Municipalismo

Eleito na Famem, Tema prega fortalecimento dos municípios

Candidato único na entidade, o socialista foi declarado eleito com 142 votos conferidos na urna; um prefeito anulou voto e três votaram em branco

Ronaldo Rocha da editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h41
Cleomar Tema com Edivaldo Júnior e Júlio Pinheiro
Cleomar Tema com Edivaldo Júnior e Júlio Pinheiro (Cleomar Tema)

Candidato único a presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), o prefeito do município de Tuntum, Cleomar Tema (PSB), foi eleito ontem para o comando da entidade no biênio 2017/2018.

Ele recebeu 142 votos válidos, de um total de 146 prefeitos que compareceram às urnas na sede da Famem. Apenas um prefeito anulou voto e outros três gestores votaram em branco.

O processo eleitoral determinava para a definição do pleito, em caso de candidatura única, a regra de número simples de votos. Ou seja, Cleomar precisava apenas obter maior número de votos do que os nulos e brancos. Foi exatamente o que ocorreu.

Eleito pela chapa “Prefeito Humberto Coutinho”, uma homenagem ao deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa, Tema prometeu, logo após o pleito, trabalhar pelo fortalecimento dos municípios.

Ele assegurou manter diálogo com o Governo do Estado e buscar mecanismos junto ao Governo Federal – em favor dos municípios -, e falou em dar transparência às ações da entidade.

“Começo com muita disposição, com muita determinação. Nós entendemos hoje o momento de crise por qual passa o país, os estados e os municípios, mas com inteligência, sabedoria e com muita humildade e determinação, vamos trabalhar em busca daquilo que os municípios precisam”, disse.

A O Estado, Cleomar Tema afirmou que vai se dedicar para melhorar a saúde nos municípios do Maranhão. Para isso, informou que buscará diálogo com o Governo do Estado e intervenção da bancada federal junto a União.

O objetivo imediato é pleitear o aumento do repasse per capita do Sistema Único da Saúde (SUS) aos municípios.

“Maranhão hoje é um dos estados onde o repasse per capita é um dos mais baixos do país. O nosso estado vizinho, o Piauí, recebe R$ 227,00 por habitante, enquanto nós recebemos apenas R$ 159,00. Então, vamos ao Governo do Estado, ao Governo Federal e vamos usar a nossa bancada federal em Brasília. Porque o Piauí recebe mais do que o Maranhão?”, pontuou.

Hospitais – Cleomar Tema lembrou o aumento do repasse do SUS aos municípios do estado, auxiliará na manutenção dos hospitais construídos por meio do Programa Saúde é Vida, do governo Roseana Sarney (PMDB), e que estão fechados na atual gestão.

“Só essa diferença já dará um aporte significativo para os municípios. Especialmente aos municípios de pequeno porte. Hoje há alguns hospitais fechados, construídos na administração passada, mas que ainda continuam fechados, e nós vamos trabalhar para que tudo isso ocorra e para que a gente os coloque em pleno funcionamento. Essa é uma das metas”, disse.

Cleomar Tema também prometeu realizar encontros regionais com os gestores públicos e definir, junto aos demais prefeitos, as prioridades dos municípios.

O novo presidente da Famem também agradeceu ao apoio de aliados e de prefeitos de várias regiões do estado e assegurou trabalho diário em prol dos municípios.

Saiba Mais

Cleomar Tema (PSB) foi candidato único a presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), em decorrência do indeferimento da candidatura de Irlahi Moraes (PMDB). De acordo com a comissão eleitoral da entidade, Irlahi não conseguiu sanar pendências no registro da chapa “Famem de Todos”, o que inviabilizou o seu nome na disputa.

Tema promete buscar apoio de instituições para dar melhores condições aos municípios

O novo presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Cleomar Tema (PSB), prefeito de Tuntum, assegurou a O Estado que vai buscar parcerias institucionais com órgãos federais.

O objetivo, segundo o socialista, é fazer com que os municípios consigam firmar convênios e obter recursos da União para o investimento na administração pública.

“Já estamos pensando em promover uma grande conferência com órgãos federais como a Codevasf, a Funasa e tantos outros, para que possamos ajudar os nossos municípios. O que queremos é fortalecer os nossos municípios, e fazer com que o potencial de crescimento aumente cada vez mais”, disse.

Cleomar Tema afirmou que vai trabalhar com transparência e acrescentou que contará com uma equipe de auxiliares competente para buscar o fortalecimento dos municípios.

O mandato do socialista à frente da entidade se estende até dezembro de 2018.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.