Reconhecimento

Estrada de Ferro Carajás recebe prêmio por desempenho ambiental

Ferrovia ficou em 1º lugar em índice que monitora e mede a execução de ações sustentáveis e de proteção ao meio ambiente

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
A Estrada de Ferro Carajás é uma das mais eficientes e seguras ferrovias do mundo
A Estrada de Ferro Carajás é uma das mais eficientes e seguras ferrovias do mundo (Ferrovia)

SÃO LUÍS - A Estrada de Ferro Carajás (EFC) - que tem 892 quilômetros de extensão, ligando a maior mina de minério de ferro a céu aberto do mundo, em Carajás, no sudeste do Pará, ao Porto de Ponta da Madeira, em São Luís (MA) - recebeu ontem, 21, o prêmio Via Viva - 1º lugar (categoria Ferrovia), concedido pelo Ministério de Infraestrutura (Minfra).

A premiação leva em consideração o Índice de Desempenho Ambiental (IDA) para o setor de infraestrutura de transportes e avalia quesitos como: correta destinação de resíduos, reuso de água, eficiência energética, relacionamento com comunidades vizinhas à ferrovia, além de iniciativas de preservação do Meio Ambiente. A Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), também operada pela Vale, ficou em 2º lugar na premiação. O Via Viva premia ainda os modais portuário, rodoviário e aeroportuário.

Durante a cerimônia de premiação, que ocorreu em formato online, o gerente-executivo da EFC, João Falcão, agradeceu o reconhecimento e destacou que o prêmio reflete um trabalho contínuo de investimentos em melhoria operacional e de tecnologia. "Continuamos buscando e implementando soluções para mitigar impactos e preservar o meio ambiente, ao mesmo passo em que estamos atentos às necessidades das comunidades vizinhas às nossas operações. Pautados em diálogo permanente e na melhoria contínua dos nossos processos, esperamos seguir buscando ser referência em sustentabilidade nas nossas operações", disse.

Transporte

Inaugurada na década de 80 com uma capacidade de transporte de 30 milhões de toneladas por ano (Mtpa), a Estrada de Ferro Carajás alcançou em 2018 um patamar cerca de sete vezes maior que o original: 230 mtpa, mantendo-se entre as mais eficientes e seguras ferrovias do Brasil e do mundo.

Para reduzir a emissão de carbono, a Vale tornou os trens da EFC semiautomáticos, gerando diminuição no consumo de combustível. Além disso, a empresa está se preparando para adotar o uso de óleo vegetal, um combustível renovável, na fabricação de pelotas e de fontes micro-ondas no processo de secagem das pilhas de minério de ferro, antes de embarcarem nos navios.

Quanto ao transporte de passageiros, por ano, são quase 300 mil pessoas utilizando o serviço. É uma das poucas ferrovias no Brasil a oferecer esse tipo de transporte de longa distância. Além de pessoas e de minério de ferro, a EFC também transporta grãos e combustível, contribuindo diretamente para viabilizar outras cadeias produtivas e impulsionar a economia brasileira.

Sobre a Vale

A Vale é uma mineradora global que tem como missão transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável. Líder mundial na produção de minério de ferro e níquel, tem sede no Rio de Janeiro e está presente em cinco continentes. Opera sistemas logísticos integrados, com cerca de 2 mil quilômetros de ferrovias, terminais marítimos e 10 portos, entre Brasil, Indonésia, Malásia e Omã. Comprometida com os mais altos níveis de governança, a Vale apoia 52 projetos sociais e culturais em 65 municípios brasileiros, por meio da Fundação Vale, e protege ou ajuda a proteger 8,5 mil km2 de áreas nativas no País.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.