Disputa da Famem

Erlânio Xavier é reeleito para o comando da Famem em mais uma prévia de 2022

Prefeito de Igarapé Grande foi reeleito para o comando da entidade, com 112 votos contra 96 de Fábio Gentil; ao todo, 213 prefeitos votaram no pleito

Ronaldo Rocha/Da Editoria de Política

Atualizada em 11/10/2022 às 12h17
Erlânio Xavier se reelegeu ao vencer a disputa por 112 votos contra 96 do prefeito de Caxias Fábio Gentil
Erlânio Xavier se reelegeu ao vencer a disputa por 112 votos contra 96 do prefeito de Caxias Fábio Gentil (Erlânio Xavier)

O prefeito da cidade de Igarapé Grande, Erlânio Xavier (PDT), presidente da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem), derrotou o prefeito de Caxias, Fábio Gentil (Republicanos) no pleito de ontem e foi reeleito para o comando da entidade no biênio 2021-2022.

Apoiado pelo senador da República Weverton Rocha (PDT) e na defesa da chapa “Sálvio Dino - Municipalismo na Prática”, Erlânio obteve 112 votos, contra 96 votos de Gentil, que foi articulado pelo vice-governador Carlos Brandão (Republicanos) e defendia a chapa “Zé Gentil: Municipalização Para Todos”.

Ao todo, 213 prefeitos votaram na eleição realizada ontem na sede da entidade, situada na Avenida dos Holandeses.

Cinco votos foram anulados pela comissão eleitoral - sob o monitoramento dos fiscais -, por preenchimento inadequado das cédulas. Nenhum dos dois candidatos questionou a anulação dos votos.

Foi a segunda derrota imposta pelo senador Weverton Rocha ao vice-governador Carlos Brandão, que até ontem estava no comando do Palácio dos Leões, em decorrência das férias do governador Flávio Dino (PCdoB).

Na eleição municipal de São Luís no mês de novembro do ano passado, Eduardo Braide foi (Podemos) foi eleito prefeito sobre o candidato Duarte Júnior (Republicanos). Weverton conduziu o PDT para apoiar Braide no segundo turno. Brandão atuava como articulador de Duarte. Ambos travam disputa pela sucessão de Flávio Dino em 2022.

Vitória

Logo após a comissão eleitoral finalizar a contagem de votos da chapa 1, e assegurar matematicamente a vitória de Erlânio, o presidente reeleito da Famem agradeceu o apoio dos gestores municipais.

Ele assegurou que dará continuidade ao trabalho de fortalecimento da municipalização no estado.

“A voz do municipalismo prevaleceu. Vamos trabalhar mais 2 anos pelos nossos municípios", comemorou.

O primeiro vice-presidente eleito, Luciano Genésio, prefeito da cidade de Pinheiro, mandou recado a Brandão.

“Uma vitória pelo Maranhão acima de tudo. A Famem é dos prefeitos”, enfatizou.

Gentil cumprimentou Erlânio Xavier logo após o resultado do pleito, reconhecendo a vitória do adversário. Ele também agradeceu o apoio dos 96 prefeitos que votaram na sua chapa e disse que seguirá focado na administração municipal.

Aglomeração

As chapas dos então candidatos Erlânio Xavier e Fábio Gentil desrespeitaram as regras de distanciamento e os protocolos de enfrentamento à pandemia da Covid-19 ontem, durante o período da eleição para comando da Federação dos Municípios do Maranhão (Famem).

Os dois candidatos utilizaram apoiadores com bandeiras no canteiro central da Avenida dos Holandeses - alguns destes sem máscaras -, e carros de som em uma das faixas da via - sentido Calhau - Renascença -, provocando congestionamento no trecho.

Do lado de fora da Famem - que havia isolado o local apenas para os participantes do processo e a imprensa -, duas bandinhas provocavam aglomeração de pessoas sem a observação de qualquer protocolo de saúde no período.

Mais

O voto do prefeito da cidade de Arari, Rui Filho (PTB), provocou polêmica entre representantes das duas chapas durante o processo.

A informação é de que o prefeito havia testado positivo para a Covid-19, por isso não poderia ter comparecido ao local, muito menos registrado voto. Ele estava entre os apoiadores de Fábio Gentil.

A chapa de Erlânio definiu - antes mesmo da apuração -, que iria contestar o voto do prefeito. Uma declaração da Secretaria Municipal de Saúde de Arari embasava o argumento da chapa adversária.

No início da noite, contudo, antes da apuração dos votos, o prefeito apresentou um teste negativo para o vírus, feito em uma rede de farmácias da capital.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.