Incêndio em shopping

Mais de 10 pessoas ficam feridas após incêndio em shopping em São Luís

O local foi evacuado por equipes de salvamento e as chamas já foram controladas.

Imirante.com

Atualizada em 08/03/2023 às 09h28
Incêndio foi registrado no Rio Anil Shopping nesta terça-feira (7).
Incêndio foi registrado no Rio Anil Shopping nesta terça-feira (7). (Divulgação)

SÃO LUÍS - Pelo menos 13 pessoas ficaram feridas no incêndio que atingiu uma sala do cinema Cinesystem, no Rio Anil Shopping, em São Luís, durante a tarde desta terça-feira (7). As informações das autoridades de saúde do município e do estado apontam que nove pessoas foram encaminhadas para hospitais da rede pública, enquanto outras quatro vítimas do incêndio deram entrada em um hospital da rede particular da capital maranhense, todas com estado de saúde estável.

Saiba mais:

Incêndio atinge instalações de shopping e deixa feridos em São Luís

VÍDEO: Sala de cinema fica completamente destruída após incêndio atingir shopping em São Luís

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), sete vítimas do incêndio ocorrido no Rio Anil Shopping receberam atendimento de equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu): quatro pessoas foram encaminhadas ao Hospital Municipal Dr. Clementino Moura (Socorrão II), uma deu entrada no Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I) e outras duas foram levadas ao Hospital São Domingos, da rede particular. Além dessas duas vítimas atendidas pelo Samu, o São Domingos relatou ter recebido outros dois feridos no incêndio, totalizando quatro pessoas em atendimento na unidade médica.

Em seus perfis nas redes sociais, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, falou sobre o atendimento às vítimas do incêndio. "O nosso Samu está fazendo o transporte dos feridos no incêndio do Rio Anil Shopping e as nossas unidades de Saúde já estão todas mobilizadas e recebendo as vítimas do ocorrido. Seguirei acompanhando pessoalmente a situação", afirmou Braide.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por sua vez, relatou que três pessoas deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Vitória e uma na UPA do Araçagi, com queimaduras de 2º e 3º grau. Em nota, a SES informou ainda a disponibilidade de três ambulâncias para atendimento das vítimas do incêndio, sendo uma de suporte básico e duas de suporte avançado com UTI Móvel. Além disso, a Secretaria providenciou leitos no Hospital Carlos Macieira e no Hospital da Ilha, caso haja necessidade, assim como leitos das UPAs da Cidade Operária, Araçagi e Vinhais.

Incêndio

O incêndio no Rio Anil Shopping teve início por volta das 16h desta terça-feira (7), em salas do cinema Cinesystem. O coronel Célio Roberto, do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), informou que o local foi totalmente evacuado pelas equipes de salvamento e confirmou que o incêndio já foi controlado. Até o momento, não é possível determinar o que causou as chamas.

O Corpo de Bombeiros divulgou, no final da tarde desta terça-feira, um vídeo mostrando o combate ao incêndio em uma sala do cinema. De acordo com as equipes do CBMMA, a maior parte do fogo foi controlado, porém, algumas chamas ainda estão sendo combatidas dentro da sala, que teve parte do teto desabando durante o incêndio.

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, utilizou as redes sociais para comunicar que todas as medidas já estão sendo tomadas no Rio Anil Shopping. “O incêndio está controlado e o nosso sistema de segurança está no local trabalhando no auxílio aos feridos, com quem me solidarizo. Nossa força de saúde está à disposição para atender a todos que precisarem”, afirmou Brandão.

Em nota, o Rio Anil Shopping comunicou que está prestando todo o auxílio às vítimas do incêndio e disse que trabalha para apurar as causas do incidente.

Confira a nota:

"O Rio Anil Shopping lamenta profundamente o ocorrido e mobilizou todos os esforços necessários para prestar assistência e solidariedade às vítimas, suas famílias e demais clientes, comprometido em cuidar das pessoas e minimizar os impactos de uma situação como esta.

A brigada agiu imediatamente no socorro às vítimas e combate aos focos de incêndio, até a chegada do SAMU e do Corpo de Bombeiros, que já controlou a situação e permanece trabalhando no local.

O shopping está trabalhando em conjunto com os órgãos competentes para apurar as causas do incidente." 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.