Últimas provas

Segundo dia de provas do Enem é tranquilo no Estado

Ontem foram ministradas as provas de Matemática e suas tecnologias, e de Ciências da Natureza e suas tecnologias; candidatos chegaram cedo aos locais dos testes para não se atrasarem e perderem a oportunidade no Enem 2017

Robert W. Valporto/ O Estado

Atualizada em 11/10/2022 às 12h34

[e-s001]Estudantes do Maranhão realizaram ontem as provas de Matemática e suas tecnologias, e de Ciências da Natureza e suas tecnologias, no segundo dia de testes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Inscreveram-se para as provas em todo o estado 286.168 candidatos, dos quais 202.034 compareceram às provas no domingo, 5 e 28,2% faltaram. Nas provas de ontem a abstenção foi de 29,7% no estado.

Ontem, uma grande movimentação foi notada desde cedo pelas paradas de ônibus, táxis e demais veículos que atuam no transporte de passageiros. Tudo, para evitar que os candidatos chegassem atrasados aos locais de prova.
José Antônio Silva, motorista de Uber, comentou sobre o grande número de viagens solicitadas. “Na semana passada já foram muitos chamados e hoje estão sendo ainda mais. Muitos estão fazendo isso como recurso para não se atrasarem”, disse.

A Prefeitura de São Luís divulgou que 100% da frota dos ônibus de transporte coletivo estaria à disposição nos dois domingos de provas do Enem e o Governo do Maranhão anunciou que os estudantes que possuíssem a Carteira de Estudante teriam passe-livre nos coletivos.

As provas
Ontem foram avaliadas as áreas de Matemática e suas tecnologias, e de Ciências da Natureza e suas tecnologias, com um total de 90 questões de múltipla escolha. A divulgação dos gabaritos e a disponibilização dos cadernos de questões para download estão previstos para quinta-feira, 16.

Nos dias 12 e 13 de dezembro, o Inep fará a segunda aplicação anual do Enem 2017, para contingências da primeira aplicação e para as pessoas privadas de liberdade (PPL). No dia 19 de janeiro devem ser divulgados os resultados da provas.

As provas da última semana estavam sendo esperadas com grande expectativa e, para alguns, preocupação. Isso, pela surpresa que muitos tiveram com o primeiro domingo de provas. Segundo alguns estudantes, as provas exigiram muita interpretação de texto e vários candidatos perderam tempo demais lendo e não conseguiram responder todas as questões.

Associado a isso, o específico tema de redação, que pegou até professores de surpresa, também foi um fator que tornou ainda mais complicada a ação dos estudantes no primeiro dia de provas.

[e-s001]Mas, para alguns, as provas realizadas ontem, 12, seriam as mais difíceis, principalmente por se tratar da área das exatas. É o caso de Juliane Silva, de 19 anos. “As primeiras já achei muito complicadas. Agora, na segunda, tenho ainda mais dificuldade por se tratar de matemática”, disse.

Ao contrário dela, as provas de ontem seriam as mais tranquilas para Igor Teixeira, de 20 anos. “Minha maior dificuldade foi nas provas das Humanas e a Redação. Essa de hoje será melhor para mim e espero fazer uma boa prova”, relatou.
Falsos atrasados

O que chamou atenção ontem em algumas escolas foi a presença de ‘falsos atrasados’, que fingiram que iam fazer provas e não teriam conseguido chegar à tempo.

O Estado flagrou dois casos na Universidade Ceuma, no Renascença, onde até mesmo os que estavam nas portarias já tinham identificado que eram ‘fake’.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.