Uma bolsa de sangue é capaz de salvar quatro vidas. A sensibilidade de cuidar do outro e doar um pouco de si são símbolos de empatia e amor ao próximo. Os alunos de Medicina criaram um projeto de extensão que objetiva envolver e incentivar a comunidade acadêmica a participar da campanha de doação de sangue.
Ao longo desta quarta-feira (23), a Unidade móvel do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) estacionou no Campus Renascença e recebeu doações de sangue de alunos, professores e funcionários. Valma Costa, coordenadora de Coletas Externas, ressaltou a importância da doação, principalmente nesse momento de pandemia que vivemos. “Nós convidamos os discentes a participarem por meio das doações de sangue. Quanto maior o número de pessoas envolvidas, melhor, assim salvaremos tantas outras.”
A coordenadora Valma alerta para que os doadores fiquem atentos aos pré-requisitos referentes às vacinações. “Se você teve Covid-19 deverá aguardar 30 dias. Se tomou a vacina AstraZeneca, aguarde sete dias, Coronavac e vacina antigripal, 48 horas”, orienta.
Para Melissa Clementino, discente de Medicina, é gratificante participar do projeto de incentivo às doações. “Com a pandemia, a gente sabe que o estoque de sangue do Hemomar está baixo e é muito importante a gente ter a sensibilidade de ajudar”.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.