Semana do Trânsito

Campanha reforça cuidados com o trânsito ferroviário

Além conviver com as estradas, mais 300 comunidades no Maranhão fazem vizinhança com a ferrovia e precisam conhecer e praticar cuidados específicos relacionados à linha férrea

Atualizada em 11/10/2022 às 12h23
Abordagem e distribuição de material informativo nas travessias
Abordagem e distribuição de material informativo nas travessias (ferrovia)

Na semana em que se comemora o Dia Nacional do Trânsito (25), a Vale intensificou o trabalho de diálogo e divulgação sobre cuidados com o trânsito ferroviário ao longo da Estrada de Ferro Carajás, que liga São Luís à cidade de Parauapebas, no Pará. Mais de 50 profissionais da empresa estão dedicados à campanha, que tem como mensagem principal o slogan: no trânsito, somos todos protagonistas. As ações acontecem em escolas próximas à via, cruzamentos e estações.

Além conviver com as estradas, mais 300 comunidades no Maranhão fazem vizinhança com a ferrovia e precisam conhecer e praticar cuidados específicos relacionados à linha férrea. Entres eles, estão atitudes simples como: parar, escutar e olhar para os dois lados antes de atravessar a via; e ainda, a utilização das passagens oficiais, como passarelas e viadutos.

O trânsito ferroviário tem regras previstas no Código Brasileiro de Trânsito
O Artigo 29 do CTB diz que os veículos que se deslocam sobre trilhos têm preferência de passagem sobre os demais e que deixar de parar o veículo antes de transpor linha férrea é infração gravíssima, com penalidade de multa. Essas regras estão baseadas em estudos e precisam ser seguidas para evitar acidentes de grandes proporções, já que os trens não conseguem parar imediatamente mesmo depois de acionarem o freio de emergência.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.