm outra coisa pra fazer em vez de concorrer a uma coisa que eles sabem que não vão ganhar?”.

Propaganda eleitoral

A jornalista desabafa que com meio século e dois anos a mais do que a Lina, pensa a mesma coisa e faz algumas perguntas: de onde os partidos tiram algumas dessas criaturas? Por que elas aceitam se expor? Será que acreditam que têm alguma chance de se eleger ou estão ali achando que assim servem ao país? Dá pena da maioria.

Mas nem é isso o que mais a incomoda. É a falsidade dos que sabem que estão mentindo, dos que prometem coisas que sabem impossíveis de cumprir, dos que só destroem em vez de construir.

Ora, a propaganda eleitoral deveria ser para o candidato expor a qualidade das suas propostas e tentar nos convencer mostrando que são factíveis. É verdade que o tempo é curto para a maioria, mas, por isso mesmo, não deveriam perder tempo com picuinhas.

A campanha está quase terminando e, pela propaganda, não é possível saber com clareza qual é a proposta da maioria dos candidatos para a educação, a saúde e a segurança pública.

Desconfia-se de quem promete mundos e fundos, porque conhecemos o orçamento do Estado e sabemos que não há como fazer milagres.

Exposição de Miguez

Até o dia 17 de outubro, a exposição ‘Cores e Sonhos’, do artista plástico Robson Miguez, pode ser visitada no Espaço Ilzé Cordeiro, no Centro Cultural do Ministério Público do Maranhão, no Centro.

Depois de morar sete anos em São Paulo, Robson Miguez retornou, em 2020, à capital maranhense, trazendo na bagagem obras que misturam elementos do reino animal com figuras pictóricas, cotidianas, em linguagens diversificadas, como arte Naif, Pop Art e primitivismo.

Nesta nova exposição, o artista traz 80 peças, entre telas grandes, quadros finalizados em vidro e moldura e esculturas.

Técnicos de polos

Oito servidores recrutados pela Seção de Administração de Urnas da Coordenadoria de Urnas e Sistemas Eleitorais da Secretaria de Tecnologia da Informação estão passando por treinamento intensivo em São Luís para que possam atuar como técnicos especialistas nos nove polos de troca e substituição de urnas do estado.

Esses polos são como centros de substituição de urna com defeito, seja durante a audiência de carga e lacre ou até mesmo no dia da eleição.

Os técnicos recrutados passam por 15 dias de capacitação intensiva a respeito de tudo aquilo necessário para atuarem em cada polo.

Termo de Cooperação

Com o objetivo de realizar ações conjuntas de incentivo à implantação e aperfeiçoamento de programas de integridade no Maranhão, o Ministério Público e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) firmaram Termo de Cooperação Técnica.

A proposta é valorizar condutas éticas nas relações com o poder público, prevenir a corrupção e colaborar com a construção de um ambiente empresarial saudável, por meio da competição corporativa mais justa.

A cooperação prevê o intercâmbio de informações, documentos e apoio técnico-institucional.

 

Recordar faz bem à alma. Eis um momento inesquecível: este Repórter PH flanando pelas ruas eternas de Paris com a top model Bianca Klamt
Recordar faz bem à alma. Eis um momento inesquecível: este Repórter PH flanando pelas ruas eternas de Paris com a top model Bianca Klamt

Seções eleitorais

No dia 2 de outubro, domingo, mais de 156 milhões de brasileiras e de brasileiros – 600 mil destes residentes no exterior – se dirigirão a uma das mais de 496 mil seções eleitorais espalhadas por todos os municípios do país e em representações diplomáticas em outras nações para escolher os governantes e os legisladores que conduzirão o Brasil pelos próximos anos.

Para que isso aconteça de forma ordeira, segura, e transparente, uma grande estrutura foi mobilizada desde o começo de 2021, tão logo se concluíram os trabalhos das Eleições Municipais de 2020.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em coordenação com os 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), vem trabalhando intensamente ao longo dos últimos dois anos para assegurar que cada eleitora e cada eleitor consiga exercer o direito constitucional de votar livremente e tenha o sigilo do voto devidamente protegido, cumprindo a missão institucional que lhes foi incumbida desde a criação da Justiça Eleitoral (JE), há 90 anos.

Contagem de votos

A Justiça Eleitoral (JE) oferece às eleitoras e aos eleitores, às candidatas e aos candidatos e a toda a sociedade diversos aplicativos que permitem o acompanhamento e a fiscalização, em tempo real, da apuração e da totalização dos resultados das Eleições Gerais de 2022, entre outras ações.

São apps como o e-Título, o Pardal, o Boletim na Mão e o Resultados. Todos foram desenvolvidos pela JE e podem ser baixados gratuitamente nas lojas virtuais da App Store e Google Play.

O Tribunal disponibiliza também o Tira-Dúvidas do TSE, como é conhecido o robô virtual no aplicativo WhatsApp, para prestar esclarecimentos e fornecer informações relevantes sobre o processo eleitoral e as Eleições 2022 em tempo real.

Contagem de votos

A Corte implantou recentemente algumas novidades no chatbot (assistente virtual), criado em parceria com o WhatsApp há dois anos.

A nova versão do “Tira-Dúvidas do TSE” permite maior interação com o Tribunal por meio do canal.

O objetivo é aumentar o número de usuárias e usuários cadastrados para receber checagens sobre notícias falsas, bem como oferecer informações sobre serviços da Justiça Eleitoral e aprimorar a navegabilidade para quem acessa a ferramenta.

 DE RELANCE

 Semana para magistrados

A Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região iniciou a 18ª Semana de Formação de Magistrados.

A abertura foi realizada pelo juiz Sergei Becker, coordenador-geral da Ejud16, e na sequência, o professor doutor Ricardo Festi ministrou a primeira aula da capacitação sobre Plataformas Digitais e Uberização.

Durante a aula, Ricardo Festi buscou fazer uma reflexão acerca das novas tendências do mundo do trabalho no início do século XIX.

No início do curso, o professor apresentou um panorama histórico do que aconteceu nos últimos 60 anos no mundo do trabalho, problematizando sobre as mudanças na forma de organização do trabalho e revoluções tecnológicas.

Denúncias eleitorais

O aplicativo Pardal recebeu, desde o dia 16 de agosto, um total de 10.870 denúncias de propaganda eleitoral irregular, vindas de todo o país.

O app está apto a receber as seguintes denúncias: compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais e propagandas irregulares.

Já a apuração de todas as denúncias compete ao Ministério Público Eleitoral.

Denúncias eleitorais...2

Os eleitores de Pernambuco foram os que mais fizeram denúncias, com 1.511 registros até agora, seguido por São Paulo (1.311), Minas Gerais (1.195) e Rio Grande do Sul (1.086).

Por região, o Sudeste lidera, com 3.590 denúncias, seguido pelo Nordeste (3.159), Sul (2.056), Centro-Oeste (1.275) e Norte (790).

Memória literária

A memória de Gonçalves Dias ficou mais reluzente em São Luís: na semana que a cidade comemorou seus 410 anos de fundação, a capital maranhense ganhou mais um presente, com a inauguração, no dia 6 de setembro, do Memorial Gonçalves Dias, no Palácio Cristo Rei.

O espaço é uma parceria entre a Universidade Federal do Maranhão e o Governo do Maranhão por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Museu Histórico e Artístico do Maranhão.

Memória literária...2

Natural da cidade de Caxias, no Maranhão, Antônio Gonçalves Dias, de forma lírica, contou e encantou em sua poesia, exaltando a pátria, as belezas naturais do país e principalmente de sua terra natal.

Sendo um dos introdutores do romantismo no Brasil, o poeta maranhense abordou elementos típicos desse estilo literário, como o amor, a saudade e a melancolia.

Além disso, trouxe o índio para seus poemas, abrindo novos horizontes para a literatura brasileira.

 

Pai carinhoso e amigo, Benjamin Franklin Alves com a filha Danielle, que faz sucesso à frente dos negócios da Perspective
Pai carinhoso e amigo, Benjamin Franklin Alves com a filha Danielle, que faz sucesso à frente dos negócios da Perspective

Livro sobre abelha

Professores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e bolsistas residentes da Fapema/Sagrima/UEMA lançaram o livro “Pesquisas com Abelha Tiúba (Melipona fasciculata) no Maranhão (2012 – 2022)”.

 A iniciativa marca, também, o Dia Estadual da Abelha Tiúba (9 de Setembro), instituído por lei aprovada pela Assembleia Legislativa.

A Tiúba ocupa lugar de destaque dentre as abelhas sem ferrão mais promissoras para produção de mel no Brasil. É criada em quase todo o Maranhão, principalmente na Baixada Maranhense, apresenta um importante papel ecológico e econômico, como fonte de renda para agricultores familiares.

Audiências criminais

Com a participação de três promotores de Justiça, começou, no início desta semana, um mutirão de audiências criminais na comarca de São Vicente Férrer.

Mais de 100 processos relativos a crimes ocorridos entre os anos de 2009 e 2018 serão instruídos e julgados na sede da comarca e no termo judiciário de Cajapió até esta sexta-feira (16).

As atividades acontecem simultaneamente em duas salas com audiências na modalidade híbrida (presencial e online).

Atua nas audiências a titular da Promotoria de Justiça de São João Batista, Natália Tavares, que atualmente responde pela comarca de São Vicente Ferrer.

Hábitos culturais

Nesta quinta-feira, das 16h às 18h, o Itaú Cultural e a Folha de S. Paulo realizam a terceira edição do seminário ‘Vida Cultural’.

Realizado a partir dos dados da pesquisa Hábitos Culturais III, realizada pelo IC em parceria com o DataFolha, o seminário tem como foco a mudança de hábito dos brasileiros ao consumir e se informar sobre cultura.

O encontro terá transmissão ao vivo, simultaneamente pelos canais do Itaú Cultural e da Folha de S.Paulo.

Para escrever na pedra:

“O pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas também pode ser aprendido e cultivado, mude seus pensamentos e você mudará seu mundo”. De Norman Vincent Peale.

TRIVIAL VARIADO

O volume de vendas no comércio varejista brasileiro recuou 0,8% em julho, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No assunto: diante dessa queda das vendas, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) reduziu de +1,7% para +1,3% a previsão para o crescimento das vendas neste ano.

Tem mais: essa perspectiva decorre da expectativa de que o consumidor sinta o aperto monetário, especialmente por conta do aumento da inflação, no quarto trimestre. Em curto prazo, no entanto, o cenário segue positivo, com a retomada dos níveis de ocupação e a desaceleração da inflação.

Em tempo: o volume das vendas no varejo vem mostrando desaceleração desde o início de 2022 e, em julho, apresentou o terceiro recuo consecutivo. As quedas se deram de forma disseminada, já que 9 dos 10 segmentos avaliados registraram taxas negativas. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram e TikTok e curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.