Artigo

Dó de bandido

Atualizada em 11/10/2022 às 12h22

“Um país conduzido por bandidos para proteção de bandidos.” Essa frase antiga, nunca soou tão definitiva quanto após a polêmica decisão do presidente do STF, quando ficou estabelecido que bandidos ricos só possam ser punidos pelos seus crimes depois de recorrerem a todas as instâncias possíveis e impossíveis. Bandidos ricos, subentende-se, já que bandido pobre não tem dinheiro nem para recorrer ao macumbeiro mais próximo de seu subúrbio.

Com isso, abriram-se as portas das cadeias para os corruptos dessa pecha: viciados em dinheiro público de todo tipo e espécie que são também, sobretudo, assassinos, porque um corrupto mata muito mais gente que um matador comum, já que cerceia o acesso da população desvalida à saúde, educação, moradia etc.

De onde vem tanta leniência, tanta dó de bandido como só se vê neste país? Um amigo historiador aventou como possível explicação o fato de termos sido colonizados por criminosos, encarcerados que para cá vieram à força de Portugal. Na luta pela sobrevivência, a solidariedade de qualquer um para com parentes e irmãos era, sem tirar nem por, uma solidariedade por bandido, porque a maioria o era.

O fato é que algumas questões ensombrecidas se clarearam. A listagem de algumas delas, é uma tentativa de tornar um pouco mais palatável essa aberração, que poderia ser cômica se não fosse tão trágica!

1.E a mancha negra que emporcalhava os oceanos e as praias brasileiras do Nordeste, finalmente mudou de rumo...

Tomou a direção de Brasília e se instalou no STF.

2. Felizes, após a canetada do Sr. Dias Toffoli, que os libertou, os criminosos ricos deste país, agora se cumprimentam, sussurrando entre si:

“Não há nada como um Dias (Toffoli) atrás do outro!

3.Diante da nossa extraordinária leniência para com bandidos, os gringos comentam: “Vai ter dó de bandido assim no Brasil!” Acostumados com isso, os brasileiros agora dizem: “Vai ter dó de bandido assim no STF!”

4. A depender da vontade do STF, a única cadeia apropriada no Brasil para bandido rico é Cadeia de Supermercado.

5. Alguns deputados justificam seu apoio, à resolução pró-bandidos da maioria do STF, socorrendo-se da Constituição para vociferar que “A presunção da Inocência, não pode ser alterada porque é causa pétrea da Constituição”.

Soa tão bizarro quanto oportunista! Se, quando se trata de proteger bandidos a causa é pétrea, a favor de gente honesta espoliada por esses bandidos, na visão do nobre deputado, a causa seria o quê? Vítrea?

6. Para atender os batalhões de criminosos, agora à solta, só falta providenciarem equipamentos de segurança para os mesmos pós-libertos, (Coitadinhos, já que precisam se adaptar, de novo, à liberdade). Esse Equipamento de Proteção Individual, também chamado Kit do Bandido Rico, deve conter:

Advogado. Conta no Paraíso Fiscal da Suíça. Grana para comprar eleitor. Tempo. Cadeia.

Obs. Essa cadeia aí não é para o mesmo, mas sim para o juiz que tiver a ousadia de mandar prendê-lo.

José Ewerton Neto

Autor de O ofício de matar suicidas

E-mail: ewerton.neto@hotmail.com

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.