Solução

Ministra e governador Brandão discutem ações para investigação de assassinatos em terras indígenas do Maranhão

A violência nas terras indígenas tem causado medo e insegurança aos moradores.

Tátyna Viana/Imirante.com

Reunião ocorreu nessa terça-feira (31).
Reunião ocorreu nessa terça-feira (31). (Foto: Divulgação)

MARANHÃO - Sônia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas, reuniu-se com o governador do Maranhão, Carlos Brandão, na noite dessa terça-feira (31) em Brasília (DF), para discutir ações que possam elucidar a morte de Raimundo Ribeiro da Silva, 57 anos, assassinado na Terra Arariboia, na aldeia Abraão, no início da tarde.

A violência nas terras indígenas tem causado medo e insegurança aos moradores. O motorista da Sesai voltava de um hospital com duas indígenas quando dois homens de moto se aproximaram e fizeram vários disparos contra ele. As mulheres fugiram. É o segundo caso de homicídio este mês, só na Terra Indígena Araribóia. 

Leia mais:

Motorista da Sesai é assassinado na Terra Arariboia, em Arame

Mais um indígena Guajajara é encontrado morto no Maranhão

Dois indígenas Guajajara são baleados no interior do Maranhão

A reunião contou com a presença da secretária de direitos humanos do Maranhão, para alinhar medidas que possam garantir a segurança dos indígenas. “Desvendar todos esses assassinatos que seguem impunes e também estamos organizando pra enviar as forças de segurança pública para levar segurança à região”, disse a ministra Sônia Guajajara.

O governador do Maranhão Carlos Brandão também se pronunciou nas redes sociais 
“A gente determinou imediatamente que o secretário de segurança deslocasse sua equipe para a aldeia e naturalmente nós vamos fazer essa parceria com o Ministério da Justiça, através da Polícia Federal. 

Em conjunto com a nossa polícia nós vamos prender essa pessoa e dar uma solução exemplar entregando pra Justiça para que ela possa tomar as providências. Também estamos aqui discutindo a ida da ministra Sônia Guajajara que é uma ministra maranhense, ao município de Imperatriz pra gente fazer um grande encontro e discutir essas questões indígenas, é lógico que estará em pauta essa questão da segurança pública e tantos outros assuntos de interesse dos povos indígenas pra que a gente possa avançar”, destacou o governador Carlos Brandão.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.