Palestino

Palestino é encontrado morto na embaixada em Sófia

Omar Nayef, que vivia há 22 anos na Bulgária, era procurado por Israel; ele era acusado de cumplicidade na morte de colono israelense

Atualizada em 11/10/2022 às 12h50

Sófia - O palestino Omar Nayef, que havia fugido em 1990 de uma prisão israelense, onde foi condenado à prisão perpétua por cumplicidade no assassinato de um colono, foi encontrado morto ontem no pátio da embaixada da Palestina em Sófia, anunciou o ministério búlgaro do Interior.

"Omar Nayef Hassan Zayed, de 51 anos, é o homem encontrado morto na embaixada da Palestina. Israel tinha recentemente solicitado sua extradição", declarou um funcionário do ministério, Georgi Kostov.

Omar Nayef vivia na Bulgária há cerca de 22 anos, com sua esposa búlgara e três filhos, segundo a mesma fonte.

De acordo com a Autoridade Palestina e parentes de Omar Nayef, este ativista de esquerda havia se refugiado na embaixada da Palestina dois meses depois de ter recebido "ameaças", e para evitar uma possível extradição.

A Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP), o movimento ao qual Omar Nayef fazia parte, estimou em um comunicado, citando a família de Nayef, que ele foi "assassinato".

A rádio búlgara citou uma queda do quarto andar da embaixada, informação que não foi confirmada por fontes oficiais.

Extradição

No ano passado, a justiça búlgara tinha concordado em considerar um pedido de extradição por parte de Israel. O tribunal de Sófia havia, contudo, adiado uma audiência marcada no dia 14 de dezembro, porque Omar não tinha sido encontrado, de acordo com o ministério búlgaro.

Omar Nayef foi condenado em 1986 por cumplicidade na morte de um colono israelense. Ele aproveitou uma internação no hospital de Belém em 1990 para escapar. Fugiu para a Bulgária em 1994.

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, anunciou a criação de uma "comissão de inquérito sobre as circunstâncias misteriosas da morte de Omar Nayef", segundo a agência palestina Wafa.

Os palestinos acusam regularmente os serviços secretos israelenses, o Mossad, de perseguir os seus ativistas em todo o mundo.

Esta morte acontece um dia depois do regresso de Israel do primeiro-ministro búlgaro Boiko Borissov, depois de uma visita de dois dias. O líder búlgaro disse nesta sexta-feira que tanto Israel como a Autoridade Palestina trataram a questão da extradição de Nayef.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.