Mensagem

Brandão convida Lula para evento em alusão ao Dia do Índio no Maranhão

Governador participou na manhã desta quinta-feira da solenidade oficial de abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa.

Ronaldo Rocha e Gilberto Léda / Ipolítica

Atualizada em 02/02/2023 às 12h19
Carlos Brandão concedeu entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira na Alema
Carlos Brandão concedeu entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira na Alema (Reprodução)

SÃO LUÍS - O governador Carlos Brandão (PSB) anunciou na manhã de hoje, durante solenidade oficial de abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa, que convidou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para participar de um evento do Governo do Estado em alusão ao Dia do Índio na cidade de Imperatriz, celebrado no dia 19 de abril. 

O anúncio ocorreu no momento em que Brandão havia sido instigado a falar sobre a morte de Raimundo Ribeiro da Silva na Terra Indígena Arariboia, no estado. Ele falou sobre a reunião que realizou ao lado da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara e garantiu ter determinado investigação sobre o caso.

“Esse tema [situação de índios no país] está despertando muito interesse do Brasil e do mundo. Eu, recentemente - logo após o assassinato do índio em Arame, uma pessoa que estava trabalhando e levando paciente indígena para o hospital -, imediatamente tive uma audiência com a ministra Sônia Guajajara que é daqui do Maranhão e, é um apoio muito grande, e convidei para que ela estivesse aqui em Imperatriz. Nós vamos fazer um grande evento. Convidei também o presidente Lula para o Dia do Índio, 19 de abril e ele ainda vai confirmar a agenda. Mas, tivermos logo uma discussão rápida com ela [ministra] para que a gente tomasse as providências”, disse.

Brandão também afirmou que determinou ao comando da Secretaria de Segurança Pública o envio de policiais civis para investigar o assassinato do indígena e anunciou a formação de uma comissão para tratar da violência contra índios no estado. Ele lembrou que três índios já foram mortos de forma violenta no Maranhão nos últimos meses.  

Assembleia

Brandão também falou sobre a articulação que assegurou a deputada Iracema Vale (PSB) na presidência da Assembleia Legislativa e sobre a maior bancada feminina da história do legislativo maranhense. 

“É o momento de a gente tirar do papel essa história de que as mulheres precisam ser valorizada. As mulheres não podem ser valorizadas apenas no discurso. Elas precisam ser valorizadas na prática”, disse.

O governador também afirmou que trabalha pela unidade na Casa e a relação de harmonia entre os Poderes. 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.