(Divulgação)

COLUNA

Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

Alessi faz palestra na ACM

Mais: Posse de Sônia Amaral

PH

Atualizada em 02/05/2023 às 23h36
Cristiano Barroso Fernandes comanda as festividades alusivas aos 168 anos da Associação Comercial do Maranhão, da qual é presidente
Cristiano Barroso Fernandes comanda as festividades alusivas aos 168 anos da Associação Comercial do Maranhão, da qual é presidente

Neste mês de aniversário da Associação Comercial do Maranhão, que completa 168 anos de história, mais ações de comemoração e outras para o desenvolvimento da economia local estão programadas para acontecer nesta semana.

Hoje, às 19h, a entidade recebe Rafael Alessi, superintendente do Banco do Brasil, das regiões Norte e Nordeste.

O executivo falará sobre o Programa Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Pronampe), que, em nova fase, inclui microempreendedores individuais (MEI) e empresas de médio porte.

Alessi explicará sobre as regras, condições de pagamento e taxas oferecidas pelo Banco do Brasil. Também esta noite a ACM anunciará os nomes das empresas associadas que são as grandes finalistas do Prêmio Empresa do Ano (PEA 2022).

1º Encontro de Cazumbás

No próximo sábado, véspera do aniversário da ACM, a entidade realiza na Praça Benedito Leite (Centro), a Feira ACM Negócios & Oportunidades.

O evento acontece em parceria com a Prefeitura de São Luís, paralelamente ao 1º Encontro de Cazumbás da Grande Ilha, organizado pela Prefeitura, que começa com um Seminário, no Auditório da ACM e será encerrado com o Bailado dos Cazumbás, com cortejo saindo da entidade empresarial e seguindo até à sede da Prefeitura Municipal.

De acordo com o presidente da ACM, Cristiano Barroso Fernandes, a ação inédita promovida para celebrar o aniversário da entidade, tem o objetivo de ser um dos maiores eventos de geração de novos negócios e network em praça pública já realizados por uma entidade empresarial no estado.

Sexta de Festejos dia 19

É grande a expectativa em torno da terceira edição da Sexta de Festejos, que a Companhia Barrica promove dia 19, a partir das 19h, na Casa de Arte Barrica (Madre Deus), com a temática  “Bumba-Meu-Bicho”, dentro do projeto “37 Anos-Luz de Estradas, Estrelas e Encantarias”.

A programação inclui a apresentação da Banda do Bicho Terra, às 20h, e, às 22h, show da banda Mix in Brasil, que tem à frente a vocalista Mairla Oliveira.

A banda subirá no palco por volta das 20h. Durante o evento, será feito o registro audiovisual desta edição da iniciativa.

Já no mês de setembro, será realizada a quarta edição da Sexta de Festejos, logo após o regresso do grupo de uma viagem à Espanha.

Vale é punida com alta multa

A Controladoria-Geral da União (CGU) multou a Vale em R$ 86,3 milhões, no âmbito de processo administrativo de responsabilização.

O órgão concluiu que a Vale deixou de apresentar informações fidedignas no sistema da Agência Nacional de Mineração (ANM) em relação à Barragem I de Brumadinho (MG) e que emitiu Declaração de Condição de Estabilidade positiva para a estrutura, no período de junho a setembro de 2018, quando, no entendimento do órgão de controle, ela deveria ser negativa, circunstâncias essas que consistiram em ato lesivo à Administração Pública por dificultar a fiscalização da autarquia minerária.

Vale relembrar: em 2019, o rompimento de uma barragem da Vale em Brumadinho deixou 270 mortos, em uma tragédia apontada como o maior desastre ambiental já registrado no país.

Ladeada pela desembargadora Francisca Galiza e pela 1° Secretária da AMCJSP, promotora Cristiane Lago, a nova acadêmica Sônia Amaral recebe o seu diploma de posse na cadeira n° 15 da AMCJSP.
Ladeada pela desembargadora Francisca Galiza e pela 1° Secretária da AMCJSP, promotora Cristiane Lago, a nova acadêmica Sônia Amaral recebe o seu diploma de posse na cadeira n° 15 da AMCJSP.

 Posse de Sônia Amaral

Com uma cerimônia bastante concorrida, a desembargadora Sônia Amaral tomou posse na cadeira nº 15 da Academia Maranhense de Ciências Jurídicas, Sociais e Políticas (AMCJSP).

Ela, que foi saudada pela acadêmica Sara Gama, passou a ser titular da cadeira que tem como patrono o Cônego Bonfim e que era ocupada, recentemente, pelo Padre João Rezende Pecegueiro.

Por ocasião do evento foi comemorado o 199° aniversário de Gonçalves Dias e teve, ainda, dois momentos especiais: a sessão da saudade com homenagens aos familiares e evocação póstuma dos acadêmicos falecidos este ano – Padre João Rezende e Fernando Braga – feita pela acadêmica Cristiane Lago. 

DE RELANCE

Começou de fato a corrida eleitoral

Encerrado o prazo para registro das candidaturas às eleições de 2 de outubro, começou ontem o período destinado à propaganda eleitoral, inclusive na internet, ao uso de alto-falantes e a caminhadas, carreatas e passeatas.

Partidos, candidatos e cabos eleitorais já podem utilizar esses e outros meios para levar ao conhecimento do público suas credenciais e propostas.

A propaganda em rádio e TV, conhecida como horário eleitoral obrigatório, começará somente no dia 26 de agosto, estendendo-se até 29 de setembro para os candidatos que concorrem no primeiro turno.

Começou de fato a corrida eleitoral...2

A propaganda eleitoral é ato essencial de uma campanha política. Mais do que uma oportunidade para os candidatos se expressarem e se fazerem conhecidos, ela representa o direito dos eleitores de conhecer os postulantes a cargos públicos, suas ideias e também as ideologias dos partidos políticos que os abrigam.

Por isso, este momento democrático destinado à comunicação entre candidatos e eleitores é rigorosamente normatizado pela legislação específica e fiscalizado atentamente pela Justiça Eleitoral.

As regras a serem seguidas pelos candidatos e observadas pelos eleitores são claras e estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral e em cartilhas elaboradas pelos tribunais eleitorais estaduais.

Começou de fato a corrida eleitoral...3

Entre os pontos que mais merecem atenção para o próximo pleito, considerando-se o atual ambiente de polarização política e o acirramento de ânimos, estão o uso da internet e das redes sociais, a proliferação de fake news e as mensagens ofensivas ou geradoras de animosidades.

São terminantemente proibidas, por exemplo, propagandas que provoquem hostilidade entre as Forças Armadas ou delas contra instituições civis, mensagens difamatórias a qualquer pessoa ou discriminatórias à condição da mulher, a cor, raça ou etnia.

Também estão vetados os chamados showmícios, com participação de artistas, a exposição em outdoors e a utilização de telemarketing.

Começou de fato a corrida eleitoral...4

Os partidos políticos e os candidatos têm o dever de cumprir a legislação, mas caberá também ao eleitor um papel importante no acompanhamento e na fiscalização, informando-se adequadamente sobre o que é permitido ou vetado e denunciando eventuais irregularidades à polícia, ao Ministério Público ou à Justiça Eleitoral.

É imprescindível que os cidadãos participem ativamente deste momento da vida do país – e em especial do nosso Maranhão.

A propaganda político-eleitoral não deve ser vista como uma imposição indesejada, de interesse apenas dos pretendentes a cargos públicos e das agremiações políticas que os congregam. É, acima de tudo, uma oportunidade real para o exercício da cidadania – uma janela de transparência que permite aos eleitores visualizarem a identidade, a biografia e as ideias dos homens e das mulheres que os representarão nos diversos estamentos da administração pública.

Eleição na UEMA

Começou a movimentação dos candidatos em torno da eleição 2022 para Reitor e Vice-Reitor da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA.

Tudo começa no dia 12 de setembro com a eleição para composição da Lista Tríplice para escolha do Reitor e Vice-Reitor daquela instituição de ensino superior.

Pela primeira vez a UEMA, fazendo o bom uso das ferramentas digitais, realizará uma eleição on-line por meio do SIGUEMA, regulamentada pelo Regimento da Reitoria, Art. 26 e seus parágrafos, aprovada pela Resolução n° 363/2022 – CAD/UEMA.

Após a eleição, a lista tríplice será encaminhada ao governador Carlos Brandão para escolher os novos titulares dos cargos.

Grupo de grande charme reunido no fim de semana para jantar no Grand Cru: Nilson Ferraz e Flávia, José Benedito Buhatem e Ana Elvira, o Repórter PH, Ellie Araújo e André Jardins (de P. Dutra), Cida Valadão e Thatiana Bandeira
Grupo de grande charme reunido no fim de semana para jantar no Grand Cru: Nilson Ferraz e Flávia, José Benedito Buhatem e Ana Elvira, o Repórter PH, Ellie Araújo e André Jardins (de P. Dutra), Cida Valadão e Thatiana Bandeira

A voz da mudança

Em “D”, novo álbum de inéditas, Djavan procura trazer o som das boas novas que anunciam a chegada de um mundo melhor

Assim que encerrou a turnê do álbum Vesúvio (2018), em junho passado, Djavan anunciou o seu mais novo trabalho: D, que chegou na última semana às plataformas digitais, com 12 músicas – sendo que 11 delas são inéditas.

Como fio condutor do álbum está o objetivo do artista de levar otimismo para quem o ouve, de ser o som das boas novas, da mudança para um mundo melhor.

A voz da mudança...2

O trabalho, realizado de maneira rápida para os padrões do alagoano de 73 anos, começou a ser criado em junho do ano passado e foi concluído em abril último.

Geralmente, Djavan passa entre dois e três anos em estúdio. Ele acredita que a velocidade para a criação da obra se deve ao tempo parado durante a pandemia, que trouxe ainda mais vontade de produzir.

Assim, foi “compondo, compondo e compondo”, trazendo para a obra quem ele era no momento de cada criação com o objetivo de levar luz para combater o obscurantismo que ele enxergava no mundo quando começou a criar o álbum – período em que muitas pessoas estavam morrendo por conta da covid-19.

A voz da mudança...3

– Cada música, cada período de um disco gravado, revela quem você é naquele momento, musicalmente. O que você pensa sobre as coisas, sobre a questão social, política, toda a questão que envolve a sua existência, onde você está habitando, as pessoas com quem você convive. É isso que, na verdade, o trabalho novo traz: é a existência em volta – explica o artista

Para escrever na pedra:

“O tempo é um tecido invisível em que se pode bordar tudo”. De Machado de Assis.

TRIVIAL VARIADO

Segundo o colunista Lauro Jardim, em O Globo, de olho em surfar na popularidade de Jair Bolsonaro, 40 concorrentes a cargos no Legislativo já registraram candidaturas junto ao TSE com o sobrenome do presidente para aparecer nas urnas eletrônicas.

Tem mais: além do clã, carregam seu nome 16 candidatos a deputados federais, 21 a deputados estaduais e três a distritais. Os partidos dos “bolsonaristas” são os mais variados: PL, PP, Patriota, Agir, PTB, PSC, PRTB, PSD e até o polêmico PROS, que apoia Lula no âmbito nacional.

Em tempo: os candidatos-Bolsonaro não são necessariamente parentes do presidente, dado que há uma restrição eleitoral para que parentes diretos concorram a cargos eletivos. Há, claro, alguns com relação de parentesco, mas a maioria está relacionada a apoiadores espalhados em todo o país que optaram por usar o sobrenome dele para tentar conquistar um cargo nestas eleições.

O número de candidatos que se declaram negros ou pardos será recorde nesta eleição, mas ainda não corresponde à maioria das candidaturas, ao contrário da representação real da população brasileira segundo o IBGE. No entanto, em 18 dos 32 partidos, sobretudo em legendas de esquerda, haverá mais negros e pardos do que brancos.

 

As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.