Após tragédia

Shopping é interditado por tempo indeterminado e causas de incêndio são apuradas, diz comandante do CBMMA

Ele reforçou sobre a necessidade de haver manutenção periódica e mais prevenção.

Imirante, com informações da Mirante FM

Atualizada em 08/03/2023 às 10h20
Corpo de Bombeiros permanece no shopping Rio Anil.
Corpo de Bombeiros permanece no shopping Rio Anil. (Foto: Nice Ribeiro/TV Mirante)

SÃO LUÍS – Após o incêndio em salas de cinema do Cinesystem no Rio Anil Shopping, no Turu, o local está interditado por tempo indeterminado. O Corpo de Bombeiros permanece no Rio Anil Shopping na manhã desta quarta-feira (8).

Em entrevista à Rádio Mirante AM, na manhã de hoje, o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Célio Roberto destacou que houve falha na prevenção e que as causas do incêndio estão sendo apuradas.

Segundo ele contou, as chamas começaram no teto. No momento do incidente, várias pessoas assistiam a filmes em três salas do cinema.

“A gente vai apurar as causas, claro, mas esse incêndio começou no teto por algum motivo. Nós vamos ver quais foram as causas, se foi humana, se foi acidente. O certo é que nós tínhamos três salas de cinema que estavam funcionando o filme no momento da ocorrência. Como ela é toda isolada acusticamente, você que tá dentro dela não percebe nada de barulho que está no seu entorno, no exterior”, disse o coronel Célio Roberto.

Leia mais:

Identificadas as duas vítimas da tragédia em cinema de shopping, em São Luís

Bombeiros encontram corpo de vítima de incêndio em shopping de São Luís

Mais de 10 pessoas ficam feridas após incêndio em shopping em São Luís

Testemunhas relatam momentos de terror durante incêndio em cinema de shopping em São Luís

VÍDEO: Sala de cinema fica completamente destruída após incêndio atingir shopping em São Luís

Os bombeiros acreditam que o incêndio começou na sala 2, onde foram encontradas as vítimas que morreram no local. “A gente supõe que esse incêndio tenha se iniciado na sala 2, passou pra sala 3. Nessa sala 3, nós tínhamos uma quantidade maior de pessoas”, ressaltou o comandante do CBMMA.

Toda a estrutura, segundo ele, desabou durante o incêndio. “O forro revertido de gesso acartonado, é um material bem pesado e estava preso por uma estrutura metálica. Nós tínhamos ali aqueles dutos de ar-condicionado, que são grandes. Toda essa parte caiu e veio sobre as cadeiras. As vítimas que ali estavam tiveram pouco tempo para empreender fuga”, detalhou. “A gente percebe pela primeira vítima que foi retirada, ela estava sob escombros. Você tem duas saídas de emergência nessas salas, e deu pra perceber que essa jovem tava tentando sair. Ela tava bem próxima da saída de emergência com os pés descalços” completa o coronel Célio Roberto.

Ouça o trecho da entrevista:

O incêndio

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, o incêndio começou por volta das 16h, no terceiro pavimento do shopping. Em poucos minutos as chamas se espalharam e uma fumaça preta tomou conta do local.

Assim que o incêndio começou e as sirenes de emergência começaram a tocar, as pessoas que estavam no shopping entraram em pânico na tentativa de sair do local.

Em nota, o Rio Anil Shopping comunicou que está prestando todo o auxílio às vítimas do incêndio e disse que trabalha para apurar as causas do incidente.

Veja a nota:

"O Rio Anil Shopping lamenta profundamente o ocorrido e mobilizou todos os esforços necessários para prestar assistência e solidariedade às vítimas, suas famílias e demais clientes, comprometido em cuidar das pessoas e minimizar os impactos de uma situação como esta.

A brigada agiu imediatamente no socorro às vítimas e combate aos focos de incêndio, até a chegada do SAMU e do Corpo de Bombeiros, que já controlou a situação e permanece trabalhando no local.

O shopping está trabalhando em conjunto com os órgãos competentes para apurar as causas do incidente." 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.