Incêndio

“Em nenhum momento o alarme disparou”, afirma testemunha da tragédia em shopping de São Luís

Um homem, que estava no cinema, contou que as saídas de emergência não estavam bem sinalizadas.

Imirante, com informações da TV Mirante

Atualizada em 09/03/2023 às 09h43
O incêndio começou por volta das 16h, no terceiro pavimento do shopping. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)
O incêndio começou por volta das 16h, no terceiro pavimento do shopping. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)

SÃO LUÍS - “Eu desci pelas escadas normais porque o carro tava no subsolo, no estacionamento. Em nenhum momento o alarme disparou, em nenhum momento eu vi equipe nenhuma sinalizando nada. É tanto que eu paguei o tíquete e saí. Foi quando eu ouvi a sirene do Corpo de Bombeiros tocando”, afirmou a operadora de Caixa Abigail Sousa, que presenciou o momento de desespero no Shopping Rio Anil durante o incêndio no cinema na terça-feira (7).

Outra testemunha, o investidor Alexandre Alves, que estava dentro de uma das salas de cinema, contou que as saídas de emergência não estavam bem sinalizadas. 

“Uma lâmpada acendeu, e a gente achou estranho. A lâmpada acendeu de emergência, e logo a gente olhou pra cima. Fumaça começou a sair, e a gente já logo desceu. Só que a escadaria onde sobe pra ter acesso às cadeiras dá direto pra porta do pânico. Só que a porta do pânico a lâmpada não acendeu pra ter um indicativo pra onde fugir. A gente teve que fugir por onde a gente entrou. Só que na hora que a gente foi fugir, que a gente desceu a escadaria, o teto desabou pegando fogo. A demora foi muito grande pra o atendimento, principalmente do shopping. Não tô responsabilizando ninguém, mas existe um culpado. Quem é o culpado?”, relatou Alexandre.

O técnico em Áudio, Kláudio Rodrigues, também contou o que passou no local. “Eu só escuto a voz de uma pessoa gritando ‘tá pegando fogo’. Aí eu olhei pro teto e já tinha caído uma placa. E a fumaça começou a sair E eu olhei o clarão vermelho do fogo, e a minha reação foi de pegar minha carteira e sair correndo”, disse. Os três falaram à TV Mirante sobre a tragédia no Cinesystem do Rio Anil Shopping. (Veja a reportagem)

Nessa quarta-feira (8) a Defensoria Pública do Estado (DPE-MA) informou que atuará em favor das pessoas afetadas no incêndio, dentre eles das famílias das duas vítimas que morreram no local. 

O Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon-MA), por sua vez, informou que vai notificar a administradora do Rio Anil Shopping, pelo incêndio.

Leia mais:

Quinze pessoas feridas em incêndio em salas de cinema de shopping recebem alta médica

Defensoria Pública atuará na defesa das pessoas afetadas pelo incêndio em shopping de São Luís

Procon-MA vai notificar Rio Anil Shopping por incêndio que matou duas pessoas em São Luís

Bombeiros afirmam que manutenção era feita no teto do shopping durante sessões de cinema

Testemunhas relatam momentos de terror durante incêndio em cinema de shopping em São Luís

VÍDEO: Sala de cinema fica completamente destruída após incêndio atingir shopping em São Luís

Equipes do Corpo de Bombeiros permanecem no shopping, e outros órgãos também acompanham o caso. O Shopping Rio Anil está interditado por tempo indeterminado.

Ontem, o comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), coronel Célio Roberto, afirmou que foi constatada que uma manutenção estava sendo realizada no teto do shopping durante as sessões no cinema na tarde da terça-feira (7).

“O que o Corpo de Bombeiros já constatou inclusive até com pessoas do próprio shopping, aqui da direção, é que tava havendo uma manutenção na área de cobertura, sobre as salas de cinema”, afirmou o comandante.

Os trabalhos dos peritos para apuração da causa desta tragédia estão em andamento.

O Shopping Rio Anil está interditado. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)
O Shopping Rio Anil está interditado. (Foto: Paulo Soares/Grupo Mirante)

Feridos

Já receberam alta médica quinze pessoas que deram entrada em hospitais da capital maranhense após o incêndio.

Segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES), somente nos hospitais da rede estadual, 12 pacientes receberam alta médica. Veja o panorama abaixo:

  • Uma mulher, gestante de quatro meses, foi removida para Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (MACMA). A paciente apresentava cefaleia devido o susto, foi medicada e liberada.

Pacientes atendidos na UPA do Parque Vitória:

  • Mulher, 35 anos, com sintomas de inalação de fumaça - alta médica.

 

Pacientes atendidos na UPA do Vinhais:

  • Mulher, 21 anos, com sintomas leves de inalação - alta médica;
  • Mulher, 26 anos, com lesões em membro inferior e queimaduras de 1° grau - alta médica;
  • Mulher, 30 anos, com odinofagia (dificuldade para engolir) na hora do incêndio relata falta de ar - alta médica.

 

Pacientes atendidos na UPA do Araçagi:

  • Homem, 22 anos, com sintomas de inalação e desconforto respiratório - alta médica;
  • Mulher, 22 anos, queimaduras em ombro e membro superior, paciente asmática - alta médica;
  • Homem, 22 anos, queimaduras em ombro e membro superior e traumas - alta médica;
  • Homem, 21 anos, com desconforto respiratório - alta médica;
  • Mulher, 25 anos, com desconforto respiratório, tosse, cefaléia, tontura - alta médica.

 

Pacientes atendidos na UPA de Paço do Lumiar:

  • Mulher, 23 anos (chegou com meio de transportes próprios à UPA), com dor torácica após inalação de fumaça - alta médica.

 

Pacientes atendidos na UPA da Cidade Operária:

  • Homem, 22 anos, com sintomas de inalação de fumaça - alta médica;
  • Mulher, 35 anos, com tosse após inalação de fumaça rouquidão - alta médica.

 

Rede privada

Já nos hospitais da rede municipal de saúde, dois pacientes receberam alta médica e outros dois foram encaminhados para um hospital da rede privada da capital maranhense.

Em nota. o Hospital São Domingos informou que um paciente recebeu alta e outros três seguem internados por conta do incêndio do Rio Anil Shopping.

Já a UDI Hospital, que recebeu dois pacientes transferidos de hospitais da rede municipal, informou que instituição “tem por política não divulgar informações sem autorização do paciente ou familiares.”

O incêndio

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, o incêndio começou por volta das 16h, no terceiro pavimento do shopping. Em poucos minutos as chamas se espalharam e uma fumaça preta tomou conta do local. Veja imagens captadas por Valdenor Pereira e cedidas ao Imirante.

O que diz o shopping?

Em nota, o Rio Anil Shopping informou que está concentrando todos os esforços para apoiar as famílias das duas jovens que morrem durante o incêndio e prestando toda a assistência necessária às demais vítimas para que sejam transferidas para redes particulares tão logo tenham condições médicas.

O shopping também informou que o shopping vem colaborando com os órgãos competentes fornecendo todas as informações solicitadas de forma transparente com o propósito de termos as causas do incêndio devidamente esclarecidas. Leia abaixo a íntegra da nota:

"Neste momento de consternação, o Rio Anil Shopping está concentrando todos os esforços para apoiar as famílias das duas jovens que faleceram durante o incêndio e prestando toda a assistência necessária às demais vítimas para que sejam transferidas para redes particulares tão logo tenham condições médicas.

Após acompanhar o trabalho incansável do Corpo de Bombeiros, no socorro e primeiro atendimento às vítimas, o shopping vem colaborando com os órgãos competentes fornecendo todas as informações solicitadas de forma transparente com o propósito de termos as causas do incêndio devidamente esclarecidas."

O que diz a rede de cinemas?

Também por meio de nota, a rede Cinesystem Cinemas lamentou o ocorrido e informou que não estão sendo medidos esforços para que seja prestada assistência e solidariedade aos feridos, suas famílias e demais pessoas atingidas, com auxílio de todas as formas possíveis para que sejam atendidos de maneira digna pelos serviços de saúde. 

A rede de cinemas também lamentou as duas mortes do incêndio e afirmou que contribuirá para tentar amenizar o sofrimento dos familiares. Leia abaixo a íntegra da nota:

"A Rede Cinesystem Cinemas lamenta, profundamente, o ocorrido na tarde de ontem, 07, no seu multiplex do Rio Anil Shopping, em São Luís (MA).

Informamos que o socorro às vítimas e o combate aos focos de incêndio que atingiram nossas instalações foram feitos pela equipe local, assim como, pelo SAMU e Corpo de Bombeiros.

Registramos que não estão sendo medidos esforços para que seja prestada assistência e solidariedade aos feridos, suas famílias e demais pessoas atingidas, com auxílio de todas as formas possíveis para que sejam atendidos de maneira digna pelos serviços de saúde.

Manifestamos nosso pesar, profunda tristeza e eterno lamento pelas vítimas fatais e vamos contribuir para tentar amenizar o sofrimento dos familiares, direcionando nossas orações a todos, mas sabendo que não há como mensurar a dor daqueles que perdem um ente querido.

A causa do incêndio já está sendo apurada e estamos acompanhando as investigações junto às autoridades competentes."

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.