Mensagem

Braide fala de ações do Executivo e pede 'ajuda' de vereadores em solenidade na Câmara

Prefeito listou uma série de ações no comando do Poder Executivo e expressou pedido de ajuda dos vereadores no Legislativo.

Ipolítica

Atualizada em 06/02/2023 às 11h23

SÃO LUÍS - O prefeito Eduardo Braide (PSD) elencou uma série de ações do Poder Executivo e pregou parceria institucional com a Câmara Municipal de São Luís, durante a leitura da mensagem levada aos vereadores, na manhã desta segunda-feira (6), ocasião da solenidade oficial de abertura do ano legislativo.

Ao todo, apenas 18 vereadores compareceram ao Plenário da Câmara.

A mensagem do chefe do Executivo é tradicionalmente considerado o ato de maior importância na solenidade de abertura do ano legislativo justamente pelo peso simbólico de harmonia entre os Poderes. 

No Plenário da Câmara atuam 31 vereadores. 

Painel mostrava a presença de apenas 14 vereadores durante parte da solenidade em que Braide levava mensagem ao Legislativo. No decorrer do ato, outros quatro vereadores compareceram ao Plenário e elevaram a lista de presenças para 18 parlamentares
Painel mostrava a presença de apenas 14 vereadores durante parte da solenidade em que Braide levava mensagem ao Legislativo. No decorrer do ato, outros quatro vereadores compareceram ao Plenário e elevaram a lista de presenças para 18 parlamentares

Entrevista

Antes de iniciada a solenidade, Braide conversou com o Imirante e falou sobre o foco central da mensagem que seria lida aos parlamentares. 

“Minha presença aqui demonstra exatamente isso. Esse relacionamento institucional que tem de ter entre Câmara e a Prefeitura de São Luís. Vamos trazer em nossa mensagem, além das ações já realizadas, aquilo que pretendemos realizar no ano de 2023e eu tenho certeza de que quem vai ganhar com tudo isso é a população de São Luís. E fico feliz em ver na reabertura dos trabalhos do legislativo municipal representantes de diversos Poderes da área federal, da área estadual, demonstrando que o diálogo, e acima de tudo, a harmonia entre os Poderes prevista na Constituição, deve ser exercida por todos nós”, disse.

Braide também falou que tem sentido avanço no diálogo com a Câmara.

“Todo ano é um aprendizado, eu acho que esse aprendizado tem de ser feito por todos e acho que o diálogo e o avanço que nós temos sentido de ter um contato direto com os parlamentares, ouvir as demandas, os projetos que estamos debatendo em conjunto - e eu destaco aqui o Plano Diretor como um desses exemplos -, fundamental o protagonismo e a proatividade da Câmara na discussão do Plano Diretor, e eu tenho certeza que é isso que vai acontecer ao longo de todo o 2023”, pontuou.

Institucional

Braide foi recebido na Casa pelo presidente, vereador Paulo Victor (PCdoB), em clima de cordialidade, apesar da ausência de quase metade dos parlamentares.

Os dois estiveram juntos por alguns minutos antes do início da solenidade ao lado de outros vereadores. 

Raimundo Penha (PDT), ex-líder de Governo na Casa, participou da solenidade, mas chegou ao Plenário depois de já iniciado o discurso de Braide. 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.