Disputa

Erlanio Xavier e Fábio Gentil disputam comando da Famem

Prefeito do município de Igarapé Grande, Erlanio busca a reeleição e tem como aliado o senador Weverton Rocha; Fábio Gentil tem como apoiador Carlos Brandão

Ronaldo Rocha

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
(Famem)

SÃO LUÍS - Dois prefeitos disputam hoje o comando da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), para o biênio 2021-2022. Atual presidente da entidade, Erlanio Xavier (PDT), prefeito do município de Igarapé Grande, busca a reeleição. O seu adversário é Fábio Gentil (Republicanos), chefe do Executivo Municipal de Caxias.
O primeiro registrou candidatura na semana passada pela chapa "Sálvio Dino - Municipalismo na Prática". Trata-se de uma homenagem ao pai do governador Flávio Dino (PCdoB), que morreu no ano passado por complicações da Covid-19.

O segundo registrou a chapa "Zé Gentil: Municipalização Para Todos", numa homenagem ao seu pai, deputado estadual que também morreu vítima da Covid-19 em 2020.
A eleição será realizada das 8h às 18h, na sede da Famem, situada na Avenida dos Holandeses, por votação direta e secreta, em cédula única. A apuração deve começar logo em seguida e será fiscalizada por membros das duas chapas.

Erlânio Xavier tem como aliado o senador Weverton Rocha (PDT). Já Fábio Gentil tem como apoiador o vice-governador do estado. Carlos Brandão (Republicanos).
Trabalho

Xavier tem defendido durante a sua campanha, oportunidade para dar continuidade ao trabalho. Ele sustenta que tem conseguido articular benefícios para os municípios, junto à Bancada Federal em Brasília, sobretudo no período da pandemia da Covid-19.

"Passamos dois anos à frente da federação, trabalhando com os prefeitos e mostrando resultados. O trabalho precisa continuar", disse durante entrevista coletiva concedida na ocasião do registro de chapa.

Apesar de não ter apoio do governador Flávio Dino, ele justificou a homenagem. "Sálvio Dino foi gestor do município de João Lisboa. Fez um bom trabalho e foi diretor da Famem. Consultamos o grupo e achamos nada melhor do que homenagearmos o saudoso prefeito", disse.

Oposição - Já Fábio Gentil, tem defendido na sua campanha pelo comando da entidade, uma gestão participativa.
"A Famem é uma instituição que pode contribuir em todos os sentidos para que as prefeituras possam ser exemplos para o país. Na nossa gestão teremos um governo participativo. Os prefeitos filiados terão espaço na interligação dos governos do Estado e Federal", disse. Gentil afirmou que pretende fortalecer a entidade e garantir espaços para prefeitos de todas as regiões do estado na articulação junto aos governos Estadual e Federal.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.