Opinião

Poema Praça dos Poetas

José Carlos Sousa Silva*

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15

A Praça dos Poetas é de todos os poetas, que assim nasceram, cresceram e produziram lindas e inesquecíveis poesias e, por isso, são Imortais.

A Praça dos Poetas está dentro do meu cérebro e do meu coração e daqui ela nunca sairá. Sobre ela gosto de pensar, sentir, ouvir, falar e escrever.

Antes de ser Praça dos Poetas era apenas um palco muito belo e de onde, quando eu era adolescente, em 1960, olhava e admirava o Mar, o Sol, a Lua e as Estrelas nos seus momentos próprios e eu dizia: “São obras de Deus.”

A Praça dos Poetas foi idealizada, construída e inaugurada após aprovada pela inteligência e cultura de pessoas sábias.

Próximos à Praça dos Poetas estão três lindos Palácios: o “La Ravardière”, o “Dos Leões” e o “Da Justiça”, na Avenida Pedro II, formando linda paisagem arquitetônica na linda cidade São Luís, Capital do Estado Maranhão.

Esta Praça é símbolo da grandeza universal dos poetas e eterna beleza da natureza.

Na Praça dos Poetas já vi, vejo e continuarei vendo a grandeza e a beleza incontestáveis do passado brilhando no presente.

Nela estão os retratos perfeitos de pessoas inteligentes, cultas e cordiais, que estão guardadas nos cérebros e nos corações de multidões.

A Praça dos Poetas é do Patrimônio Cultural da Humanidade, pois está integrando a história imensa e bela da cidade São Luís, Capital do Estado Maranhão, integrante da República Federativa do Brasil e que ocupa um lindo território, onde reside o seu povo obediente às lições de Deus.

A Praça dos Poetas é uma grande luz que indica o melhor caminho para o encontro da inteligência, da cultura eficiente com resultados benéficos para as pessoas merecedoras do pleno sucesso.

Ela está numa paisagem arquitetônica com beleza universal e assim merece aplausos da humanidade.

Nela também está a história da cidade São Luís, muito linda, numa belíssima e grande Ilha cercada pelo Mar, mostrando sempre a força da água diante de tudo e de todas as pessoas.

A Praça dos Poetas foi instalada e está sendo administrada por pessoas que sabem olhar, sentir, ouvir, falar e assim mostrando aos seus visitantes a grandeza dos poetas, que se tornaram Imortais.

Os poetas são gênios no que fizeram, fazem e farão. Após a morte, somente os seus corpos vão embora, porém os seus espíritos, suas almas, ficam e, assim sendo, estão nesta Praça.

A Praça dos Poetas merece e deve ser sempre bem visitada, estudada e apreendidas as lições nela registradas.

Nesta Praça estão bem unidas a inteligência e a cultura que somente fazem o bem.

Ela nunca sairá de onde está. Foi construída, inaugurada, instalada para o bem da humanidade e em homenagem aos Poetas.

Eu sou e serei sempre amante da Praça dos Poetas, pois nela estão registradas a grandeza e a beleza das poesias.

Diante dela eu muito penso e sinto o valor eterno do sentimento sob o comando das lições de Deus.

Advogado, jornalista e professor universitário.

Membro da Academia Maranhense de Letras.

E-mail: jcss@elo.com.br

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.