PH Revista: Casamento de Bianca Mendes com Marco Antônio Braga
E mais: Início da propaganda eleitoral
Destaque de Capa do PH Revista neste fim de semana, a bonita noiva Bianca Mendes já vestida para a cerimônia do seu casamento com Marco Antônio Braga Muniz
---------------------------------------------------------
CLIQUE AQUI E LEIA O PH REVISTA NA ÍNTEGRA
---------------------------------------------------------
Seminário Internacional
Grandes nomes do Direito Internacional estarão reunidos em São Luís. O Programa de Mestrado Interdisciplinar em Direito do Centro Universitário UNDB, em parceria com a PUC RS, promove o I Seminário Internacional de Direito, Inovação e Políticas Públicas, nos dias 1 e 2 de setembro (quinta e sexta-feira), das 14h às 20h.
O evento é presencial, acontece no Auditório Dom Bosco Exponencial, na Av. Colares Moreira no Renascença II; e é voltado a estudantes de graduação e pós-graduação, bem como profissionais e professores do Direito.
Contando com renomados juristas e docentes do Direito do Brasil, Portugal, Itália e Espanha, o Seminário Internacional tem como foco promover discussões e reflexões sobre alguns dos temas mais importantes e impactantes da atualidade: Direitos fundamentais no contexto da pandemia; políticas de privacidade e vigilância no ambiente digital; a liberdade de expressão na internet; discursos de ódio e fake news; transformação digital; o Judiciário e a Democracia, entre outras pautas de relevância jurídica contemporânea.
Entre os palestrantes internacionais estão nomes como Dr. Carlos Blanco de Morais da Universidade de Lisboa; Dra. Vera Lúcia Raposo e Dr. Paulo Mota Into, ambos da Universidade de Coimbra; Dr. Marco Olivetti, da Universidade Lumsa de Roma e Dr. José Antonio Montilla Martos, da Universidade de Granada / Espanha.
As inscrições podem ser feitas de forma digital pela plataforma sympla.com.br/undb. Trata-se de uma oportunidade única para ter acesso a alguns dos expoentes máximos do Direito Nacional e Internacional sem sair de São Luís.
Não fui aplaudir Maria Pagés
Confesso que fiquei desolado por não me ter sido possível ir ao Rio de Janeiro neste fim de semana, claro que ainda estou temeroso de enfrentar uma viagem de avião que suspendi desde o início da pandemia.
Explico: um dos maiores nomes contemporâneos da cultura flamenca, a bailarina e coreógrafa sevilhana María Pagés desembarcou ontem no Theatro Municipal com o espetáculo “Una oda al tiempo”, em cartaz até este domingo.
Em sua segunda passagem pelo país, a “dama do flamenco” apresenta (e dirige, ao lado do dramaturgo El Arbi El Harti) um show composto por 12 cenas que passeiam pelas estações da natureza e da vida.
A única vez que aplaudi María Pagés foi numa noite memorável, em Madri.
Em um tradicional vestido vermelho escuro, a estrela espanhola de cabelos grisalhos sobe ao palco acompanhada por oito bailarinos e sete músicos.
Nos 95 minutos ininterruptos de espetáculo, os artistas evocam símbolos das raízes do flamenco em um passeio histórico pela dança, unindo o passado e a contemporaneidade.
Não fui aplaudir Maria Pagés...2
Numa entrevista recente publicada pelo jornal El País, disse a dançarina discípula de Antonio Gades: “Não há nada mais contemporâneo do que a tradição. A tradição nos oferece uma fonte inesgotável de possibilidades para investigar e explorar seus tesouros. É a nossa memória viva”.
O espetáculo é uma reflexão sobre nossos tempos atuais e sobre os desafios da humanidade diante do cansaço das democracias, diante do populismo, das verdades líquidas, das guerras, da falta de solidariedade, da ganância...
Inspirada em referências como Platão, Fritz Lang, José Saramago, Vivaldi, Rodin, Pablo Neruda e pinturas renascentistas, a obra resultado da união entre as raízes flamencas de Pagés e a origem árabe de El Arbi El Harti é conduzida por uma coreografia vital.
– A vida se mostra em movimento. Estamos vivos quando nos movemos. Por isso, durante todo o espetáculo, dançamos como se fosse a última vez. Mordemos a dança e não a soltamos porque queremos contar a história da busca pela felicidade – destaca Pagés.
Propaganda eleitoral
Começa nesta sexta-feira a programação eleitoral nas emissoras de rádio e TV em todo o Brasil por conta do primeiro turno das eleições.
No primeiro dia de campanha eletrônica, serão veiculados os programas dos candidatos a senador, deputado estadual (ou distrital, no caso de Brasília) e governador.
No sábado, será a vez da propaganda dos candidatos a deputado federal e presidente da República.
Segundo turno
No caso do primeiro turno, a propaganda eleitoral vai de 26 de agosto até o dia 29 de setembro, sempre nos horários da tarde e da noite, além das inserções ao longo da programação das emissoras de rádio e TV.
Para as disputas que forem para o segundo turno – no caso de eleições para governador e presidente da República – a transmissão dos programas está agendada para o período de 7 a 28 de outubro.
Tempo de televisão
Especificamente sobre as eleições no Maranhão, dos candidatos a governador, quem ficou com o maior tempo no rádio e na TV foi a coligação de Carlos Brandão.
Serão 5 minutos e 16 segundos destinados ao candidato do PSB. O segundo maior tempo ficou com a coligação de Weverton Rocha, que contará com 2 minutos e 35 segundos.
Em seguida vêm Edivaldo Holanda Júnior, com 57 segundos; Simplício Araújo, com 27 segundos; Enilton Rodrigues, com 24 segundos; e Lahésio Bonfim, com 19 segundos.
Fator Edivaldo Júnior
Analistas políticos avaliam que, pelo desempenho de Edivaldo Holanda Júnior no primeiro debate na TV, a disputa por uma vaga no segundo turno nas eleições de governador deste ano tende a ficar cada vez mais acirrada.
Edivaldo, apesar do estilo mais sóbrio, sereno, mostrou que vem com tudo para ocupar o espaço na agenda de campanha.
E os primeiros sinais já começaram a aparecer: a mais recente pesquisa eleitoral já o coloca em empate técnico com o segundo colocado para o governo.
Ladeira abaixo
O candidato Weverton Rocha que ponha as barbas de molho, afinal a performance dele em todas as pesquisas divulgadas até agora mostra que a candidatura pedetista parece ter empacado na casa dos vinte pontos percentuais.
O crescimento de Edivaldo Holanda Júnior, principalmente no eleitorado de São Luís, assusta sobremaneira o comando de campanha de Weverton.
Os aliados pedetistas temem que o candidato, a julgar pelos números, possa sair desta campanha menor do que entrou.
Bicentenário na AML
A Academia Maranhense de Letras se antecipa às comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil e já tem evento marcado para o dia 1o de setembro.
Trata-se da conferência “Independência: política e cultura”, a ser apresentada pelo pesquisador, escritor e professor da Unicamp Matheus Gato, tendo o professor de História da UEMA, Marcelo Cheche Galves, como debatedor.
No mesmo dia, a AML lança, em edição fac-símile, o livro “História da Independência da Província do Maranhão – 1822/1828”, de Luís Antônio Vieira da Silva.
DE RELANCE
Fecomércio comemorou 69 anos
Os 69 anos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) foram marcados pelo fortalecimento da aliança das entidades empresariais do estado, em evento comemorativo realizado ontem.
Para celebrar a data que deu o pontapé na contagem regressiva para o jubileu de platina (70 anos), a Fecomércio-MA reuniu a diretoria, empresários, dirigentes sindicais, economistas e gestores do poder executivo e legislativo para um debate sobre inovação, cenário econômico e novas tecnologias, além de firmar um pacto pelo fortalecimento do comércio do estado.
O economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Guilherme Mercês, realizou a palestra ‘Cenários para o desenvolvimento econômico por meio da inovação’, dando início ao debate empresarial a partir da discussão de temáticas como 5G, PEC Kamikaze, cenário econômico nacional e internacional, tendências de mercado, comércio varejista, inflação, juros, consumo das famílias, dentre outras.
Protocolo de Intenções do Comitê do Comércio
Durante o evento, as entidades empresariais deram mais um passo para intensificar as ações conjuntas pelo fortalecimento do setor terciário, com a assinatura do Termo de Compromisso para criação do Comitê do Comércio no Maranhão.
O protocolo de intenções prevê união de forças a partir da consolidação de um Comitê Gestor Interinstitucional, com a participação da rede de instituições que compõe as entidades parceiras, a exemplo de sindicatos filiados, câmaras de dirigentes lojistas e associações empresariais, de modo a ampliar o alcance das atividades a serem discutidas, planejadas e executadas por meio da união da Associação Comercial do Maranhão (ACM), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) e Fecomércio-MA.
Com a iniciativa será consolidado um pacote de ações, projetos e estudos técnicos focados no desenvolvimento produtivo do setor comercial maranhense.
Maior evento de liderança do país
O Líderes em Movimento, considerado o maior evento de liderança do país traz, na sua terceira edição, programação com palestras, debates e experiências com especialistas nacionais e internacionais.
A intenção do Polo de Liderança do Sebrae, responsável pela organização, é proporcionar uma jornada de transformação aos participantes, com discussões sobre os novos modelos de liderança, reflexões sobre as habilidades dos líderes do futuro e o compartilhamento de experiências e para gerar impactos positivos.
O evento acontece nos dias 29 e 30 de agosto, no formato presencial em Foz do Iguaçu, no Paraná, ou online, e é voltado a líderes públicos, empresariais, jovens e mulheres com poder de influenciar setores econômicos, comunidades e diversos ecossistemas em nível local, regional ou nacional.
Facilitação digital
Em geral usados para divulgar informações públicas, notícias e serviços, os portais virtuais das prefeituras podem ser mais do que um espaço destinado apenas a cumprir a legislação.
Muitas gestões municipais já se deram conta disso. E quem ganha é a população.
Já há municípios em que o site da administração é usado para agilizar a entrega de exames de saúde, fazer a ponte entre empresas e pessoas em busca de trabalho e divulgar de forma gratuita pequenos negócios locais.
Facilitação digital...2
Em alguns municípios está fazendo sucesso o programa Feito por elas, que busca dar visibilidade a empreendimentos liderados por mulheres dessas cidades. Além da vitrine no portal, elas recebem orientações para a formalização e a profissionalização das iniciativas.
Outras duas plataformas são o Balcão Digital do Primeiro Emprego, que conecta jovens aprendizes a potenciais empregadores, e o Balcão de Oportunidades, que facilita a busca por vagas. Ambos exibem as ofertas disponíveis e contam com formulários para preenchimento.
A ideia tem potencial para ser replicada e aprimorada. São ações simples, feitas pelo pessoal das próprias prefeituras, sem custo extra, mas com um belo efeito. Quanto mais se conseguir usar a tecnologia, melhor.
Para escrever na pedra:
“Os políticos determinam quem tem o poder, não quem tem a verdade”. De Paul Krugman, muito lembrado esta semana por conta das entrevistas com os presidenciáveis.
TRIVIAL VARIADO
Tudo pronto para a festa Hot Mix, que acontece neste sábado, no estacionamento do Shopping da Ilha, no Maranhão Novo. O evento terá como atração principal o grupo internacional Technotronic, que dominou as rádios e as pistas de dança na década de 90.
A Hot Mix Brasil terá uma megaestrutura de palco, som e iluminação com dezenas de placas de Led. O palco, por sua vez, terá 20 metros de pista estendida. O evento está sob o comando dos Djs Claudinho Polary, Mauro Dejota e Henrique Carvalho.
Longa-metragem produzido no Acre, “Noites Alienígenas” foi o grande vencedor do Festival de Cinema de Gramado 2022. Produzido no Acre, o filme dirigido por Sérgio de Carvalho conquistou na noite de sábado, no Palácio dos Festivais, cinco Kikitos.
Noite Alienígenas ganhou os troféus de melhor longa-metragem brasileiro, ator (o estreante Gabriel Knoxx, rapper como o seu personagem), ator coadjuvante (Chico Diaz), atriz coadjuvante (Joana Gatis) e o troféu da crítica. Também recebeu uma menção honrosa pela atuação de Adanilo.
Na última quinta-feira, representantes da empresa de mineração OZ Minerals apresentaram na sede da Fiema o projeto Centro Gold, um empreendimento de exploração de ouro a ser implantado no município de Centro Novo do Maranhão.
No assunto: o gerente de Projetos da mineradora, Ivar Costa, explicou os desafios e oportunidades para a instalação da mina, que deve gerar cerca de 2 mil empregos diretos na fase de implantação, com uma capacidade de produção prevista em torno de 2.500 toneladas por ano.
Tem mais: a OZ Minerals é uma empresa de mineração global, focada em cobre, com sede no sul da Austrália e com projetos em estados brasileiros, como o Pará.
Saiba Mais
As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.