Fuga da degola!

Sem força fora de casa

Bruno Alves

Atualizada em 11/10/2022 às 12h29
Esquema tático
Esquema tático (col h)

Sem força fora de casa

Na zona de rebaixamento da Série B, o Sampaio terá nas duas próximas rodadas dois confrontos diretos para tentar deixar as quatro posições finais do campeonato. Para isso, o Tricolor terá que superar o péssimo rendimento fora de casa, onde conseguiu pontuar em apenas duas das sete partidas disputadas.

Diante do São Bento, os comandados de Roberto Fonseca devem tentar aproveitar a má fase da equipe paulista. Nos últimos cinco jogos, foram quatro derrotas e o empate diante do Coritiba na última rodada. Arrancar pelo menos um ponto diante do Azulão é fundamental para o Tricolor.

Na sequência, o confronto teoricamente mais fácil. Diante do Boa Esporte, que surpreendentemente venceu a Ponte Preta por 2 x 1. Vencer o lanterna da Série B é obrigação para o Sampaio ganhar uma tranquilidade e tentar a saída definitiva das últimas colocações antes de voltar a jogar em casa, diante do Criciúma na 19ª rodada.

Desfalques mudam o esquema

O 4-1-4-1 adotado por Roberto Fonseca no início de sua passagem no Sampaio mudou para um 4-2-3-1. Os desfalques são a principal razão para a alteração. Diante do Goiás, Sobral, Silva, Danilo Pires e Reginaldo Junior formavam a primeira linha do meio-campo, enquanto Danielzinho atuava como um segundo atacante, com Uilliam mais avançado.

Dentro desse novo posicionamento, uma das novidades foi Sobral procurando um jogo mais pela diagonal e invadindo a área, enquanto Reginaldo joga mais como um ponta, sempre buscando a linha de fundo para cruzamentos. Aliás, cruzamentos que não estão dando certo.

Contra o Goiás, foram 27 cruzamentos certos, dos quais apenas sete foram concluídos. Fonseca precisa trabalhar novas alternativas para conseguir chegar ao gol adversário se quiser pontuar.

Série D 2019

O Moto já está garantido na Série D de 2019. A segunda vaga maranhense segue em aberta e, segundo a FMF, haverá o torneio seletivo para definir o segundo representante. Basta um raciocínio simples para ver que as chances desse torneio não acontecer são altas.

Do Estadual, além do MAC, somente Cordino, São José, Santa Quitéria e Bacabal teriam
algum interesse em participar. Todos enfrentaram graves crises financeiras na temporada. Acho improvável a realização do seletivo, o que deve garantir ao Quadricolor, que terminou o Estadual em terceiro, uma nova chance de disputar a Série D.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.