Ato bárbaro

Envolvidos na morte dos pais de deputado podem ter pena de 80 anos

Quatro foram denunciados por latrocínio, associação criminosa, corrupção de menores e tortura; três adolescentes participaram de forma indireta do crime

Atualizada em 11/10/2022 às 12h18
Promotores Reinaldo Júnior, Frederico Bianchini e Igor Adriano Trinta durante a coletiva realizada nesta sexta-feira
Promotores Reinaldo Júnior, Frederico Bianchini e Igor Adriano Trinta durante a coletiva realizada nesta sexta-feira (promotores)


São Luís - O Ministério Público (MP) protocolou nesta sexta-feira (11), na comarca de Turiaçu a denúncia sobre o assassinato dos pais do deputado federal Cléber Verde, Maria Graça Cordeiro Mendes e Jesuíno Mendes, ocorrido no dia 14 de julho deste ano, no povoado Limão, em Turiaçu. Quatro criminosos tiveram participação direta nessa ação e foram denunciados pelos crimes de associação criminosa, tortura, corrupção de menores e latrocínio. No caso que sejam condenados podem ter uma pena acima de 80 anos de prisão. Três adolescentes participaram de forma indireta desse crime e vão responder por ato infracional.

Os denunciados foram Jeferson Silva da Costa, Elielson Cardoso Paiva, Daniel Paiva e José Fernando Ferreira Nascimento. Enquanto, Fábio Cardoso, o Fabinho, foi despronunciado do processo devido ter morrido em confronto com policiais, no dia 15 de julho, em Turiaçu. Ainda na sexta-feira (11), os promotores de Justiça, Frederico Bianchini, Reinaldo Campos Júnior e Igor Adriano Trinta, concederam uma entrevista na Sede das Promotorias da Capital, no Calhau, e concederam detalhes sobre a apuração desse ato bárbaro.

O promotor Frederico Bianchini declarou que a denúncia já foi ao Poder Judiciário. O crime foi motivado exclusivamente para roubar dinheiro e bens do casal de idosos, que estava sozinho no momento do ato violento. Os suspeitos estavam drogados e conseguiram roubar uma quantia de R$ 4 mil, dois revólveres calibre 38, três cartucheiras, celulares e relógios. “Esses denunciados caso sejam condenados podem ter uma pena acima de 80 anos de prisão”, frisou o promotor.

Ato bárbaro
Igor Adriano Trinta considerou o crime como bárbaro. Ele ainda declarou que os criminosos abordaram primeiramente a mãe do parlamentar federal, que estava na casa principal da fazenda. Ela foi torturada para informar onde havia bens de valor e dinheiro como também o armamento, que era utilizado para a defesa pessoal do casal de idosos.

Maria da Graça sofreu tortura como ainda foi agredida fisica e verbalmente. “A idosa sofreu várias agressões e falou que havia bens valiosos no quarto. Eles estavam sob efeito de entorpecentes para cometer esse ato violento a uma idosa”, contou o promotor.

Ainda segundo o promotor, uma parte do bando criminoso fugiu de posse de dinheiro, arma de fogo, celulares e relógios, enquanto, Daniel e Fábio Cardoso se deslocaram para uma outra parte da fazenda onde encontraram Jesuíno Mendes. Daniel chegou apontar uma arma contra o idoso, mas, teve a arma tomada por Fábio, que atirou na vítima.

O promotor também frisou que mesmo o idoso baleado tentou fugir para uma área de matagal, mas, acabou sendo encontrado e morto a golpes de arma branca. “O exame pericial constatou que havia marcas de tiros e por arma branca no corpo de Jesuíno”, explicou Igor Adriano Trinta.

Adolescentes
O promotor Reinaldo Campos Júnior informou que os criminosos utilizaram menores de idade durante esse ato de barbárie. “Os três menores não tiveram a participação diretamente no crime, mas, deram o apoio e tinham a missão de informar aos criminosos caso houvesse a presença da polícia”, detalhou Reinaldo Campos Júnior.

Ele ainda declarou que os adolescentes, no momento do crime, estavam em uma canoa motorizada em um rio, localizado nas proximidades da fazenda dos idosos, e ajudariam no transporte dos produtos roubados. “Os adolescentes vão responder por ato infracional”, afirmou o promotor.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.