(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Fiema em SP - Desafios climáticos

Mais: Eleição na Uema

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
O presidente da Fiema, Edilson Baldez, com o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite
O presidente da Fiema, Edilson Baldez, com o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite

O presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, iniciou a semana debatendo sobre a estratégia da indústria para uma economia de baixo carbono, em São Paulo, onde participa do encontro “Estratégia da Indústria para uma Economia de Baixo Carbono”, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

A abertura do evento contou com a participação do ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite; do embaixador-chefe da Delegação da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez; por videoconferência, do embaixador do Egito no Brasil, Wael Aboulmagd; do presidente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Carlos Melles; e da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP).

 Fiema em SP...2

O encontro faz parte das iniciativas da CNI para ampliar o debate sobre a transição para uma economia orientada por tecnologias limpas e processos de produção mais eficientes e preparar a participação da indústria brasileira na Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP27), em novembro, no Egito.

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, disse ao presidente da Fiema que o Brasil tem potencial para fazer parte da solução no combate às mudanças climáticas, e defendeu que é preciso “incentivar, criar uma nova economia verde, neutra em emissões até 2050”.

Nelson na Academia Caxiense de Letras

Nesta sexta feira, o engenheiro caxiense Nelson Almada Lima toma posse na cadeira nº38 da Academia Caxiense de Letras, em sessão solene às 19h.

A cadeira tem como patrono Theodoro Ribeiro Junior, diplomata que serviu em consulados na França e na Bélgica no início do século passado.

Nelson sucede a Raimundo Medeiros, também engenheiro caxiense, prematuramente desaparecido, que se dedicou à engenharia sanitária com folhas de serviços prestados à Caema e à Secretaria Estadual de Meio Ambiente.

Uma grande comitiva de familiares e amigos de Nelson já está a caminho daquela cidade para prestigiar a solenidade.

18 anos da Junior Achievement

Em comemoração aos 18 anos de atuação da Junior Achievement no Maranhão – ONG mundial que promove educação financeira e empreendedorismo entre jovens por meio de atividades práticas em instituições de ensino públicas e privadas – a entidade promoveu uma programação especial na última terça-feira.

O evento contou com homenagens a apoiadores, ex-alunos, membros da diretoria e do conselho e mantenedores da organização no estado.

 Durante o evento foram exibidos dados relativos ao trabalho realizado pela instituição no estado: desde 2004, foram cerca de 35 mil alunos impactados em 246 instituições de ensino (fundamental, médio e superior), com o trabalho de mais de 1.900 voluntários.

Campanha eleitoral

 Foi deferido pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, o pedido feito pelo Governo Federal para a veiculação de campanha nacional de prevenção à varíola dos macacos no período de 12 a 30 de agosto.

As peças a serem divulgadas devem conter apenas a identificação do Ministério da Saúde como o órgão responsável pela iniciativa.

Em ano de eleições, a Constituição Federal proíbe qualquer publicidade institucional que possa configurar o uso abusivo da máquina pública para promoção do governante e que possa ocasionar desequilíbrio na disputa.

Fachin destacou, no entanto, que a divulgação desta campanha é de interesse público, pois assegura o direito à informação e à saúde individual e coletiva.

DE RELANCE

Eleição na UEMA

É grande a movimentação dos candidatos em torno da eleição 2022 para Reitor e Vice-Reitor da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.

Como se sabe, a eleição para composição da Lista Tríplice para escolha do Reitor e Vice-Reitor daquela instituição está marcada para o dia 12 de setembro. E após a eleição, a lista tríplice será encaminhada ao governador Carlos Brandão para escolher os novos titulares dos cargos.

Pela primeira vez a UEMA, fazendo o bom uso das ferramentas digitais, realizará uma eleição on-line por meio do SIGUEMA, regulamentada pelo Regimento da Reitoria, Art. 26 e seus parágrafos, aprovada pela Resolução n° 363/2022 – CAD/UEMA.

Eleição na UEMA... 2

Um fato, em especial, está chamando a atenção na eleição 2022 da UEMA: duas mulheres competentes e experientes estão na disputa pelos cargos de Reitor e Vice-Reitor.

A professora doutora Francisca Neide Costa é candidata a Reitora. E tem como companheira de chapa, concorrendo a vice-Reitora, a professora Msc Adriana Carvalho.

Embora disponham de pouquíssimo tempo para a campanha, já que a eleição é na primeira quinzena de setembro, as duas caíram em campo e estão fazendo contato com todos os núcleos de ensino da universidade, presenciais e à distância, espalhados pelo interior do estado.

Mesmo assim, elas estão esperançosas de conquistar a simpatia do eleitorado, tendo em vista as propostas de trabalho modernizadoras para a instituição, o fato de terem feito carreira profissional na própria UEMA e de serem donas de uma bagagem curricular do mais alto nível.

Profa. Dra. Neide Costa a Profa. Msc Adriana Carvalho despontam como a grande novidade na eleição deste ano para Reitor e Vice-Reitor da UEMA
Profa. Dra. Neide Costa a Profa. Msc Adriana Carvalho despontam como a grande novidade na eleição deste ano para Reitor e Vice-Reitor da UEMA

Boletim do salário

O boletim mensal Salariômetro - Mercado de Trabalho e Negociações Coletivas da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) indicou que o resultado preliminar das negociações salariais coletivas do mês de julho mostra que 70,3% dos reajustes estão abaixo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Além disso, nos dados preliminares, a proporção de reajustes iguais ao INPC foi de 4,4% e a de reajustes acima do INCP foi de 25,3%. O piso salarial mediano foi de R$ 1.441 e o piso médio foi de R$ 1.476. De acordo com o boletim, em julho houve 70 acordos e 21 convenções.

O informativo diz, também, que em junho 41,3% dos reajustes ficaram acima do INPC, sendo a maior proporção dos últimos 12 meses, e o reajuste mediano ficou igual ao INPC acumulado.

Praia Segura

Realizador de um trabalho que orgulha a comunidade e seus integrantes, o Corpo de Bombeiros do Estado do Maranhão recentemente disponibilizou o aplicativo Praia Segura, ferramenta para orientar banhistas sobre as condições da orla na Região Metropolitana.

No app, são disponibilizadas Tábuas de marés, locais de risco, dicas de segurança.

O objetivo é garantir a acessibilidade desse tipo de informações às pessoas que frequentam a região litorânea do estado, proporcionando planejamento e segurança.

Semana de Aprendizagem

A Justiça do Trabalho realizará, de 22 a 26 de agosto, a Semana da Aprendizagem.

A iniciativa faz parte do Programa de Combate ao Trabalho Infantil e de Estímulo à Aprendizagem.

No evento, ocorrerão palestras, exposições e audiências públicas sobre o tema com a participação de órgãos integrantes da rede de proteção da criança e do adolescente, de organizações governamentais e da sociedade civil.

O tema deste ano é “Aprender é crescer”.

Canal direto para denúncias

Os brasileiros ganharam mais um canal direto para denunciar empresas de telemarketing que insistem na prática abusiva no contato com o consumidor.

O Ministério da Justiça disponibilizou o endereço denuncia-telemarketing.mj.gov.br por meio do qual a pessoa pode fazer a denúncia.

Todos os relatos de abuso serão apurados pela Secretaria Nacional do Consumidor e encaminhadas para o Procon, para análise e eventual abertura do processo administrativo em caso de descumprimento de medida.

O Procon-MA notificou 26 empresas, determinando a proibição do telemarketing ativo abusivo.

Essa ação foi articulada entre os Procons de todo o Brasil e foi feita de forma simultânea para evitar que consumidores continuem sendo perturbados pelas ligações indesejadas.

Inscritos no Enem

O Maranhão soma 130.942 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), segundo dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O número representa um aumento de 2,37% nesta edição do certame, se comparado à edição de 2021, que teve 127.900 inscritos.

As provas do Enem deste ano serão realizadas nos dias 13 e 20 de novembro. Já a aplicação do exame a pessoas privadas de liberdade, o Enem PPL, ocorrerá nos dias 13 e 14 de dezembro.

Em cursinhos preparatórios para o exame, os estudantes não querem perder tempo e com a aproximação da prova, especialistas alertam que para obter sucesso é preciso dedicação.

Samba Brasil São Luís

É neste sábado, no estacionamento do São Luís Shopping, o Samba Brasil São Luís, maior festival de samba e pagode do Brasil.

O evento reunirá as bandas Sorriso Maroto, Turma do Pagode, Fundo de Quintal, Grupo Menos é Mais e Di Propósito.

A programação terá início às 18h, quando os portões serão abertos.

Hot Mix Brasil

A capital maranhense está na expectativa para a festa Hot Mix Brasil, dia 27 de agosto, às 21h, no estacionamento do Shopping da Ilha, tendo como atração principal o grupo internacional de dance music Technotronic.

Comenta-se que o evento será grandioso em todos os sentidos, principalmente em termos de equipamentos de som e iluminação, para fazer jus à mudança de status do selo, que sai dos espaços fechados e ganha uma conotação de evento aberto para públicos maiores, valorizando ainda mais a música eletrônica.

Tudo será comandado pelos DJs Claudinho Polary, Henrique Carvalho e Mauro Dejota, que contabilizam anos de experiência nessa área e foram os responsáveis por momentos inesquecíveis da vida noturna maranhense do ponto de vista da música eletrônica, sempre presente nas boates daquela época.

Para escrever na pedra:

“Há certo gosto em pensar sozinho. É ato individual, como nascer e morrer”. De Carlos Drummond de Andrade.

TRIVIAL VARIADO

Sinal de que os bons tempos estão voltando: nos próximos dias deixa de ser obrigatório usar máscara em aviões e aeroportos. O uso de máscaras passará a ser apenas uma recomendação.

Tome nota: Caderneta de Vacinação é um documento importante, individual e que comprova a situação vacinal das crianças e adolescentes. É ofertada nos postos de saúde e devem ser levadas sempre que a criança e o adolescentes comparecem a Unidade de Saúde.

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) divulga nesta quinta-feira, os resultados de agosto da Intenção de Consumo das Famílias (ICF). A pesquisa Intenção de Consumo das Famílias é um indicador antecedente que tem como objetivo antecipar o potencial das vendas do comércio.

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.