Ação

Campanha de doação coletará sangue para banco do Hemomar

Doações ocorrerão no Hemomar, no Hospital São Luís, no Centro Ambulatorial Diagnóstico Holandeses e na Natus Lumine, em datas alternadas

Daniel Júnior/ O ESTADO

Atualizada em 11/10/2022 às 12h30
Paulo Braid, presidente do Grupo Mercúrio, fala na solenidade de lançamento
Paulo Braid, presidente do Grupo Mercúrio, fala na solenidade de lançamento (doação sangue / Grupo Mercúrio)

SÃO LUÍS - Com a meta de alcançar entre 650 mil bolsas de sangue, cada uma com 450 ml, que serão destinadas para o banco do Centro de Hematologia do Maranhão (Hemomar), foi lançada ontem a III Campanha de Doação de Sangue do Grupo Mercúrio, responsável por gerir empresas do ramo da saúde. A solenidade ocorreu durante a manhã, no Hospital São Luís, situado no loteamento João Lisboa, em São José de Ribamar, na Grande São Luís. As doações podem ser realizadas no Hemomar, Hospital São Luís, no Centro Ambulatorial Diagnóstico Holandeses (CADH) e na Natus Lumine, em datas alternadas, que vão até dia 31 de agosto.

“O objetivo da ação é colaborar com o banco de sangue do Hemomar, que quase sempre está necessitando. É um ato de amor ao próximo, solidariedade e responsabilidade social. Doar sangue é salvar vidas. O nosso público-alvo são servidores públicos estaduais, colaboradores, familiares e amigos, mas qualquer ou­tra pessoa que tiver interesse em doar, será bem-vinda”, explicou Paulo Braid, presidente do Grupo Mercúrio.

A coordenadora de coleta externa do Hemomar, Valma Costa, participou do lançamento da campanha e falou da importância desse tipo de ação. “O banco de sangue do Hemomar sempre está necessitando de sangue, pelo fato de a demanda utilizada ser mais do que a de doações. Neste perío­do de férias, a situação ainda é pior. A procura para doações re­duz drasticamente.

Essa campanha chegou em um bom momento”, ressaltou Costa.
“A ação segue até o dia 31 de agosto e, para alcançarmos o nosso objetivo, no míni­mo 650 bolsas de sangue, estamos mobilizando funcionários do Hospital São Luís, seus amigos, familiares, além dos servidores públicos estaduais. Vamos aproveitar o nosso público para praticar esse ato de amor ao próximo, que é doar sangue”, finalizou Plínio Tuzzolo, diretor-geral do Hospital São Luís e coordenador da campanha.

Para doar
De acordo com o Hemomar, os doadores devem apresentar documento oficial, com foto, expedido por órgão público; estar bem de saúde; ter ente 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos e menores só doam mediante autorização do responsável maior de idade; pesar acima de 50 kg; dormir bem nas últimas 24 horas; não estar em jejum; não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação e não ter se exposto a situação de ris­co que favoreça a contaminação por doenças transmissíveis pelo sangue, como permanência em prisões, uso de drogas injetáveis, vida sexual promíscua e outras.

Saiba Mais

Locais e datas de doações

Hospital São Luís: 8, 9 e 10 de agosto (auditório/unidade móvel), entre 9h e 17h
Centro Ambulatorial Diagnóstico Holandeses (CADH): 15 de agosto (unidade móvel), entre 9h e 17h
Maternidade Natus Lumine: 16 e 17 de agosto (espaço Natus / unidade móvel), entre 9h e 17h
Hemomar: Segunda a sexta, das 8h às 18h / Sábado, das 8h às 12h

Sobre doação

O corpo de uma pessoa possui em média cinco litros de sangue. Na doação, a quantidade coletada é de 450 ml. Toda pessoa saudável por doar sangue sem prejuízo à saúde, com intervalo de 90 dias para as mulheres e 60 dias para os homens.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.