Eleição 2018

Pesquisa TV Record mostra cenário de segundo turno no MA

Instituto Real Time Big Data, que ouviu 1,2 mil maranhenses, mostra Flávio Dino com 43% e Roseana Sarney com 35% no cenário estimulado

Carla Lima/Subeditora de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h28
Roseana e Flávio Dino polarizam disputa
Roseana e Flávio Dino polarizam disputa (Roseana e Flávio)

Depois da pesquisa Ibope, divulgada na quarta-feira, 19, um novo levantamento foi divulgado. Contratado pela TV Record, os números mostram cenários para o governo e Senado apontando a possibilidade de um eventual segundo turno no Maranhão. A disputa se mantém polarizada entre Flávio Dino (PCdoB) e Roseana Sarney (MDB).

A pesquisa da TV Record foi feita pelo Instituto Real Time Big Data. O cenário deste levantamento para a sucessão estadual é diferente do que trouxe o Ibope. Segundo o Big Data, Flávio Dino tem 43% das intenções de votos. O comunista é seguido por Roseana Sarney que aparece com 35%.

Roberto Rocha (PSDB) aparece melhor posicionado nesta pesquisa. Segundo o Big Data, o tucano tem 5% e Maura Jorge (PSL), 4%. Odívio Neto (PSOL) e Ramon Zapata não pontuaram. Os votos brancos e nulos somaram 6% e os indecisos, 7%.

O Big Data ouviu 1,2 mil eleitores maranhenses nos dias 17 e 18 de setembro. O registro foi feito no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número MA-044627/2018. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança é de 95%.

Pelo cenário estimulado apresentado pelo Big Data e baseado na margem de erro da pesquisa, as eleições para governador do Maranhão – se fossem hoje – iria para o segundo turno.

Cenário diferente do que mostrou a pesquisa Ibope divulgada na última quarta-feira. No levantamento, o cenário estimulado mostra que a eleição se findaria no primeiro turno. Pelo números do Ibope, Flávio Dino aparece com 49%, seguido de Roseana Sarney, com 32% e Maura Jorge com 5%. Roberto Rocha apareceu com 2% e Odívio Neto e Ramon Zapata não pontuaram.

Votos brancos e nulos tiveram percentual igual do Big Data, 7% e não souberam ou não responderam, 5%.

O Ibope ouviu 1008 eleitores maranhenses, nos dias 16 a 18 de setembro. O registro foi feito na Justiça Eleitoral sob o número MA-06667/2018. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, e o intervalo de confiança, de 95%.

Senado

No cenário estimulado para o Senado, os números mostram liderança de Edison Lobão (MDB) e Sarney Filho (PV). Eles aparecem com o mesmo percentual de votos: 25%.

Os dois candidatos são seguidos por Eliziane Gama (PPS) que obteve 21% e Weverton Rocha (PDT), que aparece com 17%.

Do PSDB, Zé Reinaldo e Alexandre Almeida vem em seguida. O primeiro tem 16% e o segundo, 7%. Saulo Arcangeli (PSTU) e Samuel Campelo (PSL) aparecem com 3% cada. E Saulo Pinto (PSOL) e Preta Lú (PSTU) obtiveram 2% das intenções de voto. Iego Bruno (PCB) não pontuou.

Votariam nulo ou branco no primeiro voto para senador, 18% e para o segundo voto, 20%. Já os indecisos no primeiro voto somam 18% e no segundo, 23%.

Mais

Flávio Dino 43%

Roseana Sarney 35%

Roberto Rocha 5%

Maura Jorge 4%

Odívio Neto não pontuou

Ramon Zapata Não pontuou

Brancos/nulos 6%

Indecisos 7%

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.