Dicas

Exercitando o cérebro: jogos para a terceira idade

Entenda a importância dos jogos que os idosos adoram.

Divulgação/ Assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h35
Palavras Cruzadas, típico jogo dessa fase da vida, é um dos mais citados como responsáveis pelo benefício de uma mente saudável por uma vida longeva.
Palavras Cruzadas, típico jogo dessa fase da vida, é um dos mais citados como responsáveis pelo benefício de uma mente saudável por uma vida longeva. (Foto: Reprodução/ Internet)

Já se deu conta de que a maioria dos idosos que conhecemos fazem palavras cruzadas, ou se reúnem nas praças para jogar Dominó, Baralho, Gamão, Dama e Xadrez. Eles podem até fazer isso inocentemente, mas não imaginam o quanto pode ser importante para a saúde mental e a prevenção de doenças degenerativas.

Médicos da área e psicólogos indicam a prática como método preventivo de doenças senis, até mesmo o Mal de Alzheimer. O que ocorre é que os jogos lógicos estimulam uma série de aspectos sensoriais de extrema importância para os idosos. É o que relata a psicóloga Danielle Sá, da Sociedade Brasileira de Arte, Cultura e Cidadania (SOBACC).

“O jogo é um exercício cerebral e cognitivo bastante eficiente, que estimula o funcionamento e extensão da memória e do trabalho neuronal. A inteligência, que é a capacidade perceptivo motora do ser humano. A atenção, a linguagem responsável pela fluência verbal, nomeação e compreensão. A memória visual e espacial, o raciocínio e as funções de execução”, explica.

Palavras Cruzadas, típico jogo dessa fase da vida, é um dos mais citados como responsáveis pelo benefício de uma mente saudável por uma vida longeva. Mas, os outros tipos onde mais de um participante podem jogar também são indicados.

“Solidão é um sentimento que acompanha os idosos e o convívio social é muito importante para que não se sinta deprimido. A integração social, a capacidade de ouvir, prestar atenção, reter informação e aprender controlar a ansiedade”, complementa Danielle.

A SOBACC promove eventos voltados idosos com diversas atividades. Dentre os objetivos, estimular as competências e capacidades citadas. Para saber mais sobre o tema dos jogos para a terceira idades, basta comparecer à sede da SOBACC, localizada na Rua Senador Pompeu, 649, Sala 702 - 7° andar, centro – Ceará. Acesse também o site www.sociedade.org.br.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.