Alternativo | Em cartaz

Reinterpretação de Debret com influências maranhenses

A mostra ''Missão Artística Maranhense”, de Alexandre Mourão, está em cartaz na Galeria Trapiche até o dia 19 de outubro; visitações são gratuitas e podem ser feitas de segunda a sexta, das 14h às 19h
23/09/2018 às 07h00
Reinterpretação de Debret com influências maranhensesUma das obras em cartaz na exposição “Missão Artística Maranhense”, de Alexandre Mourão (Expo Alexandre Mourão)

SÃO LUÍS - Relacionar o passado e o presente é o foco da mostra “Missão Artística Maranhense”, que o artista Alexandre Mourão mantém em cartaz até o dia 19 de outubro na Galeria Trapiche Santo Ângelo (Praia Grande). A exposição se dá a partir de apropriações de imagens do livro "O Universo: Brasil, Colômbia e Guianas" de 1837, do autor francês Ferdinand Denis (1789-1890). As visitações, gratuitas, podem ser feitas de segunda a sexta, das 14h às 19h.

A obra é uma rara edição que inclui 83 gravuras em preto e branco de diversos artistas, entre eles Jean-Baptiste Debret que abordao Brasil colônia, descrevendo o povo e costumes da época.

Na mostra, lado a lado, estão as obras originais impressas de Debret, destacadas do livro, e as aquarelas de Alexandre Mourão cuja reinterpretação recebe forte influência da cultura maranhense, provocando um diálogo entre a história e o momento presente. O conjunto aguça de maneira crítica o sentido estético, histórico e político, territórios que artista percorre de maneira singular.

A mostra é uma das selecionadas na Chamada Pública Ocupação Trapiche #10 e tem curadoria de Regiane Caire Silva.

Leia mais notícias em OEstadoMA.com e siga nossas páginas no Facebook, no Twitter e no Instagram. Envie informações à Redação do Jornal de O Estado por WhatsApp pelo telefone (98) 99209 2564.

© 2019 - Todos os direitos reservados.
Tamanho da
Fonte