Prazo prorrogado

São Luís prorroga até dia 15 de dezembro cadastro no programa Cartão Cidadão

Dois pontos físicos foram disponibilizados para inscrições: no Terminal da Praia Grande e no Multicenter Sebrae.

Imirante.com

Atualizada em 26/03/2022 às 18h53
O cartão disponibilizará passagens gratuitas destinado aos cidadãos que ficaram desempregados por conta da pandemia.
O cartão disponibilizará passagens gratuitas destinado aos cidadãos que ficaram desempregados por conta da pandemia. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Foi prorrogado até quarta-feira (15) o período de solicitação do Cartão Cidadão, do sistema de transporte público de São Luís. Trata-se de um cartão com passagens gratuitas destinado aos cidadãos que ficaram desempregados por conta da pandemia.

O Cartão Cidadão é um programa da prefeitura, coordenado pela SMTT, para auxiliar os trabalhadores que residem na capital e perderam seus empregos em decorrência da pandemia da Covid-19. O benefício poderá ser solicitado por aqueles que não estejam recebendo seguro-desemprego, que não possuam nenhum outro tipo de benefício de transporte municipal e que estejam buscando novas vagas no mercado de trabalho. O benefício prevê passagens de ônibus gratuitas pelo prazo de 90 dias.

Leia mais:

Câmara de São Luís aprova Cartão Cidadão que permite o "passe livre"

Braide entrega a vereadores projeto de lei do 'Cartão Cidadão'

Como solicitar o cartão cidadão?

Para se inscrever, basta acessar https://saoluis.ma.gov.br/cartaocidadao/ até 15 de dezembro. O solicitante deve preencher o cadastro com as informações necessárias, anexando a cópia dos documentos solicitados.

Biometria e entrega dos cartões com cadastro deferido

Quem conseguiu realizar o cadastro dentro do primeiro prazo para as inscrições pode conferir, no site do Cartão Cidadão, a relação dos deferidos, ou seja, que estão aptos para receberem o benefício. Para consultar a relação, é necessário clicar no ícone “acompanhar”, digitar o número do CPF e a data de nascimento.

Além da confirmação, o beneficiário também terá acesso às informações sobre a segunda fase do programa, que deve ser presencial, no posto indicado e no horário agendado, para a efetivação da biometria facial, disponíveis na página de acompanhamento da inscrição, no site da Prefeitura de São Luís, e fazer como Marilene Santos, de 50 anos, que foi convocada para finalizar o processo de emissão do cartão na tarde desta terça-feira (10), no Terminal da Praia Grande. " Estou feliz com essa ajuda que a prefeitura vai nos dar. Eu sou empregada doméstica e meu marido é pedreiro, estamos desempregados e o Cartão Cidadão vai nos ajudar a encontrar serviço para nós”.

Em caso de dúvidas e informações acerca do programa, os interessados podem ligar para o telefone (98) 99237-9402 ou enviar mensagem por WhatsApp para os números (98) 99207-5352 ou (98) 99207-8474.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO

- Documento oficial com foto;

- Carteira de Trabalho (física ou digital) ou Termo de Rescisão Contratual;

- Comprovante de residência em nome do beneficiário;

- Caso não possua comprovante de residência no próprio nome, deverá apresentar declaração de residência. (O modelo de declaração de residência consta no site do Cartão Cidadão).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.