FIm de ano

CDL solicita segurança reforçada na Rua Grande

Com aproximação do fim do ano, quando aumenta a movimentação de consumidores na região, há maisor necessidade de coibir ações criminosas

Atualizada em 11/10/2022 às 12h43

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de São Luís solicitou à Polícia Militar (PM) e à Prefeitura de São Luís reforço nos esquemas de segurança e controle do comércio informal na Rua Grande e outras áreas de comércio em São Luís. O objetivo da entidade é garantir que consumidores e lojistas tenham tranquilidade durante as compras de fim de ano e coibir ações criminosas. Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), o reforço no policiamento começa dia 1º de dezembro.

O fluxo de pessoas que circulam pela Rua Grande em São Luís é de 100 mil por dia, mas no período natalino esse número aumenta, por isso, é preciso reforçar a segurança na área. De acordo com José Terceiro Fontinele Filho, diretor da CDL, na semana passada a entidade se reuniu com representantes da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação (Semurh) para discutir o assunto.

Reforço
Além da Rua Grande e arredores, a CDL pediu reforço no policiamento de outras áreas de comércio popular. “Bairros como João Paulo, Cohab Cohatrac, São Fransciso têm um comércio popular forte, por isso, solicitamos que a segurança nestas áreas também fosse reforçada para evitar ações criminosas”, disse José Terceiro Fontinele Filho.

Para a Rua Grande a CDL pediu reforço no policiamento também no período noturno, por causa dos arrombamentos e furtos que acontecem quando os estabelecimentos comerciais estão fechados. “Esse tipo de ação também é comum no fim de semana, por isso, pedimos atenção para estes horários”, comentou José Terceiro Fontinele Filho.

Outra preocupação da CDL é com o comércio informal, pois no período natalino o número de vendedores aumenta no centro de São Luís e muitos ocupam as calçadas, tomando espaço que é do consumidor. “Não apenas na Rua Grande, mas em todos os bairros que têm comércio popular, pois sem ordenamento feito pela Prefeitura a mobilidade dos consumidores fica comprometida. No caso da Rua Grande, temos ainda problemas de infraestrutura, como bocas de lobo abertas, o que já dificulta a vida de quem vem fazer compras”, comentou.

A SSP informou que já foi feito planejamento para que a população se divirta com tranquilidade no período natalino, quando serão realizadas duas ações – Natal Seguro e Operação Réveillon 2016 – que contarão com o policiamento estratégico das equipes das polícias Militar e Civil. As operações têm parceria com órgãos municipais e estaduais da Cultura, Turismo e Trânsito. As ações iniciam no em dezembro e prosseguem até 2 de janeiro.

Na operação Natal Seguro serão desenvolvidas ações específicas de policiamento ostensivo em bairros com grande atividade comercial como a Cohab, São Francisco, São Cristóvão, João Paulo e Centro. O trabalho vai ser intensificado, também, no centro comercial nos dias que antecedem as festas natalinas.

Ainda de acordo com a SSP, o furto é o caso mais comum no período natalino. Com o aumento considerado do fluxo de pessoas nas áreas de comércio, os chamados batedores de carteiras, se aproveitam dos descuidos das pessoas para o ato. O centro comercial da Rua Grande é a área com o maior índice de casos. A secretaria orienta que o cidadão tenha atenção redobrada com seus pertences na hora das compras e mantenha bolsas e carteiras na parte da frontal do corpo.

Número

800 é o número de lojistas da região central de São Luís

SAIBA MAIS

Dicas de segurança para o consumidor:
- Não vá às compras com grandes quantias em dinheiro, priorizando o uso de cartões
- Não porte objetos de valor como jóias
- Não deixe celular e carteira à mostra
- Evite andar com documentos que não for utilizar
- Em caso de perda ou extravio comunique imediatamente a Polícia
- Procure não andar em ruas, becos, avenidas desertas e locais com muita vegetação, principalmente à noite

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.