Em cartaz

Reinterpretação de Debret com influências maranhenses

A mostra ''Missão Artística Maranhense”, de Alexandre Mourão, está em cartaz na Galeria Trapiche até o dia 19 de outubro; visitações são gratuitas e podem ser feitas de segunda a sexta, das 14h às 19h

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Uma das obras em cartaz na exposição “Missão Artística Maranhense”, de Alexandre Mourão
Uma das obras em cartaz na exposição “Missão Artística Maranhense”, de Alexandre Mourão (Expo Alexandre Mourão)

SÃO LUÍS - Relacionar o passado e o presente é o foco da mostra “Missão Artística Maranhense”, que o artista Alexandre Mourão mantém em cartaz até o dia 19 de outubro na Galeria Trapiche Santo Ângelo (Praia Grande). A exposição se dá a partir de apropriações de imagens do livro "O Universo: Brasil, Colômbia e Guianas" de 1837, do autor francês Ferdinand Denis (1789-1890). As visitações, gratuitas, podem ser feitas de segunda a sexta, das 14h às 19h.

A obra é uma rara edição que inclui 83 gravuras em preto e branco de diversos artistas, entre eles Jean-Baptiste Debret que abordao Brasil colônia, descrevendo o povo e costumes da época.

Na mostra, lado a lado, estão as obras originais impressas de Debret, destacadas do livro, e as aquarelas de Alexandre Mourão cuja reinterpretação recebe forte influência da cultura maranhense, provocando um diálogo entre a história e o momento presente. O conjunto aguça de maneira crítica o sentido estético, histórico e político, territórios que artista percorre de maneira singular.

A mostra é uma das selecionadas na Chamada Pública Ocupação Trapiche #10 e tem curadoria de Regiane Caire Silva.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.